Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32763 |
Resumo: | Introdução: A literacia emergente ou precoce é a primeira fase de construção e desenvolvimento da literacia e deve ser vista como um processo de desenvolvimento contínuo que começa nos primeiros anos de vida e se desenvolve em contextos reais de cada pessoa. Método: Procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi sistematizar o conhecimento sobre a nova abordagem da construção e apreensão da literacia. Resultados e discussão: Foram consideradas três principais áreas de apreciação: estratégias/atividades promotoras de literacia familiar, leitura partilhada de histórias (enquanto prática de literacia familiar mais conducente ao desenvolvimento da literacia emergente) e repercussões positivas da promoção precoce desta prática no desenvolvimento integral da criança. Reconhece-se, atualmente, uma nova visão da família em geral, e dos pais/figuras parentais em particular, além da própria criança, frente ao processo de literacia em si. Estes passaram a ser considerados como elementos-chave e sua participação nesse processo deve ser mobilizada o mais cedo possível em relação aos Cuidados de Saúde Primários. |
id |
RCAP_e82c076f836220d50629ace09427b87d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32763 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criançaLiteracia emergenteLiteracia precocePráticas de literacia familiarPráticas emergentes de literaciaDesenvolvimento infantilChild developmentEarly literacyEmergent literacyEmergent literacy practicesFamily literacy practicesIntrodução: A literacia emergente ou precoce é a primeira fase de construção e desenvolvimento da literacia e deve ser vista como um processo de desenvolvimento contínuo que começa nos primeiros anos de vida e se desenvolve em contextos reais de cada pessoa. Método: Procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi sistematizar o conhecimento sobre a nova abordagem da construção e apreensão da literacia. Resultados e discussão: Foram consideradas três principais áreas de apreciação: estratégias/atividades promotoras de literacia familiar, leitura partilhada de histórias (enquanto prática de literacia familiar mais conducente ao desenvolvimento da literacia emergente) e repercussões positivas da promoção precoce desta prática no desenvolvimento integral da criança. Reconhece-se, atualmente, uma nova visão da família em geral, e dos pais/figuras parentais em particular, além da própria criança, frente ao processo de literacia em si. Estes passaram a ser considerados como elementos-chave e sua participação nesse processo deve ser mobilizada o mais cedo possível em relação aos Cuidados de Saúde Primários.Introduction: Emergent or early literacy is the first phase of construction and development of literacy and should be seen as a continuous developmental process that begins in the first years of life and which develops in the real environment of each person. Method: An integrative review of the literature was carried out, whose objectivewas to systematize the knowledge about the new approach to the construction and apprehension of literacy. Results and Discussion: Three main areas of assessment were considered: strategies/activities promoting family literacy, shared reading of stories (as a practice of family literacy more conducive to the development of emerging literacy), and positive repercussions of the early promotion of this practice in the integral development of a child. When looking at the process of literacy, there is currently a new vision involving not only the child but also the family in general and the parents in particular. These are now being regarded as key elements and their participation in this process must be mobilized as early as possible concerning Primary Health Care.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaResende, AnaFigueiredo, Maria Henriqueta2021-04-27T14:06:16Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32763por0870-902510.1159/00049226585059195499info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:43:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:29.781180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança |
title |
Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança |
spellingShingle |
Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança Resende, Ana Literacia emergente Literacia precoce Práticas de literacia familiar Práticas emergentes de literacia Desenvolvimento infantil Child development Early literacy Emergent literacy Emergent literacy practices Family literacy practices |
title_short |
Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança |
title_full |
Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança |
title_fullStr |
Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança |
title_full_unstemmed |
Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança |
title_sort |
Práticas de literacia familiar: uma estratégia de educação para a saúde para o desenvolvimento integral da criança |
author |
Resende, Ana |
author_facet |
Resende, Ana Figueiredo, Maria Henriqueta |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Maria Henriqueta |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Ana Figueiredo, Maria Henriqueta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia emergente Literacia precoce Práticas de literacia familiar Práticas emergentes de literacia Desenvolvimento infantil Child development Early literacy Emergent literacy Emergent literacy practices Family literacy practices |
topic |
Literacia emergente Literacia precoce Práticas de literacia familiar Práticas emergentes de literacia Desenvolvimento infantil Child development Early literacy Emergent literacy Emergent literacy practices Family literacy practices |
description |
Introdução: A literacia emergente ou precoce é a primeira fase de construção e desenvolvimento da literacia e deve ser vista como um processo de desenvolvimento contínuo que começa nos primeiros anos de vida e se desenvolve em contextos reais de cada pessoa. Método: Procedeu-se a uma revisão integrativa da literatura, cujo objetivo foi sistematizar o conhecimento sobre a nova abordagem da construção e apreensão da literacia. Resultados e discussão: Foram consideradas três principais áreas de apreciação: estratégias/atividades promotoras de literacia familiar, leitura partilhada de histórias (enquanto prática de literacia familiar mais conducente ao desenvolvimento da literacia emergente) e repercussões positivas da promoção precoce desta prática no desenvolvimento integral da criança. Reconhece-se, atualmente, uma nova visão da família em geral, e dos pais/figuras parentais em particular, além da própria criança, frente ao processo de literacia em si. Estes passaram a ser considerados como elementos-chave e sua participação nesse processo deve ser mobilizada o mais cedo possível em relação aos Cuidados de Saúde Primários. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2021-04-27T14:06:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/32763 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/32763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0870-9025 10.1159/000492265 85059195499 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131981551763456 |