Utilização de QR Codes em museologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9147 |
Resumo: | Trabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Comunicação e Artes |
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Utilização de QR Codes em museologiaMuseologiaNovas tecnologiasPatrimónio MundialUNESCOTrabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Comunicação e ArtesEste trabalho de projeto apresenta um itinerário interpretativo para o Palácio da Pena, concebido com o intuito de otimizar a perceção de valor durante a experiência de visita do público. Para tal, após o estudo de casos análogos e da revisão bibliográfica sobre as potencialidades da comunicação digital no campo cultural, este itinerário foi desenhado por forma beneficiar das funcionalidades oferecidas pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. Objetivamente, esta oferta cultural foi traçada para maximizar a perceção de valor - institucionalmente reconhecido -, no lugar e no momento de contacto com o monumento, para tal vai usufruir diretamente da ampla difusão de um dispositivo que pontua o quotidiano contemporâneo, e que apresenta uma tendência crescente de consumo, o smartphone. O meio digital pela sua forte tónica visual, pela rapidez de acesso a múltiplas janelas de informação, pela mobilidade que permite um localizado confronto virtual com o ponto de interesse real, entre outras diversas características, é neste projeto assumido como um instrumento-chave para a experiência de interpretação cultural, particularmente nos lugares classificados como Património Mundial, onde a necessidade de eficazes estratégias de comunicação é particularmente acentuada. Este projeto surgiu motivado pelas recomendações emitidas pela UNESCO e pela documentação da WHC (World Heritage Convention) nas quais é explicitamente incentivado o uso de todos os meios de comunicação necessários à transmissão de valor destes lugares. Apesar de me ter proposto especificamente à conceção de um plano de comunicação para um lugar Património Mundial, onde a coerência destas recomendações é particularmente evidente, é importante notar que estas instituições mundiais, pelo conhecimento científico com que sustentam a sua ação já desde o século passado, produzem permanentemente considerações úteis para a gestão de qualquer contexto museológico. Uma questão central e problemática que foi abordada neste projeto de forma teórica e que se refletiu nas opções práticas, foi o reconhecimento da proximidade disciplinar entre a comunicação cultural e o marketing das artes. De facto, importou esclarecer em que medida os instrumentos e metodologias do marketing podem contribuir para a criação de um produto cultural interessante e pertinente ao visitante, sem que seja ameaçada a integridade, autonomia e o caracter relativamente fixo do valor reconhecido ao lugar e que, em última análise se pretende dar visibilidade.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNConceição, Catarina Nunes Sobral da2013-03-18T10:49:18Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:01Zoai:run.unl.pt:10362/9147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:34.543055Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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