Ensino presencial mediado por tecnologia no Estado do Amazonas: um projecto de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6388 |
Resumo: | Neste estudo, nosso objetivo foi o de identificarmos os pontos considerados, na percepçãodos utilizadores, como fortes e fracos, inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem cuja metodologia é baseada no Ensino Presencial Mediado por Tecnologia e é desenvolvida no Estado do Amazonas/Brasil, no âmbito do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM). Para alcançarmos os resultados, utilizamos métodos quantitativos e qualitativos, lançando mão de uma abordagem de triangulação de fontes, obtendo dados oriundos de três contextos diferenciados: CEMEAM, Comunidade São Francisco - Manacapuru/Brasil, além da escola dessa localidade, com intuito de observarmos as atividades desenvolvidas e a recepção de tais ações pelos utilizadores. Os resultados revelaram que o processo de ensino e de aprendizagem que foi objeto desta investigação apresenta muitos aspectos positivos, contudo as questões levantadas pelos utilizadores augerem que se tomem medidas, nas esferas: comunitária, municipal e estadual, que sejam planejadas e efetivadas a fim de sanar pontos fracos e impactantes na metodologia do Ensino Presencial Mediado por Tecnologia. |
id |
RCAP_4f83cea1176118695ebeb94c6fe3031f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/6388 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino presencial mediado por tecnologia no Estado do Amazonas: um projecto de intervençãoEaDDificuldadesAcesso a educaçãoEnsino aprendizagemRibeirinhosEaDDificultiesEducation accessTeachingLearningRiver residentsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste estudo, nosso objetivo foi o de identificarmos os pontos considerados, na percepçãodos utilizadores, como fortes e fracos, inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem cuja metodologia é baseada no Ensino Presencial Mediado por Tecnologia e é desenvolvida no Estado do Amazonas/Brasil, no âmbito do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM). Para alcançarmos os resultados, utilizamos métodos quantitativos e qualitativos, lançando mão de uma abordagem de triangulação de fontes, obtendo dados oriundos de três contextos diferenciados: CEMEAM, Comunidade São Francisco - Manacapuru/Brasil, além da escola dessa localidade, com intuito de observarmos as atividades desenvolvidas e a recepção de tais ações pelos utilizadores. Os resultados revelaram que o processo de ensino e de aprendizagem que foi objeto desta investigação apresenta muitos aspectos positivos, contudo as questões levantadas pelos utilizadores augerem que se tomem medidas, nas esferas: comunitária, municipal e estadual, que sejam planejadas e efetivadas a fim de sanar pontos fracos e impactantes na metodologia do Ensino Presencial Mediado por Tecnologia.In this study, our objective was to identify the points considered, under their users’ perception, as strong and weak inherent to the teaching and learning process whose methodology is based on the Presence Teaching Mediated by Technology and is developed in the State of Amazonas / Brazil, on the Amazonas Education Media Center (CEMEAM). In order to reach the results, we used quantitative and qualitative methods, using a triangulation approach, obtaining data from three different contexts: CEMEAM, São Francisco-Manacapuru Community / Brazil, as well as the school in this locality, with the purpose of observing educational activities and developed techniques such as the reception of these actions. The results showed that the teaching and learning process that has been the subject of this research shows many positive aspects, however, it is necessary that measures at the community, municipal and state levels are planned and carried out in order to remedy weaknesses and impact situations in the methodology of the Presence Teaching Mediated by Technology.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSantos, Lúcia Regina Silva dos2018-01-08T13:28:23Z2017-09-26T00:00:00Z2017-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6388202472825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:47Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:16.486629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino presencial mediado por tecnologia no Estado do Amazonas: um projecto de intervenção |
title |
Ensino presencial mediado por tecnologia no Estado do Amazonas: um projecto de intervenção |
spellingShingle |
Ensino presencial mediado por tecnologia no Estado do Amazonas: um projecto de intervenção Santos, Lúcia Regina Silva dos EaD Dificuldades Acesso a educação Ensino aprendizagem Ribeirinhos EaD Dificulties Education access Teaching Learning River residents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ensino presencial mediado por tecnologia no Estado do Amazonas: um projecto de intervenção |
title_full |
Ensino presencial mediado por tecnologia no Estado do Amazonas: um projecto de intervenção |
title_fullStr |
Ensino presencial mediado por tecnologia no Estado do Amazonas: um projecto de intervenção |
title_full_unstemmed |
Ensino presencial mediado por tecnologia no Estado do Amazonas: um projecto de intervenção |
title_sort |
Ensino presencial mediado por tecnologia no Estado do Amazonas: um projecto de intervenção |
author |
Santos, Lúcia Regina Silva dos |
author_facet |
Santos, Lúcia Regina Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ventura, Tereza Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lúcia Regina Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EaD Dificuldades Acesso a educação Ensino aprendizagem Ribeirinhos EaD Dificulties Education access Teaching Learning River residents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
EaD Dificuldades Acesso a educação Ensino aprendizagem Ribeirinhos EaD Dificulties Education access Teaching Learning River residents Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste estudo, nosso objetivo foi o de identificarmos os pontos considerados, na percepçãodos utilizadores, como fortes e fracos, inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem cuja metodologia é baseada no Ensino Presencial Mediado por Tecnologia e é desenvolvida no Estado do Amazonas/Brasil, no âmbito do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM). Para alcançarmos os resultados, utilizamos métodos quantitativos e qualitativos, lançando mão de uma abordagem de triangulação de fontes, obtendo dados oriundos de três contextos diferenciados: CEMEAM, Comunidade São Francisco - Manacapuru/Brasil, além da escola dessa localidade, com intuito de observarmos as atividades desenvolvidas e a recepção de tais ações pelos utilizadores. Os resultados revelaram que o processo de ensino e de aprendizagem que foi objeto desta investigação apresenta muitos aspectos positivos, contudo as questões levantadas pelos utilizadores augerem que se tomem medidas, nas esferas: comunitária, municipal e estadual, que sejam planejadas e efetivadas a fim de sanar pontos fracos e impactantes na metodologia do Ensino Presencial Mediado por Tecnologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-26T00:00:00Z 2017-09-26T00:00:00Z 2018-01-08T13:28:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/6388 202472825 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/6388 |
identifier_str_mv |
202472825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130299741765632 |