Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Antonio Layton Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32777
Resumo: During the second half of 2015, the research group Sonoridades Múltiplas [Multiple Sonorities], headed by the professor Consiglia Latorre, from Federal University of Ceará, offered a series of free improvisation workshops to the students of the graduation course in Music in order to give them other ways to experiment improvisational processes and to increase their listenings. This cartography intends, through a flowing-text, to revisit this creative process and to trace the changing created on the bodies of those students – some already marked by processes of disciplinarization begotten by Music Formal Education of Conservatory standards, some not so much – from their free improvisation dives. Provided by DeleuzeGuattari's critics of capitalism and its mode of production; Jean-Luc Nancy's, Murray Schafer's, Conrado Silva's thoughts about listening; the Michel Foucault's analysis of discipline and its modes of bodies' domination; as Chefa Alonso's and Rogério Costa's lucubrations about free improvisation, this research aims to mark the turning point where the bodies of Music students could break off, through the listening and the free improvisation practice as an engine of creative processes, the bodyinstrument productive and capitalist and turn in body-musical instruments opened to their expressiveness and to the soundscapes (as to social, political and conceptual landscapes) around them.
id UFC-7_7536a13302ed0412555e3660a2722b56
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32777
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livreImprovisação livreEducação musicalCorpoProcesso de criaçãoFilosofias da diferençaEscutaDuring the second half of 2015, the research group Sonoridades Múltiplas [Multiple Sonorities], headed by the professor Consiglia Latorre, from Federal University of Ceará, offered a series of free improvisation workshops to the students of the graduation course in Music in order to give them other ways to experiment improvisational processes and to increase their listenings. This cartography intends, through a flowing-text, to revisit this creative process and to trace the changing created on the bodies of those students – some already marked by processes of disciplinarization begotten by Music Formal Education of Conservatory standards, some not so much – from their free improvisation dives. Provided by DeleuzeGuattari's critics of capitalism and its mode of production; Jean-Luc Nancy's, Murray Schafer's, Conrado Silva's thoughts about listening; the Michel Foucault's analysis of discipline and its modes of bodies' domination; as Chefa Alonso's and Rogério Costa's lucubrations about free improvisation, this research aims to mark the turning point where the bodies of Music students could break off, through the listening and the free improvisation practice as an engine of creative processes, the bodyinstrument productive and capitalist and turn in body-musical instruments opened to their expressiveness and to the soundscapes (as to social, political and conceptual landscapes) around them.Durante o segundo semestre de 2015, o grupo de pesquisa Sonoridades Múltiplas, coordenado pela profa. Consiglia Latorre, da Universidade Federal do Ceará, ofereceu uma série de oficinas de improvisação livre em música para os alunos da licenciatura em Música e demais interessados da comunidade acadêmica ou externa a fim de propor-lhes outros modos de convivência com a improvisação e com a escuta. Esta cartografia busca, através de um texto-fluxo, revisitar este processo e marcar as mudanças geradas nos corpos dos alunos de Música – alguns já marcados pela disciplinarização da educação formal de modelo conservatorial, outros nem tanto – a partir de suas imersões na improvisação livre. Munida da crítica de Deleuze-Guattari ao capitalismo e a seu modo de produção; do pensamento de Jean-Luc Nancy, Murray Schafer e Conrado Silva acerca da escuta; da análise de Michel Foucault em relação à disciplina e seus modos de dominação dos corpos; assim como das elucubrações de Chefa Alonso e Rogério Costa acerca da improvisação livre, esta pesquisa objetiva marcar o ponto de virada em que os corpos dos estudantes de Música da UFC puderam, através da escuta e da prática de improvisação como motor de processos criativos, romper o corpo-instrumento capitalista e produtivo e tornarem-se corpos-instrumento musicais expressivos e atentos às paisagens (sonoras, sociais, políticas, conceituais) que lhes rodeiam.Kroef, Ada Beatriz GallicchioLatorre, Maria Consiglia Raphaela CarrozzoMaia, Antonio Layton Souza2018-06-11T17:35:13Z2018-06-11T17:35:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Antonio Layton Souza. Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Artes, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32777porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-14T11:45:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32777Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:43.919356Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre
title Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre
spellingShingle Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre
Maia, Antonio Layton Souza
Improvisação livre
Educação musical
Corpo
Processo de criação
Filosofias da diferença
Escuta
title_short Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre
title_full Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre
title_fullStr Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre
title_full_unstemmed Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre
title_sort Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre
author Maia, Antonio Layton Souza
author_facet Maia, Antonio Layton Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kroef, Ada Beatriz Gallicchio
Latorre, Maria Consiglia Raphaela Carrozzo
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Antonio Layton Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Improvisação livre
Educação musical
Corpo
Processo de criação
Filosofias da diferença
Escuta
topic Improvisação livre
Educação musical
Corpo
Processo de criação
Filosofias da diferença
Escuta
description During the second half of 2015, the research group Sonoridades Múltiplas [Multiple Sonorities], headed by the professor Consiglia Latorre, from Federal University of Ceará, offered a series of free improvisation workshops to the students of the graduation course in Music in order to give them other ways to experiment improvisational processes and to increase their listenings. This cartography intends, through a flowing-text, to revisit this creative process and to trace the changing created on the bodies of those students – some already marked by processes of disciplinarization begotten by Music Formal Education of Conservatory standards, some not so much – from their free improvisation dives. Provided by DeleuzeGuattari's critics of capitalism and its mode of production; Jean-Luc Nancy's, Murray Schafer's, Conrado Silva's thoughts about listening; the Michel Foucault's analysis of discipline and its modes of bodies' domination; as Chefa Alonso's and Rogério Costa's lucubrations about free improvisation, this research aims to mark the turning point where the bodies of Music students could break off, through the listening and the free improvisation practice as an engine of creative processes, the bodyinstrument productive and capitalist and turn in body-musical instruments opened to their expressiveness and to the soundscapes (as to social, political and conceptual landscapes) around them.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11T17:35:13Z
2018-06-11T17:35:13Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA, Antonio Layton Souza. Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Artes, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32777
identifier_str_mv MAIA, Antonio Layton Souza. Sonoridades múltiplas: corpos-instrumento musicais à escuta em oficinas de improvisação livre. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Artes, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2018.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028742283395072