Avaliação da eficácia organizacional: o caso do ensino superior agrário português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/972 |
Resumo: | A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. O carácter multi-dimensional da eficácia organizacional obriga ao recurso a uma bateria de 63 indicadores que permitem avaliar nove critérios de eficácia que, por sua vez, podem ser agrupados em três domínios, designadamente, o domínio académico, o domínio da adaptação externa e o domínio da motivação. Usando um questionário, os resultados mostram que os níveis de eficácia nos diferentes domínios são, globalmente, sofríveis. Apesar disso, o critério da qualidade obtém uma classificação elevada. Analogamente, os aspectos comportamentais característicos da dimensão das relações humanas e da dimensão dos objectivos racionais foram mais valorizados pelos gestores de topo das instituições de ambos os subsistemas. |
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Avaliação da eficácia organizacional: o caso do ensino superior agrário portuguêsEficácia organizacionalEnsino SuperiorCiências agráriasA avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. O carácter multi-dimensional da eficácia organizacional obriga ao recurso a uma bateria de 63 indicadores que permitem avaliar nove critérios de eficácia que, por sua vez, podem ser agrupados em três domínios, designadamente, o domínio académico, o domínio da adaptação externa e o domínio da motivação. Usando um questionário, os resultados mostram que os níveis de eficácia nos diferentes domínios são, globalmente, sofríveis. Apesar disso, o critério da qualidade obtém uma classificação elevada. Analogamente, os aspectos comportamentais característicos da dimensão das relações humanas e da dimensão dos objectivos racionais foram mais valorizados pelos gestores de topo das instituições de ambos os subsistemas.The organizational effectiveness assessment of the Portuguese agriculture higher education institutions is the article’s central theme. The theoretical framework reveals the inexistence of consensus about organizational effectiveness. For that reason, the theoretical construction is based on the Competitive Model Values. Four dimensions of organizational effectiveness can be found in this model, namely, the bureaucratic/economic dimension, the human dimension, the systemic dimension and the rational dimension. But, another dimension of organizational effectiveness can be found in the literature about management - power and politics dimension. Therefore, the organizational effectiveness is a multi-dimensional construct that can be assessed using nine effectiveness criteria grouped in three domains, namely, the internal academic domain, the adaptation domain and the motivation domain that can be measured by 63 indicators. Using a questionnaire, the results reveal that effectiveness levels in the different domains are, globally, sufferable. Nevertheless, the quality criterion obtains a high classifi cation. Similarly, the behavioral aspects of the human relationships dimension and the rational objectives dimension are important to the top managers of both subsystems (universities and polytechnic institutes)Câmara dos Técnicos Oficiais de ContasBiblioteca Digital do IPBFernandes, AntónioRibeiro, Maria Isabel2009-01-19T14:23:32Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/972porContabilidade e Gestão. 4:1 (2007) p. 93-118.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:04:12Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:54:36.038700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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