A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31168 |
Resumo: | O propósito deste trabalho é o de perceber e refletir sobre a importância da improvisação no ensino da guitarra. Nele será abordada a história do ensino artístico em Portugal e os princípios pelos quais se rege, serão apresentadas e discutidas a de finição de improvisação, vantagens e abordagens dest a prática para a aplicação na sala de aula. Será também apresentado o trabalho de investigação desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, os seus resultados e consequentes conclusões que dele foram possíveis retirar. A improvisação é um ato espontâneo de criação musical, importante não só por permitir a descoberta e interiorização de novo vocabulário musical, mas também por conjugar todos os aspetos musicais num ato único. Estudos realizados por pedagogos desde inícios do século XX vêm confi rmar exatamente este facto e as próprias medidas educativas apontam cada vez mais como sendo este o caminho para uma educação mais rica e integradora. |
id |
RCAP_4f3ec8d554606e863ab3e6de1ede4db1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31168 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de BragançaEnsino ArtísticoImprovisaçãoCriação MusicalEducaçãoO propósito deste trabalho é o de perceber e refletir sobre a importância da improvisação no ensino da guitarra. Nele será abordada a história do ensino artístico em Portugal e os princípios pelos quais se rege, serão apresentadas e discutidas a de finição de improvisação, vantagens e abordagens dest a prática para a aplicação na sala de aula. Será também apresentado o trabalho de investigação desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, os seus resultados e consequentes conclusões que dele foram possíveis retirar. A improvisação é um ato espontâneo de criação musical, importante não só por permitir a descoberta e interiorização de novo vocabulário musical, mas também por conjugar todos os aspetos musicais num ato único. Estudos realizados por pedagogos desde inícios do século XX vêm confi rmar exatamente este facto e as próprias medidas educativas apontam cada vez mais como sendo este o caminho para uma educação mais rica e integradora.Repositório ComumHeitor Costa Aguiar de Castro2020-02-01T10:36:34Z2019-01-212019-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31168TID:202398935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:17.905009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança |
title |
A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança |
spellingShingle |
A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança Heitor Costa Aguiar de Castro Ensino Artístico Improvisação Criação Musical Educação |
title_short |
A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança |
title_full |
A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança |
title_fullStr |
A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança |
title_full_unstemmed |
A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança |
title_sort |
A Improvisação no Processo de Ensino Aprendizagem da Guitarra:Estudo de caso com os alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança |
author |
Heitor Costa Aguiar de Castro |
author_facet |
Heitor Costa Aguiar de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heitor Costa Aguiar de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Artístico Improvisação Criação Musical Educação |
topic |
Ensino Artístico Improvisação Criação Musical Educação |
description |
O propósito deste trabalho é o de perceber e refletir sobre a importância da improvisação no ensino da guitarra. Nele será abordada a história do ensino artístico em Portugal e os princípios pelos quais se rege, serão apresentadas e discutidas a de finição de improvisação, vantagens e abordagens dest a prática para a aplicação na sala de aula. Será também apresentado o trabalho de investigação desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, os seus resultados e consequentes conclusões que dele foram possíveis retirar. A improvisação é um ato espontâneo de criação musical, importante não só por permitir a descoberta e interiorização de novo vocabulário musical, mas também por conjugar todos os aspetos musicais num ato único. Estudos realizados por pedagogos desde inícios do século XX vêm confi rmar exatamente este facto e as próprias medidas educativas apontam cada vez mais como sendo este o caminho para uma educação mais rica e integradora. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-21 2019-01-21T00:00:00Z 2020-02-01T10:36:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31168 TID:202398935 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31168 |
identifier_str_mv |
TID:202398935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134917308710912 |