O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio Geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Manuel Maria Gomes da Gama
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10254
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_4f21681d1f2384df77b0bcef3f36b978
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio GeralCustomer Relationship ManagementBancafidelização de clientesBankingcustomer loyaltyMestrado em Ciências EmpresariaisOs produtos oferecidos pelo sector da Banca são muito semelhantes e rapidamente imitáveis, o que coloca às Instituições Financeiras um desafio permanente de procura pela diferenciação. A diferenciação neste sector tem assim que passar pelo serviço e relação com os clientes, para que a experiência do cliente com o Banco seja única e permita que a relação seja o mais duradoura e profunda possível. Através deste trabalho pretende-se avaliar de que forma o CRM contribuiu para a fidelização dos clientes no Montepio Geral, com recurso a indicadores definidos através de entrevistas a experts do banco e da consulta de documentação interna. A questão em estudo definida foi: "Como o CRM influencia a fidelização dos clientes na Banca?", seguindo o método do Estudo de Caso. Através da análise dos dados foi possível verificar a relação entre a utilização de novas metodologias de CRM no Banco e o crescimento da fidelização dos seus clientes. Por um lado, a percentagem de clientes que recorrem ao Montepio como primeiro banco revela um crescimento significativo após a implementação do CRM. Por outro, o aumento da posse de produtos - principal indicador de fidelização - é visível quando analisados os contactos efectuados no âmbito de campanhas de fidelização.Financial products are very similar and easily imitated. This fact places Financial Institutions in a permanent search for differentiation. Differentiation in this sector must be based on customer service and relationship management, in order to give the client the most unique, long lasting and profound experience with the bank, as possible. The purpose of this work is to find out how CRM contributes to customer loyalty in Montepio Geral, using indicators defined through the interviews done to the bank experts and through the research done to the bank documentation. The subject defined was "How CRM influences customer loyalty in Banks?" using the Case Study method. Through the analysis of data, it was possible to identify a relation between the use of news CRM methodologies in the Bank and the increase of customer loyalty. On one hand, the percentage of clients using Montepio as its first bank shows a significant increase after CRM implementation. On the other hand, through the analysis of contacts done in loyalty campaigns, it is evident the increase in product ownership, which is the main loyalty indicator.Instituto Superior de Economia e GestãoPedron, CristianeRepositório da Universidade de LisboaLourenço, Manuel Maria Gomes da Gama2015-11-24T11:38:50Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10254porLourenço, Manuel Maria Gomes da Gama (2011). "O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio Geral". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:42.935969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio Geral
title O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio Geral
spellingShingle O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio Geral
Lourenço, Manuel Maria Gomes da Gama
Customer Relationship Management
Banca
fidelização de clientes
Banking
customer loyalty
title_short O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio Geral
title_full O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio Geral
title_fullStr O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio Geral
title_full_unstemmed O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio Geral
title_sort O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio Geral
author Lourenço, Manuel Maria Gomes da Gama
author_facet Lourenço, Manuel Maria Gomes da Gama
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedron, Cristiane
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Manuel Maria Gomes da Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Customer Relationship Management
Banca
fidelização de clientes
Banking
customer loyalty
topic Customer Relationship Management
Banca
fidelização de clientes
Banking
customer loyalty
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2015-11-24T11:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10254
url http://hdl.handle.net/10400.5/10254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lourenço, Manuel Maria Gomes da Gama (2011). "O impacto do CRM na fidelização dos clientes : O caso da Caixa Económica Montepio Geral". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131049861578752