Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/29919 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo principal perceber de que forma as crenças e práticas de literacia familiar, influenciam o desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano do 1º ciclo de escolaridade. Para alcançar este objetivo, realizou-se um estudo quantitativo, do tipo correlacional transversal, com uma amostra constituída por 45 crianças do 1º ano de escolaridade e os seus pais (45 mães e 41 pais. Para avaliar as competências linguísticas das crianças foi utilizado o Teste de Identificação de Competências Linguísticas (T.I.C.L.; Viana, 2004). O Questionário sobre práticas de literacia Familiar (Mata, 2002) e o Questionário de crenças dos progenitores sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita (Mata, 2002) foram utilizados para avaliar as práticas e as crenças de literacia familiar, respetivamente. Foi também utilizado um Questionário Sociodemográfico. Os resultados deste estudo indicam que variáveis sociodemográficas da criança, como o género e o tipo de ensino frequentado, estavam relacionadas com as práticas de literacia familiar, crenças parentais sobre a literacia e competências linguísticas da criança. Foram ainda encontradas diferenças significativas nas crenças parentais em função da existência de irmãos, e uma relação entre a escolaridade materna e as práticas de literacia familiar. As crenças parentais mostraram ainda estar negativamente relacionadas com as competências linguísticas da criança. Este estudo veio contribuir para a literatura existente sobre este tema, considerando tanto as crenças parentais como as suas práticas de literacia familiar, sugerindo que se tratam de construtos distintos, não necessariamente relacionados. |
id |
RCAP_4f437f2975e251396a630f3d039ea638 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29919 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridadePráticas de literacia familiarCrençasCompetências linguísticasLiteracia familiarPractices of family literacyBeliefsLinguistic competencesFamily literacyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo teve como objetivo principal perceber de que forma as crenças e práticas de literacia familiar, influenciam o desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano do 1º ciclo de escolaridade. Para alcançar este objetivo, realizou-se um estudo quantitativo, do tipo correlacional transversal, com uma amostra constituída por 45 crianças do 1º ano de escolaridade e os seus pais (45 mães e 41 pais. Para avaliar as competências linguísticas das crianças foi utilizado o Teste de Identificação de Competências Linguísticas (T.I.C.L.; Viana, 2004). O Questionário sobre práticas de literacia Familiar (Mata, 2002) e o Questionário de crenças dos progenitores sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita (Mata, 2002) foram utilizados para avaliar as práticas e as crenças de literacia familiar, respetivamente. Foi também utilizado um Questionário Sociodemográfico. Os resultados deste estudo indicam que variáveis sociodemográficas da criança, como o género e o tipo de ensino frequentado, estavam relacionadas com as práticas de literacia familiar, crenças parentais sobre a literacia e competências linguísticas da criança. Foram ainda encontradas diferenças significativas nas crenças parentais em função da existência de irmãos, e uma relação entre a escolaridade materna e as práticas de literacia familiar. As crenças parentais mostraram ainda estar negativamente relacionadas com as competências linguísticas da criança. Este estudo veio contribuir para a literatura existente sobre este tema, considerando tanto as crenças parentais como as suas práticas de literacia familiar, sugerindo que se tratam de construtos distintos, não necessariamente relacionados.The main aim of this study was to understand how the beliefs and practices of family literacy influence the development of literacy in children of the first year of the first cycle of education. To achieve this objective, a quantitative cross-sectional correlational study was conducted, with a sample of 45 first-grade children and their parents (45 mothers and 41 fathers). To assess children’s language skills, the Teste de Identificação de Competências Linguísticas (T.I.C.L.; Viana, 2004) was used. The Questionário sobre práticas de literacia Familiar (Mata, 2002) and the Questionário de crenças dos progenitores sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita (Mata, 2002) were used to assess practices and beliefs regarding family literacy. In addition, a Sociodemographic Questionnaire was used. The results of this study showed that children's sociodemographic variables, such as gender and type of education attended, were related to family literacy practices, parental beliefs about children's literacy, and children’s language skills. Significant differences in parental beliefs were also found, according to the existence of siblings, and a relationship between maternal education and family literacy practices. A Parents’ beliefs were also negatively related with children's language skills. This study came to contribute to the existing literature about this theme, considering both parents’ beliefs and their practices of family literacy, suggesting that these are distinct constructs, not necessarily related.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Filipa Dias2020-03-13T08:21:48Z2020-02-0620192020-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29919TID:202446840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:05.640355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade |
title |
Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade Gonçalves, Filipa Dias Práticas de literacia familiar Crenças Competências linguísticas Literacia familiar Practices of family literacy Beliefs Linguistic competences Family literacy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade |
title_full |
Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade |
title_sort |
Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade |
author |
Gonçalves, Filipa Dias |
author_facet |
Gonçalves, Filipa Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Filipa Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de literacia familiar Crenças Competências linguísticas Literacia familiar Practices of family literacy Beliefs Linguistic competences Family literacy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Práticas de literacia familiar Crenças Competências linguísticas Literacia familiar Practices of family literacy Beliefs Linguistic competences Family literacy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
O presente estudo teve como objetivo principal perceber de que forma as crenças e práticas de literacia familiar, influenciam o desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano do 1º ciclo de escolaridade. Para alcançar este objetivo, realizou-se um estudo quantitativo, do tipo correlacional transversal, com uma amostra constituída por 45 crianças do 1º ano de escolaridade e os seus pais (45 mães e 41 pais. Para avaliar as competências linguísticas das crianças foi utilizado o Teste de Identificação de Competências Linguísticas (T.I.C.L.; Viana, 2004). O Questionário sobre práticas de literacia Familiar (Mata, 2002) e o Questionário de crenças dos progenitores sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita (Mata, 2002) foram utilizados para avaliar as práticas e as crenças de literacia familiar, respetivamente. Foi também utilizado um Questionário Sociodemográfico. Os resultados deste estudo indicam que variáveis sociodemográficas da criança, como o género e o tipo de ensino frequentado, estavam relacionadas com as práticas de literacia familiar, crenças parentais sobre a literacia e competências linguísticas da criança. Foram ainda encontradas diferenças significativas nas crenças parentais em função da existência de irmãos, e uma relação entre a escolaridade materna e as práticas de literacia familiar. As crenças parentais mostraram ainda estar negativamente relacionadas com as competências linguísticas da criança. Este estudo veio contribuir para a literatura existente sobre este tema, considerando tanto as crenças parentais como as suas práticas de literacia familiar, sugerindo que se tratam de construtos distintos, não necessariamente relacionados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-13T08:21:48Z 2020-02-06 2020-02-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/29919 TID:202446840 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/29919 |
identifier_str_mv |
TID:202446840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131950716289024 |