Percepção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de Parto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Rita
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Duarte, Ana, Duarte, Carla, Sim-Sim, Margarida, Barros, Maria da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4961
Resumo: Estudo quantitativo, transversal e de carácter descritivo-correlacional. Resultou da aplicação de um questionário a 120 puérperas, no Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, até às 48h pós parto. Pretende-se descrever a percepção das puérperas relativamente à ajuda de enfermagem e à dor no trabalho de parto. Utilizaram-se as escalas BANSILQ e Visual Analógica. Os resultados demonstraram que as características da ajuda de enfermagem, mais valorizadas pelas mulheres são a calma, a confiança, o respeito, o carinho e a informação e o esclarecimento proferidos. As menos úteis respeitam ao apoio e a disponibilidade para com o marido. A preparação para o parto está inversamente associada à percepção de dor no início das contracções e dequitadura. A percepção da dor está directamente associada à paridade e a idade das puérperas. Não existe relação entre a ajuda de enfermagem e a percepção de alivio da dor da puérpera, embora a maioria das mulheres considere os comportamentos dos enfermeiros úteis.
id RCAP_4f37c2e11ac3ffa3e78fa81b5b9c9baa
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/4961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de PartoDor; PartoEstudo quantitativo, transversal e de carácter descritivo-correlacional. Resultou da aplicação de um questionário a 120 puérperas, no Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, até às 48h pós parto. Pretende-se descrever a percepção das puérperas relativamente à ajuda de enfermagem e à dor no trabalho de parto. Utilizaram-se as escalas BANSILQ e Visual Analógica. Os resultados demonstraram que as características da ajuda de enfermagem, mais valorizadas pelas mulheres são a calma, a confiança, o respeito, o carinho e a informação e o esclarecimento proferidos. As menos úteis respeitam ao apoio e a disponibilidade para com o marido. A preparação para o parto está inversamente associada à percepção de dor no início das contracções e dequitadura. A percepção da dor está directamente associada à paridade e a idade das puérperas. Não existe relação entre a ajuda de enfermagem e a percepção de alivio da dor da puérpera, embora a maioria das mulheres considere os comportamentos dos enfermeiros úteis.2012-02-03T16:00:09Z2012-02-032010-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/4961http://hdl.handle.net/10174/4961porGrilo, Rita; Duarte, Ana; Duarte, Carla; Sim-Sim, Margarida & Barros, Luz. (2010). Perceção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de Parto. I Jornadas Internacionais de Enfermagem de Saúde Materna.Évora - Jornadas Internacionais de Saude Maternahttp://www.esesjd.uevora.pt/jornadas2010naonaosimGrilo.rita@yahoo.com.brrod-marg@hotmail.comnumicofe@gmail.commsimsim@uevora.ptmlb@uevora.pt572Grilo, RitaDuarte, AnaDuarte, CarlaSim-Sim, MargaridaBarros, Maria da Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:41:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/4961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:21.547027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de Parto
title Percepção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de Parto
spellingShingle Percepção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de Parto
Grilo, Rita
Dor; Parto
title_short Percepção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de Parto
title_full Percepção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de Parto
title_fullStr Percepção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de Parto
title_full_unstemmed Percepção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de Parto
title_sort Percepção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de Parto
author Grilo, Rita
author_facet Grilo, Rita
Duarte, Ana
Duarte, Carla
Sim-Sim, Margarida
Barros, Maria da Luz
author_role author
author2 Duarte, Ana
Duarte, Carla
Sim-Sim, Margarida
Barros, Maria da Luz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, Rita
Duarte, Ana
Duarte, Carla
Sim-Sim, Margarida
Barros, Maria da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Dor; Parto
topic Dor; Parto
description Estudo quantitativo, transversal e de carácter descritivo-correlacional. Resultou da aplicação de um questionário a 120 puérperas, no Serviço de Obstetrícia do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, até às 48h pós parto. Pretende-se descrever a percepção das puérperas relativamente à ajuda de enfermagem e à dor no trabalho de parto. Utilizaram-se as escalas BANSILQ e Visual Analógica. Os resultados demonstraram que as características da ajuda de enfermagem, mais valorizadas pelas mulheres são a calma, a confiança, o respeito, o carinho e a informação e o esclarecimento proferidos. As menos úteis respeitam ao apoio e a disponibilidade para com o marido. A preparação para o parto está inversamente associada à percepção de dor no início das contracções e dequitadura. A percepção da dor está directamente associada à paridade e a idade das puérperas. Não existe relação entre a ajuda de enfermagem e a percepção de alivio da dor da puérpera, embora a maioria das mulheres considere os comportamentos dos enfermeiros úteis.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-28T00:00:00Z
2012-02-03T16:00:09Z
2012-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/4961
http://hdl.handle.net/10174/4961
url http://hdl.handle.net/10174/4961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Grilo, Rita; Duarte, Ana; Duarte, Carla; Sim-Sim, Margarida & Barros, Luz. (2010). Perceção das puérperas em relação ao apoio de Enfermagem na Dor por Trabalho de Parto. I Jornadas Internacionais de Enfermagem de Saúde Materna.
Évora - Jornadas Internacionais de Saude Materna
http://www.esesjd.uevora.pt/jornadas2010
nao
nao
sim
Grilo.rita@yahoo.com.br
rod-marg@hotmail.com
numicofe@gmail.com
msimsim@uevora.pt
mlb@uevora.pt
572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552245077573632