A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Catarina Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2027
Resumo: Este relatório integra-se no Mestrado e Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo na Escola Superior de Educação. O trabalho apresentado sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada foca-se no estudo de investigação que decorreu no mesmo período. A vivência dos alunos num mundo cada vez mais plural e em mudança contínua pressupõe aceitar a globalização e educar para o desenvolvimento e a cidadania global. Formar os jovens para combater as injustiças sociais, para o respeito pelos direitos humanos e para a convivência pacífica e solidariedade entre todos os povos, é um imperativo da escola de hoje. Este desígnio deveria ser transversal a todo o currículo e parte constitutiva da ação didática da ação didática. Neste sentido, este estudo foca-se na realização de um percurso de intervenção educativa de integração da Educação para o Desenvolvimento. Pretendeu-se perceber como se pode operacionalizar a integração de algumas temáticas de ED com objetivos de aprendizagens do Português é o objetivo deste trabalho de investigação. Como objetivos específicos definiram-se: i) caracterizar os conhecimentos de uma turma de 3.º ano sobre o subtema Direitos, Deveres e Responsabilidades (DDR) do Referencial de Educação para o Desenvolvimento; e ii) descrever aprendizagens integradoras de conteúdos do programa de Português com a temática da Justiça Social. Face ao objetivo geral do estudo, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, de natureza interpretativa. Os instrumentos de recolha de dados foram os questionários, as videogravações e variados documentos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos apontam para a possível simultaneidade do currículo de português com o referencial de ED, tendo, deste modo, os alunos adquirido aprendizagens sobre o tema da Justiça Social.
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