Geometria descritiva : aprendizagens entre o concreto e o abstrato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Catarina Fabiola, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39737
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_4f83adaef12bea4e20e503d6fccca164
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/39737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Geometria descritiva : aprendizagens entre o concreto e o abstratoGeometria descritivaModelos tridimensionaisDidácticaAprendizagem cooperativaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O relatório apresentado, Geometria Descritiva: Aprendizagens entre o Concreto e o Abstrato, é fruto da intervenção pedagógica realizada na Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Professor Reynaldo dos Santos, durante o ano letivo 2017-18, implementada numa turma de Geometria Descritiva A de 10.º ano, em que se abordou o tema Figuras Planas II. A intervenção foi fortemente motivada pela observação da atividade letiva de 2 turmas distintas de Geometria, em que se identificaram 2 obstáculos idênticos. O 1.º diz respeito à capacidade de o professor atender tanto às caraterísticas como ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, considerando o elevado número de alunos por turma. O 2.º consiste na relação dos alunos com o espaço e a sua compreensão do mesmo, que se traduz em problemas na compreensão dos processos de resolução dos exercícios. A investigação que sustenta a planificação da intervenção foi realizada com o objetivo de solucionar as adversidades encontradas. Foi abordada a Teoria de Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, e foram explorados métodos de Aprendizagem Cooperativa e de prática de Feedback. Foram ainda produzidos vários recursos didáticos, nomeadamente diversas apresentações digitais e um modelo tridimensional do 1.º diedro. Os resultados da intervenção pedagógica indicam que a turma beneficiou da união dos métodos utilizados, uma vez que as classificações dos alunos foram elevadas. A utilização dos recursos didáticos e a constituição de grupos de trabalho revelaram-se elementos facilitadores da gestão das aulas.The presented Educational Project, entitled Descriptive Geometry: Learning between Concrete and Abstract, is the result of the pedagogical intervention carried out at Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Professor Reynaldo dos Santos, during the school year 2017-18, implemented in a class of Descriptive Geometry A of the 10th year, in which the subject of Flat Figures II was taught. The intervention was strongly motivated by the observation of the learning activity of 2 distinct classes of Geometry, in which 2 identical obstacles were identified. The 1th one concerns the ability of the teacher to attend both the characteristics and the learning pace of each student, considering the high number of students per class. The 2nd is focused on the relation between students and space and their understanding of it, which translates into problems in understanding the processes of solving exercises. The research that supports the intervention planning was conducted with the goal of solving the adversities encountered. Piaget's Cognitive Development Theory was discussed, and methods of Cooperative Learning and Feedback practice were explored. Several didactic resources were also produced, namely different digital presentations and a three-dimensional model. The results of the pedagogical intervention indicate that the class benefited from the methods used, once the students achieved high classifications. The use of didactic resources and the constitution of working groups were shown as facilitators of classroom management.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Catarina Fabiola, 1990-2019-10-08T14:57:31Z20192019-02-282019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39737TID:202300161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:34.207796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Geometria descritiva : aprendizagens entre o concreto e o abstrato
title Geometria descritiva : aprendizagens entre o concreto e o abstrato
spellingShingle Geometria descritiva : aprendizagens entre o concreto e o abstrato
Ferreira, Catarina Fabiola, 1990-
Geometria descritiva
Modelos tridimensionais
Didáctica
Aprendizagem cooperativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Geometria descritiva : aprendizagens entre o concreto e o abstrato
title_full Geometria descritiva : aprendizagens entre o concreto e o abstrato
title_fullStr Geometria descritiva : aprendizagens entre o concreto e o abstrato
title_full_unstemmed Geometria descritiva : aprendizagens entre o concreto e o abstrato
title_sort Geometria descritiva : aprendizagens entre o concreto e o abstrato
author Ferreira, Catarina Fabiola, 1990-
author_facet Ferreira, Catarina Fabiola, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Catarina Fabiola, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria descritiva
Modelos tridimensionais
Didáctica
Aprendizagem cooperativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Geometria descritiva
Modelos tridimensionais
Didáctica
Aprendizagem cooperativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-08T14:57:31Z
2019
2019-02-28
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/39737
TID:202300161
url http://hdl.handle.net/10451/39737
identifier_str_mv TID:202300161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134474203561984