Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34623/6f9z-ca63 |
Resumo: | A figura de Fernão Mendes Pinto e/ou a sua obra, Peregrinação, inspiraram criativos de diferentes áreas artísticas: da pintura à escultura ou da azulejaria e das diferentes artes gráficas e ilustrativas à banda desenhada, do teatro à música e ao cinema. Escolhemos, para objeto deste nosso texto, e depois de uma sumária apresentação quer da experiência aventureira de vinte e um anos deste viajante português da época dos Descobrimentos, quer do sucesso e da natureza da obra deste autor quinhentista, a adaptação-recriação cinematográfica de 2017 do realizador João Botelho, lugar de interrogação da História a partir do presente do cineasta (e nosso) e de experimentação de diversos modos de contar/filmar uma história (a sua e a de outros) e lugar de encontro entre as diferentes artes, nomeadamente a literatura, a fotografia/pintura, o teatro, e, certamente, a música como ingrediente compositivo e estilístico essencial em que o contar se torna cantar. Recorre-se a dois coros de sete elementos cada (cantores/atores) que reinterpretam sete músicas do álbum discográfico em vinil Por Este Rio Acima (1982) do cantor/compositor Fausto, um nome incontornável da música portuguesa contemporânea e, simultaneamente, um outro trabalho interpretativo sui generis em torno da obra do autor quinhentista. Este expediente dos coros (à maneira operática) destaca-se entre as várias liberdades criativas do cineasta que contribuem para a ideia de cinema como construção e experimentação. |
id |
RCAP_4f385fe85c0659aa76f00fe820552bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/162 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de BotelhoPeregrinação: From the matrix source to Botelho’s filmPeregrinação: From the matrix source to Botelho’s filmPeregrinação: From the matrix source to Botelho’s filmPeregrinaçãoFernão Mendes PintoLiteratureCinemaadaptation-recreationPeregrinaçãoFernão Mendes PintoLiteratureCinemaadaptation-recreationPeregrinaçãoFernão Mendes PintoLiteratureCinemaadaptation-recreationPeregrinaçãoFernão Mendes PintoLiteraturaCinemaadaptação-recriaçãoA figura de Fernão Mendes Pinto e/ou a sua obra, Peregrinação, inspiraram criativos de diferentes áreas artísticas: da pintura à escultura ou da azulejaria e das diferentes artes gráficas e ilustrativas à banda desenhada, do teatro à música e ao cinema. Escolhemos, para objeto deste nosso texto, e depois de uma sumária apresentação quer da experiência aventureira de vinte e um anos deste viajante português da época dos Descobrimentos, quer do sucesso e da natureza da obra deste autor quinhentista, a adaptação-recriação cinematográfica de 2017 do realizador João Botelho, lugar de interrogação da História a partir do presente do cineasta (e nosso) e de experimentação de diversos modos de contar/filmar uma história (a sua e a de outros) e lugar de encontro entre as diferentes artes, nomeadamente a literatura, a fotografia/pintura, o teatro, e, certamente, a música como ingrediente compositivo e estilístico essencial em que o contar se torna cantar. Recorre-se a dois coros de sete elementos cada (cantores/atores) que reinterpretam sete músicas do álbum discográfico em vinil Por Este Rio Acima (1982) do cantor/compositor Fausto, um nome incontornável da música portuguesa contemporânea e, simultaneamente, um outro trabalho interpretativo sui generis em torno da obra do autor quinhentista. Este expediente dos coros (à maneira operática) destaca-se entre as várias liberdades criativas do cineasta que contribuem para a ideia de cinema como construção e experimentação.The figure of Fernão Mendes Pinto and / or his work, Peregrinação, inspired creatives from different artistic areas: from painting to sculpture or tile making and from different graphic and illustrative arts to comics, from theatre to music and cinema. For the purpose of this text, and after a brief presentation of both the twenty-one years adventurous experience of this Portuguese traveller from the Discoveries era and the success and nature of the book of this 16th-century author, we chose the 2017 film adaptation-recreation by João Botelho, a place for questioning History based on the filmmaker’s present (and ours) and for experimenting with different ways of telling/filming a story (his own and that of others) and a meeting place for different arts, namely literature, photography/painting, theatre, and certainly music as an essential compositional and stylistic ingredient in which telling becomes singing. Two choirs of seven members each (singers/actors) reinterpret seven songs from the vinyl record album Por Este Rio Acima (1982) by singer/composer Fausto, an unavoidable name in contemporary Portuguese music and, simultaneously, another sui generis interpretative work around the book of the 16th century author. This expedient of the choirs (in an operatic way) stands out among the filmmaker’s various creative freedoms that contribute to the idea of cinema as construction and experimentation.The figure of Fernão Mendes Pinto and / or his work, Peregrinação, inspired creatives from different artistic areas: from painting to sculpture or tile making and from different graphic and illustrative arts to comics, from theatre to music and cinema. For the purpose of this text, and after a brief presentation of both the twenty-one years adventurous experience of this Portuguese traveller from the Discoveries era and the success and nature of the book of this 16th-century author, we chose the 2017 film adaptation-recreation by João Botelho, a place for questioning History based on the filmmaker’s present (and ours) and for experimenting with different ways of telling/filming a story (his own and that of others) and a meeting place for different arts, namely literature, photography/painting, theatre, and certainly music as an essential compositional and stylistic ingredient in which telling becomes singing. Two choirs of seven members each (singers/actors) reinterpret seven songs from the vinyl record album Por Este Rio Acima (1982) by singer/composer Fausto, an unavoidable name in contemporary Portuguese music and, simultaneously, another sui generis interpretative work around the book of the 16th century author. This expedient of the choirs (in an operatic way) stands out among the filmmaker’s various creative freedoms that contribute to the idea of cinema as construction and experimentation.The figure of Fernão Mendes Pinto and / or his work, Peregrinação, inspired creatives from different artistic areas: from painting to sculpture or tile making and from different graphic and illustrative arts to comics, from theatre to music and cinema. For the purpose of this text, and after a brief presentation of both the twenty-one years adventurous experience of this Portuguese traveller from the Discoveries era and the success and nature of the book of this 16th-century author, we chose the 2017 film adaptation-recreation by João Botelho, a place for questioning History based on the filmmaker’s present (and ours) and for experimenting with different ways of telling/filming a story (his own and that of others) and a meeting place for different arts, namely literature, photography/painting, theatre, and certainly music as an essential compositional and stylistic ingredient in which telling becomes singing. Two choirs of seven members each (singers/actors) reinterpret seven songs from the vinyl record album Por Este Rio Acima (1982) by singer/composer Fausto, an unavoidable name in contemporary Portuguese music and, simultaneously, another sui generis interpretative work around the book of the 16th century author. This expedient of the choirs (in an operatic way) stands out among the filmmaker’s various creative freedoms that contribute to the idea of cinema as construction and experimentation.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/6f9z-ca63https://doi.org/10.34623/6f9z-ca63Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 2 (2023): Cinemas do Mediterrâneo; 78-872184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162/154https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162/164Direitos de Autor (c) 2023 João Carlos Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, João2023-12-05T04:00:31Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:05.467381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho Peregrinação: From the matrix source to Botelho’s film Peregrinação: From the matrix source to Botelho’s film Peregrinação: From the matrix source to Botelho’s film |
title |
Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho |
spellingShingle |
Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho Carvalho, João Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literature Cinema adaptation-recreation Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literature Cinema adaptation-recreation Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literature Cinema adaptation-recreation Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literatura Cinema adaptação-recriação |
title_short |
Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho |
title_full |
Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho |
title_fullStr |
Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho |
title_full_unstemmed |
Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho |
title_sort |
Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho |
author |
Carvalho, João |
author_facet |
Carvalho, João |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literature Cinema adaptation-recreation Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literature Cinema adaptation-recreation Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literature Cinema adaptation-recreation Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literatura Cinema adaptação-recriação |
topic |
Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literature Cinema adaptation-recreation Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literature Cinema adaptation-recreation Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literature Cinema adaptation-recreation Peregrinação Fernão Mendes Pinto Literatura Cinema adaptação-recriação |
description |
A figura de Fernão Mendes Pinto e/ou a sua obra, Peregrinação, inspiraram criativos de diferentes áreas artísticas: da pintura à escultura ou da azulejaria e das diferentes artes gráficas e ilustrativas à banda desenhada, do teatro à música e ao cinema. Escolhemos, para objeto deste nosso texto, e depois de uma sumária apresentação quer da experiência aventureira de vinte e um anos deste viajante português da época dos Descobrimentos, quer do sucesso e da natureza da obra deste autor quinhentista, a adaptação-recriação cinematográfica de 2017 do realizador João Botelho, lugar de interrogação da História a partir do presente do cineasta (e nosso) e de experimentação de diversos modos de contar/filmar uma história (a sua e a de outros) e lugar de encontro entre as diferentes artes, nomeadamente a literatura, a fotografia/pintura, o teatro, e, certamente, a música como ingrediente compositivo e estilístico essencial em que o contar se torna cantar. Recorre-se a dois coros de sete elementos cada (cantores/atores) que reinterpretam sete músicas do álbum discográfico em vinil Por Este Rio Acima (1982) do cantor/compositor Fausto, um nome incontornável da música portuguesa contemporânea e, simultaneamente, um outro trabalho interpretativo sui generis em torno da obra do autor quinhentista. Este expediente dos coros (à maneira operática) destaca-se entre as várias liberdades criativas do cineasta que contribuem para a ideia de cinema como construção e experimentação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34623/6f9z-ca63 https://doi.org/10.34623/6f9z-ca63 |
url |
https://doi.org/10.34623/6f9z-ca63 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162/154 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162/164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 João Carlos Carvalho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 João Carlos Carvalho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 2 (2023): Cinemas do Mediterrâneo; 78-87 2184-8661 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133579322589184 |