Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, João
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34623/6f9z-ca63
Resumo: A figura de Fernão Mendes Pinto e/ou a sua obra, Peregrinação, inspiraram criativos de diferentes áreas artísticas: da pintura à escultura ou da azulejaria e das diferentes artes gráficas e ilustrativas à banda desenhada, do teatro à música e ao cinema. Escolhemos, para objeto deste nosso texto, e depois de uma sumária apresentação quer da experiência aventureira de vinte e um anos deste viajante português da época dos Descobrimentos, quer do sucesso e da natureza da obra deste autor quinhentista, a adaptação-recriação cinematográfica de 2017 do realizador João Botelho, lugar de interrogação da História a partir do presente do cineasta (e nosso) e de experimentação de diversos modos de contar/filmar uma história (a sua e a de outros) e lugar de encontro entre as diferentes artes, nomeadamente a literatura, a fotografia/pintura, o teatro, e, certamente, a música como ingrediente compositivo e estilístico essencial em que o contar se torna cantar. Recorre-se a dois coros de sete elementos cada (cantores/atores) que reinterpretam sete músicas do álbum discográfico em vinil Por Este Rio Acima (1982) do cantor/compositor Fausto, um nome incontornável da música portuguesa contemporânea e, simultaneamente, um outro trabalho interpretativo sui generis em torno da obra do autor quinhentista. Este expediente dos coros (à maneira operática) destaca-se entre as várias liberdades criativas do cineasta que contribuem para a ideia de cinema como construção e experimentação.
id RCAP_4f385fe85c0659aa76f00fe820552bb5
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de BotelhoPeregrinação: From the matrix source to Botelho’s filmPeregrinação: From the matrix source to Botelho’s filmPeregrinação: From the matrix source to Botelho’s filmPeregrinaçãoFernão Mendes PintoLiteratureCinemaadaptation-recreationPeregrinaçãoFernão Mendes PintoLiteratureCinemaadaptation-recreationPeregrinaçãoFernão Mendes PintoLiteratureCinemaadaptation-recreationPeregrinaçãoFernão Mendes PintoLiteraturaCinemaadaptação-recriaçãoA figura de Fernão Mendes Pinto e/ou a sua obra, Peregrinação, inspiraram criativos de diferentes áreas artísticas: da pintura à escultura ou da azulejaria e das diferentes artes gráficas e ilustrativas à banda desenhada, do teatro à música e ao cinema. Escolhemos, para objeto deste nosso texto, e depois de uma sumária apresentação quer da experiência aventureira de vinte e um anos deste viajante português da época dos Descobrimentos, quer do sucesso e da natureza da obra deste autor quinhentista, a adaptação-recriação cinematográfica de 2017 do realizador João Botelho, lugar de interrogação da História a partir do presente do cineasta (e nosso) e de experimentação de diversos modos de contar/filmar uma história (a sua e a de outros) e lugar de encontro entre as diferentes artes, nomeadamente a literatura, a fotografia/pintura, o teatro, e, certamente, a música como ingrediente compositivo e estilístico essencial em que o contar se torna cantar. Recorre-se a dois coros de sete elementos cada (cantores/atores) que reinterpretam sete músicas do álbum discográfico em vinil Por Este Rio Acima (1982) do cantor/compositor Fausto, um nome incontornável da música portuguesa contemporânea e, simultaneamente, um outro trabalho interpretativo sui generis em torno da obra do autor quinhentista. Este expediente dos coros (à maneira operática) destaca-se entre as várias liberdades criativas do cineasta que contribuem para a ideia de cinema como construção e experimentação.The figure of Fernão Mendes Pinto and / or his work, Peregrinação, inspired creatives from different artistic areas: from painting to sculpture or tile making and from different graphic and illustrative arts to comics, from theatre to music and cinema. For the purpose of this text, and after a brief presentation of both the twenty-one years adventurous experience of this Portuguese traveller from the Discoveries era and the success and nature of the book of this 16th-century author, we chose the 2017 film adaptation-recreation by João Botelho, a place for questioning History based on the filmmaker’s present (and ours) and for experimenting with different ways of telling/filming a story (his own and that of others) and a meeting place for different arts, namely literature, photography/painting, theatre, and certainly music as an essential compositional and stylistic ingredient in which telling becomes singing. Two choirs of seven members each (singers/actors) reinterpret seven songs from the vinyl record album Por Este Rio Acima (1982) by singer/composer Fausto, an unavoidable name in contemporary Portuguese music and, simultaneously, another sui generis interpretative work around the book of the 16th century author. This expedient of the choirs (in an operatic way) stands out among the filmmaker’s various creative freedoms that contribute to the idea of cinema as construction and experimentation.The figure of Fernão Mendes Pinto and / or his work, Peregrinação, inspired creatives from different artistic areas: from painting to sculpture or tile making and from different graphic and illustrative arts to comics, from theatre to music and cinema. For the purpose of this text, and after a brief presentation of both the twenty-one years adventurous experience of this Portuguese traveller from the Discoveries era and the success and nature of the book of this 16th-century author, we chose the 2017 film adaptation-recreation by João Botelho, a place for questioning History based on the filmmaker’s present (and ours) and for experimenting with different ways of telling/filming a story (his own and that of others) and a meeting place for different arts, namely literature, photography/painting, theatre, and certainly music as an essential compositional and stylistic ingredient in which telling becomes singing. Two choirs of seven members each (singers/actors) reinterpret seven songs from the vinyl record album Por Este Rio Acima (1982) by singer/composer Fausto, an unavoidable name in contemporary Portuguese music and, simultaneously, another sui generis interpretative work around the book of the 16th century author. This expedient of the choirs (in an operatic way) stands out among the filmmaker’s various creative freedoms that contribute to the idea of cinema as construction and experimentation.The figure of Fernão Mendes Pinto and / or his work, Peregrinação, inspired creatives from different artistic areas: from painting to sculpture or tile making and from different graphic and illustrative arts to comics, from theatre to music and cinema. For the purpose of this text, and after a brief presentation of both the twenty-one years adventurous experience of this Portuguese traveller from the Discoveries era and the success and nature of the book of this 16th-century author, we chose the 2017 film adaptation-recreation by João Botelho, a place for questioning History based on the filmmaker’s present (and ours) and for experimenting with different ways of telling/filming a story (his own and that of others) and a meeting place for different arts, namely literature, photography/painting, theatre, and certainly music as an essential compositional and stylistic ingredient in which telling becomes singing. Two choirs of seven members each (singers/actors) reinterpret seven songs from the vinyl record album Por Este Rio Acima (1982) by singer/composer Fausto, an unavoidable name in contemporary Portuguese music and, simultaneously, another sui generis interpretative work around the book of the 16th century author. This expedient of the choirs (in an operatic way) stands out among the filmmaker’s various creative freedoms that contribute to the idea of cinema as construction and experimentation.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/6f9z-ca63https://doi.org/10.34623/6f9z-ca63Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 2 (2023): Cinemas do Mediterrâneo; 78-872184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162/154https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162/164Direitos de Autor (c) 2023 João Carlos Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, João2023-12-05T04:00:31Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:05.467381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho
Peregrinação: From the matrix source to Botelho’s film
Peregrinação: From the matrix source to Botelho’s film
Peregrinação: From the matrix source to Botelho’s film
title Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho
spellingShingle Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho
Carvalho, João
Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literature
Cinema
adaptation-recreation
Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literature
Cinema
adaptation-recreation
Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literature
Cinema
adaptation-recreation
Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literatura
Cinema
adaptação-recriação
title_short Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho
title_full Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho
title_fullStr Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho
title_full_unstemmed Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho
title_sort Peregrinação: Da fonte matricial ao filme de Botelho
author Carvalho, João
author_facet Carvalho, João
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, João
dc.subject.por.fl_str_mv Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literature
Cinema
adaptation-recreation
Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literature
Cinema
adaptation-recreation
Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literature
Cinema
adaptation-recreation
Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literatura
Cinema
adaptação-recriação
topic Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literature
Cinema
adaptation-recreation
Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literature
Cinema
adaptation-recreation
Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literature
Cinema
adaptation-recreation
Peregrinação
Fernão Mendes Pinto
Literatura
Cinema
adaptação-recriação
description A figura de Fernão Mendes Pinto e/ou a sua obra, Peregrinação, inspiraram criativos de diferentes áreas artísticas: da pintura à escultura ou da azulejaria e das diferentes artes gráficas e ilustrativas à banda desenhada, do teatro à música e ao cinema. Escolhemos, para objeto deste nosso texto, e depois de uma sumária apresentação quer da experiência aventureira de vinte e um anos deste viajante português da época dos Descobrimentos, quer do sucesso e da natureza da obra deste autor quinhentista, a adaptação-recriação cinematográfica de 2017 do realizador João Botelho, lugar de interrogação da História a partir do presente do cineasta (e nosso) e de experimentação de diversos modos de contar/filmar uma história (a sua e a de outros) e lugar de encontro entre as diferentes artes, nomeadamente a literatura, a fotografia/pintura, o teatro, e, certamente, a música como ingrediente compositivo e estilístico essencial em que o contar se torna cantar. Recorre-se a dois coros de sete elementos cada (cantores/atores) que reinterpretam sete músicas do álbum discográfico em vinil Por Este Rio Acima (1982) do cantor/compositor Fausto, um nome incontornável da música portuguesa contemporânea e, simultaneamente, um outro trabalho interpretativo sui generis em torno da obra do autor quinhentista. Este expediente dos coros (à maneira operática) destaca-se entre as várias liberdades criativas do cineasta que contribuem para a ideia de cinema como construção e experimentação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34623/6f9z-ca63
https://doi.org/10.34623/6f9z-ca63
url https://doi.org/10.34623/6f9z-ca63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162/154
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/162/164
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 João Carlos Carvalho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 João Carlos Carvalho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 2 (2023): Cinemas do Mediterrâneo; 78-87
2184-8661
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133579322589184