Avaliação da eficácia organizacional: o caso do ensino superior agrário português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, António
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Ribeiro, Maria Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/972
Resumo: A avaliação da eficácia organizacional das instituições portuguesas de ensino superior agrário é o tema central deste artigo. O enquadramento teórico do tema revela a inexistência de consensos relativamente ao conceito estudado. Por essa razão, para fazer a construção teórica acerca da eficácia organizacional foi necessário recorrer ao uso de bases teóricas já existentes que permitissem pôr alguma ordem na confusão existente. Assim, às quatro dimensões de eficácia organizacional que podem encontrar-se no Modelo dos Valores Competitivos, nomeadamente, a dimensão burocrática, a dimensão humana, a dimensão sistémica e a dimensão racional; juntou-se uma nova dimensão que se apelidou de política. O carácter multi-dimensional da eficácia organizacional obriga ao recurso a uma bateria de 63 indicadores que permitem avaliar nove critérios de eficácia que, por sua vez, podem ser agrupados em três domínios, designadamente, o domínio académico, o domínio da adaptação externa e o domínio da motivação. Usando um questionário, os resultados mostram que os níveis de eficácia nos diferentes domínios são, globalmente, sofríveis. Apesar disso, o critério da qualidade obtém uma classificação elevada. Analogamente, os aspectos comportamentais característicos da dimensão das relações humanas e da dimensão dos objectivos racionais foram mais valorizados pelos gestores de topo das instituições de ambos os subsistemas.
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