Contributos da geografia para a cidadania no território de Baltar-Paredes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/14735 |
Resumo: | Uma das tarefas mais importantes da educação para a cidadania é preparar os alunos para o seu futuro papel como cidadãos activos que contribuam para a coesão social. O meio mais eficaz para alcançar este objectivo é oferecer-lhes uma oportunidade de experimentar directamente o que significa uma acção cívica responsável, favorecendo a mediação entre a escola enquanto paradigma miniatural da sociedade e o "mundo real" exterior, que fica além dos muros. Aprender a aprender em Geografia é não só adquirir capacidades para dominar com proficiência ferramentas e técnicas, mas também utilizar com perícia conceitos que conduzam ao desenvolvimento de um raciocínio geográfico. A melhor forma de se atingir as competências da análise geográfica esperadas passa, necessariamente, por o professor equacionar de forma imaginativa os conteúdos simbólicos e os territórios de referência dos alunos, de forma a leva-los a reinterpretar, no sentido cientifico do termo, a diversidade das dinâmicas territoriais em diferentes escalas e momentos do tempo. |
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