Gestão do Património Mundial da UNESCO como marca nação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Alexandra Susana Miranda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/7061
Resumo: Mestrado em Gestão
id RCAP_4ffb54c0003338442ea4b34f08985634
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7061
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão do Património Mundial da UNESCO como marca naçãoGestãoPatrimónio MundialUnescoMarcaMestrado em GestãoExame Público realizado em 31 de janeiro de 2023Este trabalho tem com tema principal a gestão do Património Mundial da Unesco como Marca Nação. Procura-se entender que fatores influenciam os turistas nas suas decisões de destino de viagens e se um desses fatores é a marca Património Mundial da Unesco e que possa ser usada como instrumento de comunicação e melhoramento da imagem da Marca Nação. Para a obtenção de respostas foi utilizada uma metodologia quantitativa com recolha de opiniões dos consumidores através de um questionário estruturado e com escalas validades na literatura académica. Com os dados obtidos verificou-se a autenticidade e o valor percebido da marca Património Mundial da Unesco são consideradas pelos turistas e influenciam a sua decisão na intenção de visitar e revisitar destinos e atividades detentores desta classificação. Com esta informação conclui-se que esta marca afeta o comportamento dos indivíduos de forma positiva o que quer dizer que influencia a imagem da Marca Nação e que pode ser usada de forma vantajosa para benefício do país.The main theme of this work is the management of Unesco’s World Heritage as a Nation Brand. It seeks to understand which factors influence tourists in their travel destination decisions and whether one of these factors is the Unesco World Heritage brand and which can be used as an instrument for advertising and improving the image of the Nation Brand. To obtain answers, a quantitative methodology was used with the collection of consumer opinions through a structured questionnaire and scales validated in the academic literature. With the data obtained it was verified that the authenticity and perceived value of the Unesco World Heritage brand are considered by tourists and influence their decision in the intention to visit and revisit destinations and activities that hold this classification. With this information it is concluded that this brand affects the behavior of individuals in a positive way, which means that it influences the image of the Nation Brand and that it can be used advantageously for the benefit of the country.2023-09-06T14:21:54Z2023-09-062022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/7061http://hdl.handle.net/11067/7061TID:203342542porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Alexandra Susana Mirandareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-20T01:55:27Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-20T01:55:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do Património Mundial da UNESCO como marca nação
title Gestão do Património Mundial da UNESCO como marca nação
spellingShingle Gestão do Património Mundial da UNESCO como marca nação
Ribeiro, Alexandra Susana Miranda
Gestão
Património Mundial
Unesco
Marca
title_short Gestão do Património Mundial da UNESCO como marca nação
title_full Gestão do Património Mundial da UNESCO como marca nação
title_fullStr Gestão do Património Mundial da UNESCO como marca nação
title_full_unstemmed Gestão do Património Mundial da UNESCO como marca nação
title_sort Gestão do Património Mundial da UNESCO como marca nação
author Ribeiro, Alexandra Susana Miranda
author_facet Ribeiro, Alexandra Susana Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Alexandra Susana Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Património Mundial
Unesco
Marca
topic Gestão
Património Mundial
Unesco
Marca
description Mestrado em Gestão
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2023-09-06T14:21:54Z
2023-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/7061
http://hdl.handle.net/11067/7061
TID:203342542
url http://hdl.handle.net/11067/7061
identifier_str_mv TID:203342542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546110840864768