Segurança aeroportuária: intervenção policial com passageiros desordeiros em aeronaves nos aeroportos nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Leandro Manuel Barbosa de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46000
Resumo: A comunidade da aviação civil internacional e nacional tem sentido uma constante necessidade de criar e desenvolver normas e procedimentos robustos, procurando garantir a segurança deste meio de transporte cada vez mais utilizado no mundo. Os atentados a 11 de setembro de 2001 nos EUA vieram trazer uma mudança no paradigma da segurança ao nível do transporte aéreo, havendo necessidade de reforçar o nível securitário de todo o setor. O facto de surgirem cada vez mais situações de alteração de comportamentos a bordo de aeronaves levou à adoção de procedimentos/medidas extra que procurem assegurar ainda mais a ordem e a tranquilidade no interior das aeronaves. As ações policiais são executadas de acordo com as legislações em vigor em cada Estado-membro. A importância deste tema e a falta de estudos nesta área, incentivou a nossa pesquisa, direcionada para as causas e as formas de mitigar esses mesmos comportamentos. Concluímos que existem mais infrações não criminais do que criminais, sendo que se conclui também que muitas das situações são o resultado do agravamento de outras com menor relevância. A aplicação de sanções que funcionem como medidas mitigadoras e também preventivas destes mesmos comportamentos derivam, em parte, da decisão do Comandante da aeronave e da amplitude legal imposta por legislação existente. Os resultados atingidos indicam que existe uma necessidade de se adotarem medidas mais atuais.
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spelling Segurança aeroportuária: intervenção policial com passageiros desordeiros em aeronaves nos aeroportos nacionaisPassageiros Desordeiros; Segurança Aeroportuária; Segurança da Aeronave; Unruly Passengers; Airport Security; Aircraft SecurityA comunidade da aviação civil internacional e nacional tem sentido uma constante necessidade de criar e desenvolver normas e procedimentos robustos, procurando garantir a segurança deste meio de transporte cada vez mais utilizado no mundo. Os atentados a 11 de setembro de 2001 nos EUA vieram trazer uma mudança no paradigma da segurança ao nível do transporte aéreo, havendo necessidade de reforçar o nível securitário de todo o setor. O facto de surgirem cada vez mais situações de alteração de comportamentos a bordo de aeronaves levou à adoção de procedimentos/medidas extra que procurem assegurar ainda mais a ordem e a tranquilidade no interior das aeronaves. As ações policiais são executadas de acordo com as legislações em vigor em cada Estado-membro. A importância deste tema e a falta de estudos nesta área, incentivou a nossa pesquisa, direcionada para as causas e as formas de mitigar esses mesmos comportamentos. Concluímos que existem mais infrações não criminais do que criminais, sendo que se conclui também que muitas das situações são o resultado do agravamento de outras com menor relevância. A aplicação de sanções que funcionem como medidas mitigadoras e também preventivas destes mesmos comportamentos derivam, em parte, da decisão do Comandante da aeronave e da amplitude legal imposta por legislação existente. Os resultados atingidos indicam que existe uma necessidade de se adotarem medidas mais atuais.The international and national civil aviation community has always felt a need to create and develop strong standards and procedures, trying to ensure the security of this increasingly used means of transport in the world. The September 11, 2001 attacks in the USA brought a change in the paradigm of security in air transport, with the need to strengthen the security level of the entire sector. The fact that there are more and more situations of unruly passenfers on board of the aircrafts led to the adoption of extra procedures/measures to try ensure the order and tranquility on board of the aircrafts. Police actions are carried out in accordance with the laws in force in each Member State. The importance of this theme and the lack of studies in this area, encouraged our research, directed towards the causes and ways to mitigate these same behaviors. We have concluded that there are more non criminal offenses than criminal offenses, but we have seen that many of them result from the aggravation of others of lesser relevance. The application of sanctions that work as mitigating measures and also preventive in the pursuit of these same behaviors derive, in part, from the decision of the Commander of the aircraft and the legal amplitude imposed by existing legislation. The results achieved indicate the need to adopt more current measures.Repositório ComumAndrade, Leandro Manuel Barbosa de2023-08-03T10:17:02Z2023-02-202023-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-24T11:45:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:28.027866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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