A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heitor Costa Aguiar de Castro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31168
Resumo: O propósito deste trabalho é o de perceber e refletir sobre a importância da improvisação no ensino da guitarra. Nele será abordada a história do ensino artístico em Portugal e os princípios pelos quais se rege, serão apresentadas e discutidas a de finição de improvisação, vantagens e abordagens dest a prática para a aplicação na sala de aula. Será também apresentado o trabalho de investigação desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, os seus resultados e consequentes conclusões que dele foram possíveis retirar. A improvisação é um ato espontâneo de criação musical, importante não só por permitir a descoberta e interiorização de novo vocabulário musical, mas também por conjugar todos os aspetos musicais num ato único. Estudos realizados por pedagogos desde inícios do século XX vêm confi rmar exatamente este facto e as próprias medidas educativas apontam cada vez mais como sendo este o caminho para uma educação mais rica e integradora.
id RCAP_4f3ec8d554606e863ab3e6de1ede4db1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de BragançaEnsino ArtísticoImprovisaçãoCriação MusicalEducaçãoO propósito deste trabalho é o de perceber e refletir sobre a importância da improvisação no ensino da guitarra. Nele será abordada a história do ensino artístico em Portugal e os princípios pelos quais se rege, serão apresentadas e discutidas a de finição de improvisação, vantagens e abordagens dest a prática para a aplicação na sala de aula. Será também apresentado o trabalho de investigação desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, os seus resultados e consequentes conclusões que dele foram possíveis retirar. A improvisação é um ato espontâneo de criação musical, importante não só por permitir a descoberta e interiorização de novo vocabulário musical, mas também por conjugar todos os aspetos musicais num ato único. Estudos realizados por pedagogos desde inícios do século XX vêm confi rmar exatamente este facto e as próprias medidas educativas apontam cada vez mais como sendo este o caminho para uma educação mais rica e integradora.Repositório ComumHeitor Costa Aguiar de Castro2020-02-01T10:36:34Z2019-01-212019-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31168TID:202398935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:17.905009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança
title A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança
spellingShingle A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança
Heitor Costa Aguiar de Castro
Ensino Artístico
Improvisação
Criação Musical
Educação
title_short A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança
title_full A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança
title_fullStr A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança
title_full_unstemmed A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança
title_sort A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança
author Heitor Costa Aguiar de Castro
author_facet Heitor Costa Aguiar de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Heitor Costa Aguiar de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Artístico
Improvisação
Criação Musical
Educação
topic Ensino Artístico
Improvisação
Criação Musical
Educação
description O propósito deste trabalho é o de perceber e refletir sobre a importância da improvisação no ensino da guitarra. Nele será abordada a história do ensino artístico em Portugal e os princípios pelos quais se rege, serão apresentadas e discutidas a de finição de improvisação, vantagens e abordagens dest a prática para a aplicação na sala de aula. Será também apresentado o trabalho de investigação desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, os seus resultados e consequentes conclusões que dele foram possíveis retirar. A improvisação é um ato espontâneo de criação musical, importante não só por permitir a descoberta e interiorização de novo vocabulário musical, mas também por conjugar todos os aspetos musicais num ato único. Estudos realizados por pedagogos desde inícios do século XX vêm confi rmar exatamente este facto e as próprias medidas educativas apontam cada vez mais como sendo este o caminho para uma educação mais rica e integradora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-21
2019-01-21T00:00:00Z
2020-02-01T10:36:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31168
TID:202398935
url http://hdl.handle.net/10400.26/31168
identifier_str_mv TID:202398935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134917308710912