O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Cláudia Sofia Rodrigues de Azevedo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4494
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_4f0cbf43e40af3628c8e603771af78a1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4494
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiroISO 9001certificaçãodesempenhoBalanced Scorecardsector hoteleirocertificationperformancehospitality industryMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA difícil conjuntura económica actual tem vindo a promover um maior foco na Qualidade no sector hoteleiro. Para além disso, assiste-se a uma crescente procura da certificação da ISO 9001. No entanto, os efeitos da implementação desta norma não são consensuais. Assim, o presente estudo pretende: analisar o impacto da implementação da ISO 9001 no desempenho global das Organizações neste sector; verificar se os benefícios diferem de acordo com a classificação dos estabelecimentos hoteleiros e se tendem a surgir a longo prazo; verificar se a versão mais recente da ISO produz maior impacto do que as versões mais antigas; e ainda identificar os principais motivos para a não certificação. Com base numa amostra de 112 estabelecimentos hoteleiros portugueses, os resultados mostram que a implementação da ISO 9001 contribui com importantes melhorias nas várias métricas de avaliação de desempenho relativas às quatro perspectivas do Balanced Scorecard. A certificação da qualidade revelou-se bastante importante para a Organização obter melhores índices de desempenho na satisfação dos clientes e na melhoria nos processos internos. Adicionalmente, os resultados não mostraram existir uma relação entre o impacto da certificação de qualidade no desempenho organizacional e a classificação dos estabelecimentos hoteleiros. Por outro lado, os benefícios da implementação da ISO 9001 não tendem a surgir a longo prazo. No entanto, concluiu-se que a ISO 9001:2008 produz um maior impacto no desempenho do que a versão de 2000. Verificou-se ainda que os elevados custos da implementação constituem o principal motivo para a não certificação.The current global financial crisis has been promoting a greater focus on quality in the hospitality industry. In addition, we are witnessing an increasing demand for ISO 9001 certification. However, the standards implementation effects are not consensual. Thus, this study aims to: analyze the impact of ISO 9001 implementation in the organization's overall performance in this industry; to study if benefits differ according to the hotels' rating and if they tend to emerge in long-term; to assess if the most recent version of ISO produces a greater impact than the older versions; and finally to identify the main reasons for non-certification. Based on a sample of 112 portuguese hotels, the results show that ISO 9001 implementation contributes to improvements in several performance measures, regarding the four perspectives of Balanced Scorecard. Quality certification has revealed to be very important for the Organization to improve client satisfaction and internal processes. Moreover, no relationship was found between the quality certification's impact on performance and the hotels' rating. On the other hand, ISO 9001 implementation benefits don't tend to emerge in the long-term. However, ISO 9001:2008 produces a greater impact on performance than the 2000 version. Finally, the high costs of implementation appear to be the main reason for non-certification.Instituto Superior de Economia e GestãoSoares, José CelestinoSamagaio, AntónioRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Cláudia Sofia Rodrigues de Azevedo2012-07-04T08:40:50Z2012-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4494porLourenço, Cláudia Sofia Rodrigues de Azevedo. 2012. "O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:08.486032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro
title O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro
spellingShingle O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro
Lourenço, Cláudia Sofia Rodrigues de Azevedo
ISO 9001
certificação
desempenho
Balanced Scorecard
sector hoteleiro
certification
performance
hospitality industry
title_short O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro
title_full O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro
title_fullStr O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro
title_full_unstemmed O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro
title_sort O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro
author Lourenço, Cláudia Sofia Rodrigues de Azevedo
author_facet Lourenço, Cláudia Sofia Rodrigues de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, José Celestino
Samagaio, António
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Cláudia Sofia Rodrigues de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv ISO 9001
certificação
desempenho
Balanced Scorecard
sector hoteleiro
certification
performance
hospitality industry
topic ISO 9001
certificação
desempenho
Balanced Scorecard
sector hoteleiro
certification
performance
hospitality industry
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-04T08:40:50Z
2012-01
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/4494
url http://hdl.handle.net/10400.5/4494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lourenço, Cláudia Sofia Rodrigues de Azevedo. 2012. "O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130998007398400