A consciência fonológica ao serviço da competência leitora: os sons das palavras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Helena Maria Arruda Mesquita
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1086
Resumo: Este trabalho nasce na sequência da construção de um projeto de intervenção direcionado a crianças em idade pré-escolar, e cuja problemática e intencionalidade se centrou no desenvolvimento de tarefas específicas na área da consciência fonológica. Com ele se visava o desenvolvimento de diferentes competências linguísticas e, muito em particular, um acesso mais facilitado à aprendizagem da leitura e escrita. A consciência fonológica surge aqui envolvida numa dinâmica teia que abraça a linguagem, enquanto forma privilegiada de comunicação nas vertentes indissociáveis da oralidade e da escrita. Encarando nós a criança como sendo construtora da sua própria aprendizagem, num dos ambientes em que ela se move de forma que se pretende o mais natural possível que é justamente o jardim de infância. Conscientes da relevância da consciência linguística para a criança, nesta fase tão peculiar e fundamental do seu desenvolvimento, e do papel do jardim de infância, implementámos e explorámos diferentes estratégias com as crianças intervenientes, de acordo com uma estrutura e sequência específica, no sentido de favorecer o seu desenvolvimento de um modo mais ativo. Ao longo do caminho, fomos construindo materiais que consideramos essenciais para levar a bom porto as atividades implementadas, de forma a corresponder aos interesses, necessidades e caraterísticas do grupo de crianças alvo da intervenção. Como ponto de partida, e esta foi uma das nossas preocupações mais prementes, até porque nos encontramos numa dinâmica de animação da leitura, assegurámos a utilização de textos significativos e (re)conhecidos pelas crianças. Previamente à intervenção e numa fase posterior à mesma, procurámos diagnosticar as competências do grupo alvo, mediante a aplicação de uma bateria de provas fonológicas, o que nos permitiu um olhar avaliativo sobre o v trabalho desenvolvido junto de 24 crianças. Para esse efeito, socorremo-nos ainda de outros instrumentos de recolha de dados, como inquéritos e notas de campo, os quais nos permitiram um olhar mais contextualizado sobre os níveis de desempenhos alcançados pelas crianças.
id RCAP_4f77e1e08c1a49de2856d2361c01a495
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A consciência fonológica ao serviço da competência leitora: os sons das palavrasFonologiaAnimação da leituraLinguísticaLinguagem oral e escritaEducação pré-escolarEste trabalho nasce na sequência da construção de um projeto de intervenção direcionado a crianças em idade pré-escolar, e cuja problemática e intencionalidade se centrou no desenvolvimento de tarefas específicas na área da consciência fonológica. Com ele se visava o desenvolvimento de diferentes competências linguísticas e, muito em particular, um acesso mais facilitado à aprendizagem da leitura e escrita. A consciência fonológica surge aqui envolvida numa dinâmica teia que abraça a linguagem, enquanto forma privilegiada de comunicação nas vertentes indissociáveis da oralidade e da escrita. Encarando nós a criança como sendo construtora da sua própria aprendizagem, num dos ambientes em que ela se move de forma que se pretende o mais natural possível que é justamente o jardim de infância. Conscientes da relevância da consciência linguística para a criança, nesta fase tão peculiar e fundamental do seu desenvolvimento, e do papel do jardim de infância, implementámos e explorámos diferentes estratégias com as crianças intervenientes, de acordo com uma estrutura e sequência específica, no sentido de favorecer o seu desenvolvimento de um modo mais ativo. Ao longo do caminho, fomos construindo materiais que consideramos essenciais para levar a bom porto as atividades implementadas, de forma a corresponder aos interesses, necessidades e caraterísticas do grupo de crianças alvo da intervenção. Como ponto de partida, e esta foi uma das nossas preocupações mais prementes, até porque nos encontramos numa dinâmica de animação da leitura, assegurámos a utilização de textos significativos e (re)conhecidos pelas crianças. Previamente à intervenção e numa fase posterior à mesma, procurámos diagnosticar as competências do grupo alvo, mediante a aplicação de uma bateria de provas fonológicas, o que nos permitiu um olhar avaliativo sobre o v trabalho desenvolvido junto de 24 crianças. Para esse efeito, socorremo-nos ainda de outros instrumentos de recolha de dados, como inquéritos e notas de campo, os quais nos permitiram um olhar mais contextualizado sobre os níveis de desempenhos alcançados pelas crianças.This work began as the result of an intervention project oriented for preschool children, while it’s problematic and intent was based on the development of specific tasks in the area of phonological awareness. This project’s aim was the development of different language skills, particularly, an easy access to the learning of reading and writing. The phonological awareness is wrapped in a dynamic web that embraces language, as a privileged form of communication along the inseparable lines of oral and writing. Facing the fact that the child builds his/hers own learning, kindergarten is truly the environment where he/she integrates and responds as natural as it is expected. Owning the fact that linguistic awareness is relevant to the child, during this peculiar and fundamental stage of hers/his development, and bearing in mind the role of kindergarten, we have implemented and explored different strategies with the children involved, with a specific structure and sequence, in order to encourage their development more actively. We built materials, along the way, that we considered to be essential to carry on successfully the implemented activities, so as to correspond to the interests, needs and characteristics of the children in the study group. As a starting point we were sure to use meaningful texts that the children would know and/or recognize, and this was one of our major concerns because we found ourselves in a dynamic of reading animation. Before and after the intervention, we sought to diagnose the target group competences, through a series of phonological tests, which enabled us to assess the undergoing work along with all 24 children. Before and after the intervention, we sought to diagnose the target group competences, through a series of phonological tests, which enabled vi us to assess the undergoing work along with all 24 children. For that matter, we used several data collection tools, such as inquiries and field notes that made possible for us to have a more contextualized view, over the performance levels the children were able to achieve.2012-06-11T10:48:57Z2013-05-20T14:03:41Z2012-03-01T00:00:00Z2012-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plaintext/plaintext/plaintext/plaintext/plaintext/plaintext/plaintext/plainapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1086porMaciel, Helena Maria Arruda Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:37Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:37.835212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A consciência fonológica ao serviço da competência leitora: os sons das palavras
title A consciência fonológica ao serviço da competência leitora: os sons das palavras
spellingShingle A consciência fonológica ao serviço da competência leitora: os sons das palavras
Maciel, Helena Maria Arruda Mesquita
Fonologia
Animação da leitura
Linguística
Linguagem oral e escrita
Educação pré-escolar
title_short A consciência fonológica ao serviço da competência leitora: os sons das palavras
title_full A consciência fonológica ao serviço da competência leitora: os sons das palavras
title_fullStr A consciência fonológica ao serviço da competência leitora: os sons das palavras
title_full_unstemmed A consciência fonológica ao serviço da competência leitora: os sons das palavras
title_sort A consciência fonológica ao serviço da competência leitora: os sons das palavras
author Maciel, Helena Maria Arruda Mesquita
author_facet Maciel, Helena Maria Arruda Mesquita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Helena Maria Arruda Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Fonologia
Animação da leitura
Linguística
Linguagem oral e escrita
Educação pré-escolar
topic Fonologia
Animação da leitura
Linguística
Linguagem oral e escrita
Educação pré-escolar
description Este trabalho nasce na sequência da construção de um projeto de intervenção direcionado a crianças em idade pré-escolar, e cuja problemática e intencionalidade se centrou no desenvolvimento de tarefas específicas na área da consciência fonológica. Com ele se visava o desenvolvimento de diferentes competências linguísticas e, muito em particular, um acesso mais facilitado à aprendizagem da leitura e escrita. A consciência fonológica surge aqui envolvida numa dinâmica teia que abraça a linguagem, enquanto forma privilegiada de comunicação nas vertentes indissociáveis da oralidade e da escrita. Encarando nós a criança como sendo construtora da sua própria aprendizagem, num dos ambientes em que ela se move de forma que se pretende o mais natural possível que é justamente o jardim de infância. Conscientes da relevância da consciência linguística para a criança, nesta fase tão peculiar e fundamental do seu desenvolvimento, e do papel do jardim de infância, implementámos e explorámos diferentes estratégias com as crianças intervenientes, de acordo com uma estrutura e sequência específica, no sentido de favorecer o seu desenvolvimento de um modo mais ativo. Ao longo do caminho, fomos construindo materiais que consideramos essenciais para levar a bom porto as atividades implementadas, de forma a corresponder aos interesses, necessidades e caraterísticas do grupo de crianças alvo da intervenção. Como ponto de partida, e esta foi uma das nossas preocupações mais prementes, até porque nos encontramos numa dinâmica de animação da leitura, assegurámos a utilização de textos significativos e (re)conhecidos pelas crianças. Previamente à intervenção e numa fase posterior à mesma, procurámos diagnosticar as competências do grupo alvo, mediante a aplicação de uma bateria de provas fonológicas, o que nos permitiu um olhar avaliativo sobre o v trabalho desenvolvido junto de 24 crianças. Para esse efeito, socorremo-nos ainda de outros instrumentos de recolha de dados, como inquéritos e notas de campo, os quais nos permitiram um olhar mais contextualizado sobre os níveis de desempenhos alcançados pelas crianças.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-11T10:48:57Z
2012-03-01T00:00:00Z
2012-03
2013-05-20T14:03:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1086
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/plain
text/plain
text/plain
text/plain
text/plain
text/plain
text/plain
text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619946135552