Sentido de competência parental de pais de crianças em idade escolar e a sua relação com o funcionamento familiar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13165 |
Resumo: | Vários estudos, em famílias com filhos em faixas etárias distintas, reportam que, quando existe uma boa comunicação e um bom leque de recursos para lidar com as dificuldades e adversidades no seio familiar, os pais tendem a sentir-se mais eficazes e mais satisfeitos no seu papel, sentindo-se mais competentes no geral. Este estudo pretende assim entender qual a relação entre o funcionamento familiar e o sentido de competência parental em pais de crianças em idade escolar (6-9 anos). Para a sua concretização recorreu-se a uma amostra composta por 154 mães e 19 pais de 173 crianças com uma média de idade de 7.64 (DP = 1.146). Os pais/mães que participaram preencheram um questionário sociodemográfico bem como as versões portuguesas do Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) e da Parenting Sense of Competence Scale (PSOC). Inicialmente, através da correlação de Pearson, foi possível concluir que, quanto melhor o funcionamento familiar em qualquer umas das suas três dimensões (comunicação, recursos e dificuldades), melhor é o sentido de competência parental, tanto a nível da eficácia como da satisfação. De seguida, os resultados das regressões lineares múltiplas demonstraram que os recursos que a família possui e a forma como lida com as adversidades predizem tanto a satisfação como a autoeficácia percecionada pelos pais. Este estudo contribuiu para a análise do funcionamento familiar e do sentido de competência parental percecionado por mães/pais portugueses com filhos em idade escolar e fortaleceu as características psicométricas das versões portuguesas do SCORE-15 e da PSOC. |
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Sentido de competência parental de pais de crianças em idade escolar e a sua relação com o funcionamento familiarFuncionamento FamiliarIdade EscolaSentido de Autoeficácia ParentalSentido de Competência ParentalSentido de Satisfação ParentalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaVários estudos, em famílias com filhos em faixas etárias distintas, reportam que, quando existe uma boa comunicação e um bom leque de recursos para lidar com as dificuldades e adversidades no seio familiar, os pais tendem a sentir-se mais eficazes e mais satisfeitos no seu papel, sentindo-se mais competentes no geral. Este estudo pretende assim entender qual a relação entre o funcionamento familiar e o sentido de competência parental em pais de crianças em idade escolar (6-9 anos). Para a sua concretização recorreu-se a uma amostra composta por 154 mães e 19 pais de 173 crianças com uma média de idade de 7.64 (DP = 1.146). Os pais/mães que participaram preencheram um questionário sociodemográfico bem como as versões portuguesas do Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) e da Parenting Sense of Competence Scale (PSOC). Inicialmente, através da correlação de Pearson, foi possível concluir que, quanto melhor o funcionamento familiar em qualquer umas das suas três dimensões (comunicação, recursos e dificuldades), melhor é o sentido de competência parental, tanto a nível da eficácia como da satisfação. De seguida, os resultados das regressões lineares múltiplas demonstraram que os recursos que a família possui e a forma como lida com as adversidades predizem tanto a satisfação como a autoeficácia percecionada pelos pais. Este estudo contribuiu para a análise do funcionamento familiar e do sentido de competência parental percecionado por mães/pais portugueses com filhos em idade escolar e fortaleceu as características psicométricas das versões portuguesas do SCORE-15 e da PSOC.Several studies, in families with children in different age groups, report that when there is good communication and a good range of resources to deal with difficulties and adversities within the family, parents tend to feel more effective and more satisfied in their role, feeling more competent in general. This study aims to understand the relationship between family functioning and the sense of parental competence in parents of school-age children (6-9 years). For its realization, a sample composed of 154 mothers and 19 fathers of 173 children with an average age of 7.64 (DP = 1,146) was used. The fathers/mothers who participated completed a sociodemographic questionnaire as well as the portuguese versions of the Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15) and the Parenting Sense of Competence Scale (PSOC). Initially, through Pearson's correlation, it was possible to conclude that the better the family functioning in any of its three dimensions (communication, resources and difficulties), the better the sense of parental competence, both in terms of efficacy and satisfaction. Then, the results of multiple linear regressions demonstrated that the resources that the family has and the way it deals with adversity predict both satisfaction and self-efficacy perceived by parents. This study contributed to the analysis of family functioning and the sense of parental competence perceived by portuguese mothers/fathers with school-age children and strengthened the psychometric characteristics of the portuguese versions of SCORE-15 and PSOC.Alves, Marta Sofia Lopes PereirauBibliorumGomes, Ana Sofia Rosa2023-02-20T17:02:27Z2022-11-172022-09-302022-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13165TID:203226887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:39.115951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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