Geometria descritiva - para lá do papel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/42000 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
id |
RCAP_0d312423434798f024c96db7fedae45d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/42000 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Geometria descritiva - para lá do papelGeometria descritivaModelos tridimensionaisGeometriaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada incide sobre a planificação, implementação e avaliação dos resultados do projeto pedagógico que foi implementado numa turma de 10.º ano, do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Professor Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira), durante o ano letivo 2017-18. A Unidade de Trabalho sobre a qual se trabalhou este Relatório enquadra-se no currículo da disciplina de Geometria Descritiva e tem como tema “Geometria Descritiva – Para lá do papel”. A intervenção foi motivada essencialmente pela observação da atividade letiva de 2 turmas de Geometria Descritiva em que o principal obstáculo consistia na relação dos alunos com o espaço e a relação do mesmo com a Geometria Descritiva. Esta dificuldade acaba por dar origem a problemas de compreensão da disciplina. Para sustentar o estudo descrito, é feita um breve resumo da História da Geometria, assim como um enquadramento da disciplina no ensino em Portugal. São também abordadas algumas das Teorias da Aprendizagem ligadas ao Papel do professor na sala de aula e à Motivação. Foram desenvolvidos modelos tridimensionais do 1.º diedro que possibilitaram uma melhor compreensão do espaço por parte dos alunos. Dos resultados obtidos foi possível concluir que os alunos beneficiaram do material didático apresentado, uma vez que o a maior parte dos alunos se sentiu motivado a trabalhar com este material e o consideraram uma mais valia para a sua aprendizagem. Dividir a turma em grupos foi também um elemento facilitador na gestão das aulas.The present Educational Project focuses on planning, implementation and evaluation of the results about pedagogical project. That was implemented on the 10th grade class of the Scientific-Humanistic Visual Arts Course at Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Professor Reynaldo dos Santos ( Vila Franca de Xira), during the school year 2017-18. The work Unit on which this report was worked fits into the curriculum of Descriptive Geometry A and its entitled Descriptive Geometry: Beyond the paper. The intervention was motivated essentially by the observation of the school activity of 2 classes of Geometry in which the principal obstacle consisted in the relation between students and space and therefore the relation between the space and Geometry. This kind of difficulty’s end up to create problems in the way they understand the class. To support the study described, a brief historical context is made, as well as a framework of Geometry teached in Portugal. Some of the Theories of Learning related to the Role of the professor in classroom and Motivation are also addressed. Several didactic resources like three-dimensional models were produced to help students understanding Geometry. From the acquire results it was possible to conclude the students benefited from the presented didactic material, since most of them felt motivated to work with this same material and considered it an asset for their learning. Split the class into groups was also a facilitating element in class management.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaSerra, João Carlos Agostinho, 1995-2020-02-21T16:11:05Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42000TID:202380394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:10.271488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria descritiva - para lá do papel |
title |
Geometria descritiva - para lá do papel |
spellingShingle |
Geometria descritiva - para lá do papel Serra, João Carlos Agostinho, 1995- Geometria descritiva Modelos tridimensionais Geometria Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Geometria descritiva - para lá do papel |
title_full |
Geometria descritiva - para lá do papel |
title_fullStr |
Geometria descritiva - para lá do papel |
title_full_unstemmed |
Geometria descritiva - para lá do papel |
title_sort |
Geometria descritiva - para lá do papel |
author |
Serra, João Carlos Agostinho, 1995- |
author_facet |
Serra, João Carlos Agostinho, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palaré, Odete Rodrigues, 1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serra, João Carlos Agostinho, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria descritiva Modelos tridimensionais Geometria Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Geometria descritiva Modelos tridimensionais Geometria Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-10-07 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-21T16:11:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/42000 TID:202380394 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/42000 |
identifier_str_mv |
TID:202380394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134491903524864 |