Estudo da evolução do envolvimento dos colaboradores da norma ISO 9001:2008 para a norma ISO 9001:2015, no sector automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Emanuel José Malheiro Barros Páris
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2176
Resumo: Nos dias de hoje, com mercados incertos e competitivos, com economias muito díspares, as organizações precisam de se saber posicionar e para isso, necessitam de um fator muito importante: a qualidade. Segundo a NP EN ISO 9000:2015 a qualidade é “o grau de satisfação das necessidades ou expectativas expressas, geralmente implícita ou obrigatórias dadas por um conjunto de elementos diferenciadores intrínsecos”. Desta forma, as organizações, e de forma a agradar e a captar mais clientes, devem apostar num sistema da qualidade bem desenhado, bem gerido e certificado. Esta consciencialização tem-se refletido por parte das organizações, visto que o número de certificações em organizações é cada vez maior. Com isto, a organização garante qualidade do produto, melhoria da gestão da qualidade, procedimentos e trabalho implementado, indicadores, controlos, análises e auditorias. Resumidamente, é implementada de maneira a que a organização consiga dar resposta a todas as solicitações e obrigações que o cliente exija. Por outro lado, o papel dos colaboradores é fulcral para o sucesso da implementação do Sistema da Qualidade. Sem que haja uma transparência, um espírito de equipa, uma capacidade de compreender o projeto e também uma adaptação a novas realidades, o Sistema da Qualidade não trás nem benefícios nem tão pouco é posto em prática na sua plenitude. Deste modo, tem de haver por parte dos colaboradores, um rigor máximo para que os objetivos individuais e coletivos sejam os esperados por parte da organização. Neste trabalho concluiu-se que o impacto da atualização da Norma ISO 9001:20015 na empresa Renault Cacia S.A, de acordo com os colaboradores, foi muito positivo. Toda esta atualização permitiu a introdução de novas metodologias e mudanças positivas em todo o Sistema de Gestão da Qualidade da Renault Cacia S.A que permitiram melhorá-lo significativamente.
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