Geometria descritiva - para lá do papel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, João Carlos Agostinho, 1995-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/42000
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_0d312423434798f024c96db7fedae45d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/42000
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Geometria descritiva - para lá do papelGeometria descritivaModelos tridimensionaisGeometriaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada incide sobre a planificação, implementação e avaliação dos resultados do projeto pedagógico que foi implementado numa turma de 10.º ano, do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Professor Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira), durante o ano letivo 2017-18. A Unidade de Trabalho sobre a qual se trabalhou este Relatório enquadra-se no currículo da disciplina de Geometria Descritiva e tem como tema “Geometria Descritiva – Para lá do papel”. A intervenção foi motivada essencialmente pela observação da atividade letiva de 2 turmas de Geometria Descritiva em que o principal obstáculo consistia na relação dos alunos com o espaço e a relação do mesmo com a Geometria Descritiva. Esta dificuldade acaba por dar origem a problemas de compreensão da disciplina. Para sustentar o estudo descrito, é feita um breve resumo da História da Geometria, assim como um enquadramento da disciplina no ensino em Portugal. São também abordadas algumas das Teorias da Aprendizagem ligadas ao Papel do professor na sala de aula e à Motivação. Foram desenvolvidos modelos tridimensionais do 1.º diedro que possibilitaram uma melhor compreensão do espaço por parte dos alunos. Dos resultados obtidos foi possível concluir que os alunos beneficiaram do material didático apresentado, uma vez que o a maior parte dos alunos se sentiu motivado a trabalhar com este material e o consideraram uma mais valia para a sua aprendizagem. Dividir a turma em grupos foi também um elemento facilitador na gestão das aulas.The present Educational Project focuses on planning, implementation and evaluation of the results about pedagogical project. That was implemented on the 10th grade class of the Scientific-Humanistic Visual Arts Course at Escola Secundária com 2.º e 3.º ciclos Professor Reynaldo dos Santos ( Vila Franca de Xira), during the school year 2017-18. The work Unit on which this report was worked fits into the curriculum of Descriptive Geometry A and its entitled Descriptive Geometry: Beyond the paper. The intervention was motivated essentially by the observation of the school activity of 2 classes of Geometry in which the principal obstacle consisted in the relation between students and space and therefore the relation between the space and Geometry. This kind of difficulty’s end up to create problems in the way they understand the class. To support the study described, a brief historical context is made, as well as a framework of Geometry teached in Portugal. Some of the Theories of Learning related to the Role of the professor in classroom and Motivation are also addressed. Several didactic resources like three-dimensional models were produced to help students understanding Geometry. From the acquire results it was possible to conclude the students benefited from the presented didactic material, since most of them felt motivated to work with this same material and considered it an asset for their learning. Split the class into groups was also a facilitating element in class management.Palaré, Odete Rodrigues, 1971-Repositório da Universidade de LisboaSerra, João Carlos Agostinho, 1995-2020-02-21T16:11:05Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42000TID:202380394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:10.271488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Geometria descritiva - para lá do papel
title Geometria descritiva - para lá do papel
spellingShingle Geometria descritiva - para lá do papel
Serra, João Carlos Agostinho, 1995-
Geometria descritiva
Modelos tridimensionais
Geometria
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Geometria descritiva - para lá do papel
title_full Geometria descritiva - para lá do papel
title_fullStr Geometria descritiva - para lá do papel
title_full_unstemmed Geometria descritiva - para lá do papel
title_sort Geometria descritiva - para lá do papel
author Serra, João Carlos Agostinho, 1995-
author_facet Serra, João Carlos Agostinho, 1995-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palaré, Odete Rodrigues, 1971-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, João Carlos Agostinho, 1995-
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria descritiva
Modelos tridimensionais
Geometria
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Geometria descritiva
Modelos tridimensionais
Geometria
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais do 3º Ciclo e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-07
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-21T16:11:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/42000
TID:202380394
url http://hdl.handle.net/10451/42000
identifier_str_mv TID:202380394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134491903524864