Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Filipa Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29919
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal perceber de que forma as crenças e práticas de literacia familiar, influenciam o desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano do 1º ciclo de escolaridade. Para alcançar este objetivo, realizou-se um estudo quantitativo, do tipo correlacional transversal, com uma amostra constituída por 45 crianças do 1º ano de escolaridade e os seus pais (45 mães e 41 pais. Para avaliar as competências linguísticas das crianças foi utilizado o Teste de Identificação de Competências Linguísticas (T.I.C.L.; Viana, 2004). O Questionário sobre práticas de literacia Familiar (Mata, 2002) e o Questionário de crenças dos progenitores sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita (Mata, 2002) foram utilizados para avaliar as práticas e as crenças de literacia familiar, respetivamente. Foi também utilizado um Questionário Sociodemográfico. Os resultados deste estudo indicam que variáveis sociodemográficas da criança, como o género e o tipo de ensino frequentado, estavam relacionadas com as práticas de literacia familiar, crenças parentais sobre a literacia e competências linguísticas da criança. Foram ainda encontradas diferenças significativas nas crenças parentais em função da existência de irmãos, e uma relação entre a escolaridade materna e as práticas de literacia familiar. As crenças parentais mostraram ainda estar negativamente relacionadas com as competências linguísticas da criança. Este estudo veio contribuir para a literatura existente sobre este tema, considerando tanto as crenças parentais como as suas práticas de literacia familiar, sugerindo que se tratam de construtos distintos, não necessariamente relacionados.
id RCAP_4f437f2975e251396a630f3d039ea638
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridadePráticas de literacia familiarCrençasCompetências linguísticasLiteracia familiarPractices of family literacyBeliefsLinguistic competencesFamily literacyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo teve como objetivo principal perceber de que forma as crenças e práticas de literacia familiar, influenciam o desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano do 1º ciclo de escolaridade. Para alcançar este objetivo, realizou-se um estudo quantitativo, do tipo correlacional transversal, com uma amostra constituída por 45 crianças do 1º ano de escolaridade e os seus pais (45 mães e 41 pais. Para avaliar as competências linguísticas das crianças foi utilizado o Teste de Identificação de Competências Linguísticas (T.I.C.L.; Viana, 2004). O Questionário sobre práticas de literacia Familiar (Mata, 2002) e o Questionário de crenças dos progenitores sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita (Mata, 2002) foram utilizados para avaliar as práticas e as crenças de literacia familiar, respetivamente. Foi também utilizado um Questionário Sociodemográfico. Os resultados deste estudo indicam que variáveis sociodemográficas da criança, como o género e o tipo de ensino frequentado, estavam relacionadas com as práticas de literacia familiar, crenças parentais sobre a literacia e competências linguísticas da criança. Foram ainda encontradas diferenças significativas nas crenças parentais em função da existência de irmãos, e uma relação entre a escolaridade materna e as práticas de literacia familiar. As crenças parentais mostraram ainda estar negativamente relacionadas com as competências linguísticas da criança. Este estudo veio contribuir para a literatura existente sobre este tema, considerando tanto as crenças parentais como as suas práticas de literacia familiar, sugerindo que se tratam de construtos distintos, não necessariamente relacionados.The main aim of this study was to understand how the beliefs and practices of family literacy influence the development of literacy in children of the first year of the first cycle of education. To achieve this objective, a quantitative cross-sectional correlational study was conducted, with a sample of 45 first-grade children and their parents (45 mothers and 41 fathers). To assess children’s language skills, the Teste de Identificação de Competências Linguísticas (T.I.C.L.; Viana, 2004) was used. The Questionário sobre práticas de literacia Familiar (Mata, 2002) and the Questionário de crenças dos progenitores sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita (Mata, 2002) were used to assess practices and beliefs regarding family literacy. In addition, a Sociodemographic Questionnaire was used. The results of this study showed that children's sociodemographic variables, such as gender and type of education attended, were related to family literacy practices, parental beliefs about children's literacy, and children’s language skills. Significant differences in parental beliefs were also found, according to the existence of siblings, and a relationship between maternal education and family literacy practices. A Parents’ beliefs were also negatively related with children's language skills. This study came to contribute to the existing literature about this theme, considering both parents’ beliefs and their practices of family literacy, suggesting that these are distinct constructs, not necessarily related.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Filipa Dias2020-03-13T08:21:48Z2020-02-0620192020-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29919TID:202446840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:31Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:05.640355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
title Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
spellingShingle Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
Gonçalves, Filipa Dias
Práticas de literacia familiar
Crenças
Competências linguísticas
Literacia familiar
Practices of family literacy
Beliefs
Linguistic competences
Family literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
title_full Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
title_fullStr Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
title_sort Influência das crenças e práticas da literacia familiar, no desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano de escolaridade
author Gonçalves, Filipa Dias
author_facet Gonçalves, Filipa Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Filipa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de literacia familiar
Crenças
Competências linguísticas
Literacia familiar
Practices of family literacy
Beliefs
Linguistic competences
Family literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Práticas de literacia familiar
Crenças
Competências linguísticas
Literacia familiar
Practices of family literacy
Beliefs
Linguistic competences
Family literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O presente estudo teve como objetivo principal perceber de que forma as crenças e práticas de literacia familiar, influenciam o desenvolvimento da literacia em crianças do 1º ano do 1º ciclo de escolaridade. Para alcançar este objetivo, realizou-se um estudo quantitativo, do tipo correlacional transversal, com uma amostra constituída por 45 crianças do 1º ano de escolaridade e os seus pais (45 mães e 41 pais. Para avaliar as competências linguísticas das crianças foi utilizado o Teste de Identificação de Competências Linguísticas (T.I.C.L.; Viana, 2004). O Questionário sobre práticas de literacia Familiar (Mata, 2002) e o Questionário de crenças dos progenitores sobre o processo de aprendizagem da leitura e escrita (Mata, 2002) foram utilizados para avaliar as práticas e as crenças de literacia familiar, respetivamente. Foi também utilizado um Questionário Sociodemográfico. Os resultados deste estudo indicam que variáveis sociodemográficas da criança, como o género e o tipo de ensino frequentado, estavam relacionadas com as práticas de literacia familiar, crenças parentais sobre a literacia e competências linguísticas da criança. Foram ainda encontradas diferenças significativas nas crenças parentais em função da existência de irmãos, e uma relação entre a escolaridade materna e as práticas de literacia familiar. As crenças parentais mostraram ainda estar negativamente relacionadas com as competências linguísticas da criança. Este estudo veio contribuir para a literatura existente sobre este tema, considerando tanto as crenças parentais como as suas práticas de literacia familiar, sugerindo que se tratam de construtos distintos, não necessariamente relacionados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-13T08:21:48Z
2020-02-06
2020-02-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/29919
TID:202446840
url http://hdl.handle.net/10400.14/29919
identifier_str_mv TID:202446840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131950716289024