A barbárie da ignorância e a ética da vigilância crítica na cultura pós-moderna e na ficção de Mário de Carvalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, José Cândido de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34742
Resumo: A ficção do escritor português contemporâneo Mário de Carvalho fixa-se justamente no tópico da ruína ou barbárie cultural, como sintoma preocupante de uma cultura pós-moderna. Essa ignorância crescente de matrizes culturais insubstituíveis não é uma manifestação de neoconservadorismo, mas antes uma evidente preocupação ética do escritor e intelectual perante uma das faces da preocupante barbárie cultural dos tempos contemporâneos. Isso é particularmente evidente em algumas das suas narrativas, problematizando assim, indirectamente, a função ou natureza empenhada da arte literária, postura secundada por vários pensadores contemporâneos – de Theodor Adorno e Edward Said até George Steiner ou Peter Sloterdijk.
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spelling A barbárie da ignorância e a ética da vigilância crítica na cultura pós-moderna e na ficção de Mário de CarvalhoThe barbarism of ignorance and the ethics of critical surveillance in postmodern culture and in the fiction of Mário de CarvalhoBarbárie da ignorânciaÉtica intelectualMário de CarvalhoMemória culturalPós-modernismoBarbarism of ignoranceIntellectual ethicsCultural memoryPostmodernismA ficção do escritor português contemporâneo Mário de Carvalho fixa-se justamente no tópico da ruína ou barbárie cultural, como sintoma preocupante de uma cultura pós-moderna. Essa ignorância crescente de matrizes culturais insubstituíveis não é uma manifestação de neoconservadorismo, mas antes uma evidente preocupação ética do escritor e intelectual perante uma das faces da preocupante barbárie cultural dos tempos contemporâneos. Isso é particularmente evidente em algumas das suas narrativas, problematizando assim, indirectamente, a função ou natureza empenhada da arte literária, postura secundada por vários pensadores contemporâneos – de Theodor Adorno e Edward Said até George Steiner ou Peter Sloterdijk.The fiction of Portuguese contemporary writer Mário de Carvalho addresses the specific topic of cultural ruin, i.e. cultural barbarism, as an upsetting symptom of postmodern culture. The growing ignorance about irreplaceable cultural matrices remains as a major ethical concern of this writer vis-à-vis one of the faces of contemporary cultural barbarism. This concern even surpasses his neoconservative attitude. This becomes particularly clear in some of his narratives, therefore problematizing, indirectly, the engaged function or nature of literary art as followed by several contemporary thinkers – from Adorno and Said to Steiner or Sloterdjk.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMartins, José Cândido de Oliveira2021-09-10T16:19:41Z2013-12-312013-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34742por1413-907310.22409/gragoata.v18i35.32949info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:10.147251Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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