Experiências didáticas para o ensino da física da 10º ano escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alice Maria Gonçalves Pinto de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/22718
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
id RCAP_4f5c368e08b29a96ea9232e679f332b6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22718
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experiências didáticas para o ensino da física da 10º ano escolaridade53:372.853372.853:53371.388373.5Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)O presente trabalho pretende ser um contributo para o ensino experimental da Física do 10.º ano de escolaridade, tendo como tema de fundo a Energia. Procurou-se desenvolver um conjunto de experiências didáticas demonstrativas, diversificadas e contextualizadas historicamente, defendendo-se que, se a educação em ciências pretende que o aluno compreenda o mundo físico, perceba e utilize o conhecimento conceptual e processual que os cientistas desenvolveram para os auxiliar nessa tarefa, uma parte importante é, então, a familiarização com esse mundo. Não se advoga uma abordagem da ciência como um conjunto de invenções e descobertas individuais, herméticas e fixas, limitando-se a expor as ideias centrais das teorias e suas aplicações imediatas sem considerar o processo subjacente à construção dessas hipóteses, mas a adoção de uma perspectiva dinâmica, podendo ser uma ferramenta útil para a formação de alunos críticos e com capacidade de reflexão. Não se pretende uma postura passiva por parte dos alunos, mas sim permitir que estes se coloquem no papel de cientistas: discutindo, desenvolvendo hipóteses, projetando novas experiências, prevendo resultados e regressando para novas hipóteses e mais atividades, projetadas por eles. Pretende-se uma aprendizagem ativa, onde as atividades mostrem o que acontece e por que acontece. Cada protótipo está devidamente enquadrado em termos dos conteúdos abordados no 10.º ano do ensino secundário. Apresenta-se o princípio subjacente ao seu funcionamento, bem como sugestões didáticas para a sua aplicação. A descrição das várias etapas de construção dos protótipos das atividades propostas permite a sua concretização pelos professores. Pretende-se demonstrar que é possível a construção e exploração de montagens experimentais feitas com materiais do dia-a-dia, acessíveis a qualquer Escola, com procedimentos de construção simples.This work wants to be a contribution to the experimental teaching of Physics for the 10th grade, having the theme “Energy” as topic idea. The work was designed in order to develop a set of didactic experiments, historically defined, assuming that, if the education for sciences wants the student to understand the physical world and to use the conceptual and procedural knowledge that the scientists have developed to assist them in that task, then it is important for them to become familiar with that world. It doesn’t defend an approach to science as a group of individual inventions and discoveries, tight and immutable, just exposing the central ideas of theories and their immediate application without considering the underlying process which was the basis for the construction of the same hypothesis – it adopts a dynamic perspective and thus it can be a useful tool for the training of critical and reflective capacities in students. Students are not expected to be passive; rather, it is anticipated that they act as scientists: discussing, developing hypothesis, projecting new experiments, predicting results and going back to new hypotheses and further activities planned by them. It is intended that students have a proactive learning, where activities show what happens and why it happens. Each prototype is duly set in the curricula of the 10th grade of Secondary education. The underlying principle of how it works and the didactic suggestions of its application are presented. Furthermore, the description of the several stages of construction of the prototypes allows them to be made real by the teachers. It is meant to demonstrate that it is possible to build and explore experimental sets made with every day materials that any school can purchase and build.Moura, C.Cunha, L.Universidade do MinhoCarvalho, Alice Maria Gonçalves Pinto de20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/22718porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22718Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:17.486094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experiências didáticas para o ensino da física da 10º ano escolaridade
title Experiências didáticas para o ensino da física da 10º ano escolaridade
spellingShingle Experiências didáticas para o ensino da física da 10º ano escolaridade
Carvalho, Alice Maria Gonçalves Pinto de
53:372.853
372.853:53
371.388
373.5
title_short Experiências didáticas para o ensino da física da 10º ano escolaridade
title_full Experiências didáticas para o ensino da física da 10º ano escolaridade
title_fullStr Experiências didáticas para o ensino da física da 10º ano escolaridade
title_full_unstemmed Experiências didáticas para o ensino da física da 10º ano escolaridade
title_sort Experiências didáticas para o ensino da física da 10º ano escolaridade
author Carvalho, Alice Maria Gonçalves Pinto de
author_facet Carvalho, Alice Maria Gonçalves Pinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, C.
Cunha, L.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alice Maria Gonçalves Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv 53:372.853
372.853:53
371.388
373.5
topic 53:372.853
372.853:53
371.388
373.5
description Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/22718
url http://hdl.handle.net/1822/22718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132933359927296