Atividade física da criança em idade escolar e sentido de competência parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Joana Rita de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9899
Resumo: A atividade física apresenta inúmeros benefícios, particularmente na infância. Nesta etapa, as crianças adquirem um conjunto de competências e hábitos que tendem a manter-se ao longo da vida adulta. A prática de atividade física deve ser regular e consistente, pelo que as figuras parentais devem intervir nesta dimensão da vida dos seus filhos. O papel parental na vida de crianças em idade escolar tem sido evidenciado na literatura, salientando-se o seu contributo no crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. O objetivo deste estudo é analisar em que medida o nível de atividade física de crianças em idade escolar está relacionado com o sentido de competência dos seus pais. Participaram no estudo 63 mães e 21 pais. Foram objeto de estudo 84 crianças, sendo 47% do sexo masculino e 53% do sexo feminino. Os pais das crianças responderam a um questionário sociodemográfico e às versões portuguesas do Parenting Sense of Competence Scale (PSOC), que pretende avaliar o sentido de competência parental, e do Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C), que avalia os níveis gerais de atividade física em diversos domínios. Verificou-se que as atividades desportivas mais praticadas eram a natação e o futebol. As atividades de lazer e escolares mais frequentes eram a realização das tarefas domésticas e as aulas de educação física, respetivamente. Os resultados apontam para a inexistência de diferenças estatisticamente significativas ao nível das dimensões do sentido de competência parental entre os pais de crianças do sexo masculino e do sexo feminino. A prática de atividade física, de acordo com os resultados, é independente do sexo da criança, em todas as dimensões. No que diz respeito ao sentido de competência parental, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de crianças com elevada e reduzida prática de atividade física, ao nível das atividades desportivas. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância do papel parental na prática de atividade física das crianças, salientando-se a relevância de investigações futuras nesta área. Sugeriu-se, ainda, o desenvolvimento de programas potencializadores de atividade física.
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Os pais das crianças responderam a um questionário sociodemográfico e às versões portuguesas do Parenting Sense of Competence Scale (PSOC), que pretende avaliar o sentido de competência parental, e do Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C), que avalia os níveis gerais de atividade física em diversos domínios. Verificou-se que as atividades desportivas mais praticadas eram a natação e o futebol. As atividades de lazer e escolares mais frequentes eram a realização das tarefas domésticas e as aulas de educação física, respetivamente. Os resultados apontam para a inexistência de diferenças estatisticamente significativas ao nível das dimensões do sentido de competência parental entre os pais de crianças do sexo masculino e do sexo feminino. A prática de atividade física, de acordo com os resultados, é independente do sexo da criança, em todas as dimensões. No que diz respeito ao sentido de competência parental, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de crianças com elevada e reduzida prática de atividade física, ao nível das atividades desportivas. Os resultados desta pesquisa apontam para a importância do papel parental na prática de atividade física das crianças, salientando-se a relevância de investigações futuras nesta área. Sugeriu-se, ainda, o desenvolvimento de programas potencializadores de atividade física.Physical activity brings several benefits, particulary in childhood. In this stage children acquire a set of skills and habits that will prevail throughout adult life. The practice of Physical activity should be regular and consistent, for that, the parental figures must intervene in this dimension of their children’s lives. The parental role has been very evidenced in literature for being of great influence in school age children. They should strengthened the growth and the healthy development of their children. The main objective of this study is to analyze the extent to which the level of Physical Activity practiced by school age children is related to their parents competence. The participants of this study are 63 mothers and 21 fathers. Were studied 84 children of which 47% were males and 53% were females. The children parents answer to a socidemographic questionnaire and to the portuguese versions of Parenting sense of competence scale (PSOC), to assess the sense of parental competence, and to Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C) this document evaluates the general levels of the Physical Activity in different domains. It was confirmed that the most practiced Sports were swimming and football. The most frequent leisure activities and school activities were the household chores and the physical education classes, respectively. This results point to the lack of statistically significant differences between the parents of male and female children in what concerns the parental competence. The practice of Physical Activitie according to the conclusion is independent of the sex of the children in all dimensions. In what concerns, the sense of parental competence, were observed significant differences between the groups of children with high and reduced practice of Physical Activity, at the level of sport activities. The results of this reserch point to the importante role that parents have in the practice of Physical Activity of their children. These studies show the relevance of future investigations in this area. It was also suggested that should be developed a programe to potencialize Physical Activity.Alves, Marta Sofia Lopes PereiraCunha, Ana Isabel Silva Santos BarbosauBibliorumReis, Joana Rita de Almeida2020-03-09T17:12:30Z2019-07-182019-06-192019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9899TID:202369404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:59.492704Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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