A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29668 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
id |
RCAP_4f1425640d90951f2850edca792945b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/29668 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultosFormação de adultosRaciocínioTecnologias da informação e da comunicaçãoAprendizagemTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017Este estudo tem como ponto fulcral a utilização dos jogos (applets) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos. Os jogos/applets constituem recursos que podem ajudar a criar uma alternativa aos métodos de ensino tradicionais. Por isso, decidimos explorar as potencialidades destas tecnologias no desenvolvimento do pensamento crítico em relação à resolução de problemas, bem como observar o raciocínio proporcional dos formandos de Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA). Este projeto visa realçar a importância dos jogos/applets na aprendizagem do raciocínio proporcional com o intuito de responder às seguintes questões específicas: • que relação existe entre a utilização de jogos/applets na atividade matemática e as competências de pensamento proporcional? • quais as formas de pensamento utilizadas pelos estudantes quer no que respeita à resolução de problemas/desafios de proporcionalidade, quer ao nível da gestão das dificuldades diárias do ponto de vista matemático? Este estudo assume uma abordagem de natureza qualitativa/ interpretativa, baseada na observação de formandos adultos em interação com jogos/applets. Essas interações serão posteriormente analisadas e interpretadas com base no registo em formato vídeo, nos registos escritos de observação direta e nos questionários a realizar aos formandos. Os resultados esperados são: a motivação e interesse por parte dos formandos em trabalharem nos jogos/applets, participando e partilhando os seus resultados na resolução das atividades propostas com os colegas o que originará uma aquisição significativa dos conceitos e processos envolvidos no pensamento proporcional.This study has as main aim the use of games (applets) in the development of proportional reasoning in adults. Games/applets are resources that can help to create an alternative to the traditional teaching methods. So, We decided to explore the potential of these technologies in the development of critical thinking in relation to problem solving and also observe proportional reasoning of the trainees of “Cursos de Educação e Formação de Adultos” (EFA). This project aims to highlight the importance of the games / applets on the learning of proportional reasoning and aims to meet the following specific issues: • which is the relationship between the use of games / applets in mathematical activity and proportional thinking skills? • which are the ways of thinking used by students in what concerns problem solving /challenges in proportionality or the management of daily difficulties from a mathematical point of view? This study takes a qualitative / interpretative approach based on the observation of adult learners interacting with games/applets. These interactions will be further analyzed and interpreted based on the record in video format, the written records of direct observation and questionnaires to perform to the trainees. The expected results are: the motivation and interest of students in work in games/applets, participating and sharing their results in the resolution of the proposed activities with colleagues, which will result in a significant acquisition of the concepts and processes involved in the proportional thinking.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaVicente, Carla Alexandra Gomes, 1981-2017-11-09T11:42:33Z20172017-03-142017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29668TID:201684543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:34.026037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos |
title |
A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos |
spellingShingle |
A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos Vicente, Carla Alexandra Gomes, 1981- Formação de adultos Raciocínio Tecnologias da informação e da comunicação Aprendizagem Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos |
title_full |
A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos |
title_fullStr |
A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos |
title_full_unstemmed |
A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos |
title_sort |
A influência dos jogos online (APPLETS) no desenvolvimento do raciocínio proporcional dos adultos |
author |
Vicente, Carla Alexandra Gomes, 1981- |
author_facet |
Vicente, Carla Alexandra Gomes, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, João Filipe, 1950- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Carla Alexandra Gomes, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de adultos Raciocínio Tecnologias da informação e da comunicação Aprendizagem Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação de adultos Raciocínio Tecnologias da informação e da comunicação Aprendizagem Teses de mestrado - 2017 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-09T11:42:33Z 2017 2017-03-14 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/29668 TID:201684543 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/29668 |
identifier_str_mv |
TID:201684543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134377744007168 |