Sentido de competência parental de pais de crianças em idade escolar e a sua relação com o funcionamento familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Sofia Rosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13165
Resumo: Vários estudos, em famílias com filhos em faixas etárias distintas, reportam que, quando existe uma boa comunicação e um bom leque de recursos para lidar com as dificuldades e adversidades no seio familiar, os pais tendem a sentir-se mais eficazes e mais satisfeitos no seu papel, sentindo-se mais competentes no geral. Este estudo pretende assim entender qual a relação entre o funcionamento familiar e o sentido de competência parental em pais de crianças em idade escolar (6-9 anos). Para a sua concretização recorreu-se a uma amostra composta por 154 mães e 19 pais de 173 crianças com uma média de idade de 7.64 (DP = 1.146). Os pais/mães que participaram preencheram um questionário sociodemográfico bem como as versões portuguesas do Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) e da Parenting Sense of Competence Scale (PSOC). Inicialmente, através da correlação de Pearson, foi possível concluir que, quanto melhor o funcionamento familiar em qualquer umas das suas três dimensões (comunicação, recursos e dificuldades), melhor é o sentido de competência parental, tanto a nível da eficácia como da satisfação. De seguida, os resultados das regressões lineares múltiplas demonstraram que os recursos que a família possui e a forma como lida com as adversidades predizem tanto a satisfação como a autoeficácia percecionada pelos pais. Este estudo contribuiu para a análise do funcionamento familiar e do sentido de competência parental percecionado por mães/pais portugueses com filhos em idade escolar e fortaleceu as características psicométricas das versões portuguesas do SCORE-15 e da PSOC.
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