Determinantes do Atraso no Cumprimento Bancário em Crédito à Habitação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/227 |
Resumo: | O forte estado concorrencial no crédito à habitação em Portugal, com enfoque para a importância deste produto na banca portuguesa e estrutura de mercado existente nos últimos dez anos (1997-2007), conduziu a um rápido acesso dos consumidores ao mercado do crédito à habitação do lado da procura. O fenómeno do endividamento rapidamente se tornou numa questão pertinente no tempo actual. Este problema actual na sociedade portuguesa tem levado a uma preocupação cada vez mais maior na determinação da probabilidade de incumprimento estimada pelos bancos para o crédito à habitação. A existência de uma fronteira de aceitação/rejeição das contrapartes em função do rating da entidade bancária ou dos diferentes scorings, indicando as respectivas probabilidades de incumprimento, consubstancia o propósito de uma ligação directa entre a análise de risco e o processo de decisão. A questão da incorporação da escolha intertemporal no processo de tomada de decisão pelos agentes económicos torna-se fundamental num ambiente de crescente aumento das taxas de endividamento e incumprimento no crédito à habitação. Este estudo procura concretizar os determinantes no atraso no crédito à habitação, tomando como referência uma amostra para um banco Português, com os seguintes objectivos em mente: − Traçar um perfil socio-económico dos incumpridores, contribuindo de forma mais eficaz para a tomada de decisão de concessão de crédito à habitação por parte da banca; − Verificar a existência de relações/efeitos entre as variáveis observadas e o incumprimento, no sentido de identificar quais os determinantes para este fenómeno; − Identificar possíveis grupos/segmentos populacionais mais frágeis/susceptíveis de entrar em incumprimento, ou de poderem encontrar-se mais afastados de conseguirem obter um empréstimo para habitação. Partindo do Modelo Ordered Probit, testaram-se quais os factores/determinantes que se podem apontar para explicar o atraso no cumprimento bancário no crédito à habitação e, consequentemente, estabelecer o perfil socio-económico dos incumpridores no crédito à habitação. Os resultados mostram que o tipo de vínculo laboral, assim como as habilitações literárias não têm influência na variação da probabilidade de qualquer nível de incumprimento. Em relação à idade, a tendência é para o incumprimento diminuir à medida que a idade aumenta. As famílias que habitam (compram habitação) no meio urbano são as que têm pior situação de incumprimento. As variáveis relativas à dimensão do agregado familiar e ao respectivo rendimento mensal têm efeitos contrários sobre a respectiva probabilidade de incumprimento. Por sua vez, as varáveis: número de créditos na banca e grau de esforço vão no mesmo sentido e indicam que a probabilidade do mutuário entrar em contencioso varia no mesmo sentido da alteração daquelas variáveis. |
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A existência de uma fronteira de aceitação/rejeição das contrapartes em função do rating da entidade bancária ou dos diferentes scorings, indicando as respectivas probabilidades de incumprimento, consubstancia o propósito de uma ligação directa entre a análise de risco e o processo de decisão. A questão da incorporação da escolha intertemporal no processo de tomada de decisão pelos agentes económicos torna-se fundamental num ambiente de crescente aumento das taxas de endividamento e incumprimento no crédito à habitação. Este estudo procura concretizar os determinantes no atraso no crédito à habitação, tomando como referência uma amostra para um banco Português, com os seguintes objectivos em mente: − Traçar um perfil socio-económico dos incumpridores, contribuindo de forma mais eficaz para a tomada de decisão de concessão de crédito à habitação por parte da banca; − Verificar a existência de relações/efeitos entre as variáveis observadas e o incumprimento, no sentido de identificar quais os determinantes para este fenómeno; − Identificar possíveis grupos/segmentos populacionais mais frágeis/susceptíveis de entrar em incumprimento, ou de poderem encontrar-se mais afastados de conseguirem obter um empréstimo para habitação. Partindo do Modelo Ordered Probit, testaram-se quais os factores/determinantes que se podem apontar para explicar o atraso no cumprimento bancário no crédito à habitação e, consequentemente, estabelecer o perfil socio-económico dos incumpridores no crédito à habitação. Os resultados mostram que o tipo de vínculo laboral, assim como as habilitações literárias não têm influência na variação da probabilidade de qualquer nível de incumprimento. Em relação à idade, a tendência é para o incumprimento diminuir à medida que a idade aumenta. As famílias que habitam (compram habitação) no meio urbano são as que têm pior situação de incumprimento. As variáveis relativas à dimensão do agregado familiar e ao respectivo rendimento mensal têm efeitos contrários sobre a respectiva probabilidade de incumprimento. Por sua vez, as varáveis: número de créditos na banca e grau de esforço vão no mesmo sentido e indicam que a probabilidade do mutuário entrar em contencioso varia no mesmo sentido da alteração daquelas variáveis.Over the decade (1997-2007), sharp competition in the mortgage market in Portugal, and the relative importance of this product both to Portuguese banks and in the market structure, has enabled consumers to more easily and quickly access the mortgage market. The consequent rise in personal indebtedness has rapidly become a major concern. From the banks’ standpoint, the major concern regarding the growth in indebtedness by Portuguese house purchasers is the increased likelihood of their default on mortgage payments. Underlying the more direct link being forged between risk analysis and the decision to lend or not, is the fact that banks now use a variety of indicators related to the probability of default, in order to rank and ultimately accept/reject mortgage applications. In an environment of increasing rates of indebtedness and default on mortgage payments, the importance of incorporating intertemporal choice into the decisions taken by agents is fundamental. This study sets out to examine the principal factors determining default on mortgage repayments and to identify the methodological approaches best suited to explaining its occurrence. The study focused on a sample of customers of a specific bank operating in Portugal. The findings show that a number of social and economic factors need to be taken into account when analysing default on mortgage repayments; more specifically, it was concluded that: − There is a socio-economic profile which applies to defaulters, effectively helping the bank to decide whether or not to grant a mortgage; − The fact that the variables observed have specific inter-relationships with and effects on default, helps in pinpointing its determining factors; − It is possible to identify potential groups/segments of the population which are more vulnerable i.e. more liable to default, or to find themselves less likely to be granted a mortgage. Taking the Ordered Probit Model as a starting point, the factors/determinants that appeared to be associated with mortgage payment arrears were tested with a view to establishing the socio-economic profile of those who might default on mortgage commitments. The results show that neither the kind of job nor the educational level of the mortgage holder has an influence on the variation in the probability that any level of default may be experienced. Furthermore, there is a tendency for default to diminish with advancing age. Also, families who live (i.e. purchase housing) in urban environments are most affected by default. Variables related to family size and household monthly income have contrary effects on the likelihood of default. Finally, the probability of the borrower becoming involved in litigation varies positively in accordance both with both the range of credit facilities provided by a bank and with the degree of effort exerted by clients to keep their payments up-to-date.2010-08-24T08:39:26Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/227porAlves, Rui Miguel Deusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:11Zoai:repositorio.utad.pt:10348/227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:20.474553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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