A gestão do conhecimento e a gestão dos sistemas de informação: proposta de linhas de actuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinhão, Carlos Manuel Rocha
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14139
Resumo: Introdução - As organizações têm vindo a reconhecer no Conhecimento um dos seus recursos mais valiosos, o que torna a Gestão do Conhecimento num tema objecto de inúmeros trabalhos do maior rigor e seriedade, e que tem merecido a atenção de instituições e figuras de proa da área da Gestão das Organizações. Como consequência, tornou-se também um tema recorrente na literatura de divulgação na área da Gestão. Aparece habitualmente ligado à Gestão dos Sistemas de Informação como resultado duma preponderante valorização das vertentes relacionadas com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação em detrimento de outras vertentes configuradoras das organizações. Esta valorização é também demonstrada pelos aspectos comerciais que surgem sempre associados às tendências dominantes da Gestão. Como manifestação deste facto temos a profusão da oferta de produtos e serviços que apelam à Gestão do Conhecimento. Se por um lado este tema tem merecido uma séria atenção e concentrado esforços empenhados de empresas de hardware, software e consultoria, não é menos verdade que a referência à Gestão do Conhecimento seja actualmente objecto de forte exploração comercial e que assistimos à oferta de produtos e serviços que, sob a capa da Gestão do Conhecimento, pouco ou nada têm que ver com ela. A título de exemplo atente-se que, hoje em dia, já não há empresas a oferecer produtos e serviços na área da Gestão Documental pois passaram a referir que a sua actividade se situa na área da Gestão do Conhecimento, apesar de muitas vezes continuarem a oferecer exactamente os mesmos produtos e serviços. Contudo a actualidade do tema é absolutamente justificada. As condições em que as organizações desenvolvem hoje a sua actividade (globalização, terciarização, ritmo de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação) conduzem a uma concentração nas actividades directamente relacionadas com os seus objectivos nucleares e consequente redistribuição das actividades consideradas menos essenciais. Esta redistribuição conduz à valorização de actividades com forte componente imaterial. A organização já não centra a sua atenção nos meios físicos de produção que possui mas sim no conhecimento que detém. A preocupação estratégica já não se concentra essencialmente na relação produto/mercado mas sim na sua capacidade de gerar vantagens competitivas decorrentes da sua capacidade de inovação.
id RCAP_4f0a391846ab074d988e5b1ecc4f39be
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14139
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão do conhecimento e a gestão dos sistemas de informação: proposta de linhas de actuaçãoGestãoSistemas de informaçãoIntrodução - As organizações têm vindo a reconhecer no Conhecimento um dos seus recursos mais valiosos, o que torna a Gestão do Conhecimento num tema objecto de inúmeros trabalhos do maior rigor e seriedade, e que tem merecido a atenção de instituições e figuras de proa da área da Gestão das Organizações. Como consequência, tornou-se também um tema recorrente na literatura de divulgação na área da Gestão. Aparece habitualmente ligado à Gestão dos Sistemas de Informação como resultado duma preponderante valorização das vertentes relacionadas com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação em detrimento de outras vertentes configuradoras das organizações. Esta valorização é também demonstrada pelos aspectos comerciais que surgem sempre associados às tendências dominantes da Gestão. Como manifestação deste facto temos a profusão da oferta de produtos e serviços que apelam à Gestão do Conhecimento. Se por um lado este tema tem merecido uma séria atenção e concentrado esforços empenhados de empresas de hardware, software e consultoria, não é menos verdade que a referência à Gestão do Conhecimento seja actualmente objecto de forte exploração comercial e que assistimos à oferta de produtos e serviços que, sob a capa da Gestão do Conhecimento, pouco ou nada têm que ver com ela. A título de exemplo atente-se que, hoje em dia, já não há empresas a oferecer produtos e serviços na área da Gestão Documental pois passaram a referir que a sua actividade se situa na área da Gestão do Conhecimento, apesar de muitas vezes continuarem a oferecer exactamente os mesmos produtos e serviços. Contudo a actualidade do tema é absolutamente justificada. As condições em que as organizações desenvolvem hoje a sua actividade (globalização, terciarização, ritmo de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação) conduzem a uma concentração nas actividades directamente relacionadas com os seus objectivos nucleares e consequente redistribuição das actividades consideradas menos essenciais. Esta redistribuição conduz à valorização de actividades com forte componente imaterial. A organização já não centra a sua atenção nos meios físicos de produção que possui mas sim no conhecimento que detém. A preocupação estratégica já não se concentra essencialmente na relação produto/mercado mas sim na sua capacidade de gerar vantagens competitivas decorrentes da sua capacidade de inovação.Universidade de Évora2015-04-20T15:22:44Z2015-04-202001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14139http://hdl.handle.net/10174/14139porDep GESTÃOcarlos.r.pinhao@gmail.com666Pinhão, Carlos Manuel Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:27.592667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento e a gestão dos sistemas de informação: proposta de linhas de actuação
title A gestão do conhecimento e a gestão dos sistemas de informação: proposta de linhas de actuação
spellingShingle A gestão do conhecimento e a gestão dos sistemas de informação: proposta de linhas de actuação
Pinhão, Carlos Manuel Rocha
Gestão
Sistemas de informação
title_short A gestão do conhecimento e a gestão dos sistemas de informação: proposta de linhas de actuação
title_full A gestão do conhecimento e a gestão dos sistemas de informação: proposta de linhas de actuação
title_fullStr A gestão do conhecimento e a gestão dos sistemas de informação: proposta de linhas de actuação
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento e a gestão dos sistemas de informação: proposta de linhas de actuação
title_sort A gestão do conhecimento e a gestão dos sistemas de informação: proposta de linhas de actuação
author Pinhão, Carlos Manuel Rocha
author_facet Pinhão, Carlos Manuel Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinhão, Carlos Manuel Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Sistemas de informação
topic Gestão
Sistemas de informação
description Introdução - As organizações têm vindo a reconhecer no Conhecimento um dos seus recursos mais valiosos, o que torna a Gestão do Conhecimento num tema objecto de inúmeros trabalhos do maior rigor e seriedade, e que tem merecido a atenção de instituições e figuras de proa da área da Gestão das Organizações. Como consequência, tornou-se também um tema recorrente na literatura de divulgação na área da Gestão. Aparece habitualmente ligado à Gestão dos Sistemas de Informação como resultado duma preponderante valorização das vertentes relacionadas com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação em detrimento de outras vertentes configuradoras das organizações. Esta valorização é também demonstrada pelos aspectos comerciais que surgem sempre associados às tendências dominantes da Gestão. Como manifestação deste facto temos a profusão da oferta de produtos e serviços que apelam à Gestão do Conhecimento. Se por um lado este tema tem merecido uma séria atenção e concentrado esforços empenhados de empresas de hardware, software e consultoria, não é menos verdade que a referência à Gestão do Conhecimento seja actualmente objecto de forte exploração comercial e que assistimos à oferta de produtos e serviços que, sob a capa da Gestão do Conhecimento, pouco ou nada têm que ver com ela. A título de exemplo atente-se que, hoje em dia, já não há empresas a oferecer produtos e serviços na área da Gestão Documental pois passaram a referir que a sua actividade se situa na área da Gestão do Conhecimento, apesar de muitas vezes continuarem a oferecer exactamente os mesmos produtos e serviços. Contudo a actualidade do tema é absolutamente justificada. As condições em que as organizações desenvolvem hoje a sua actividade (globalização, terciarização, ritmo de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação) conduzem a uma concentração nas actividades directamente relacionadas com os seus objectivos nucleares e consequente redistribuição das actividades consideradas menos essenciais. Esta redistribuição conduz à valorização de actividades com forte componente imaterial. A organização já não centra a sua atenção nos meios físicos de produção que possui mas sim no conhecimento que detém. A preocupação estratégica já não se concentra essencialmente na relação produto/mercado mas sim na sua capacidade de gerar vantagens competitivas decorrentes da sua capacidade de inovação.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01T00:00:00Z
2015-04-20T15:22:44Z
2015-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14139
http://hdl.handle.net/10174/14139
url http://hdl.handle.net/10174/14139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dep GESTÃO
carlos.r.pinhao@gmail.com
666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136558878556160