A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2027 |
Resumo: | Este relatório integra-se no Mestrado e Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo na Escola Superior de Educação. O trabalho apresentado sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada foca-se no estudo de investigação que decorreu no mesmo período. A vivência dos alunos num mundo cada vez mais plural e em mudança contínua pressupõe aceitar a globalização e educar para o desenvolvimento e a cidadania global. Formar os jovens para combater as injustiças sociais, para o respeito pelos direitos humanos e para a convivência pacífica e solidariedade entre todos os povos, é um imperativo da escola de hoje. Este desígnio deveria ser transversal a todo o currículo e parte constitutiva da ação didática da ação didática. Neste sentido, este estudo foca-se na realização de um percurso de intervenção educativa de integração da Educação para o Desenvolvimento. Pretendeu-se perceber como se pode operacionalizar a integração de algumas temáticas de ED com objetivos de aprendizagens do Português é o objetivo deste trabalho de investigação. Como objetivos específicos definiram-se: i) caracterizar os conhecimentos de uma turma de 3.º ano sobre o subtema Direitos, Deveres e Responsabilidades (DDR) do Referencial de Educação para o Desenvolvimento; e ii) descrever aprendizagens integradoras de conteúdos do programa de Português com a temática da Justiça Social. Face ao objetivo geral do estudo, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, de natureza interpretativa. Os instrumentos de recolha de dados foram os questionários, as videogravações e variados documentos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos apontam para a possível simultaneidade do currículo de português com o referencial de ED, tendo, deste modo, os alunos adquirido aprendizagens sobre o tema da Justiça Social. |
id |
RCAP_4fb1824d1e5b6566f6cd5805480aa4b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2027 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do portuguêsEducação para o desenvolvimentoCurrículo de portuguêsTransversalidadeJustiça socialDireitos humanosEducation of developmentPortuguese curriculumTransversalitySocial justiceHuman rightsEste relatório integra-se no Mestrado e Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo na Escola Superior de Educação. O trabalho apresentado sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada foca-se no estudo de investigação que decorreu no mesmo período. A vivência dos alunos num mundo cada vez mais plural e em mudança contínua pressupõe aceitar a globalização e educar para o desenvolvimento e a cidadania global. Formar os jovens para combater as injustiças sociais, para o respeito pelos direitos humanos e para a convivência pacífica e solidariedade entre todos os povos, é um imperativo da escola de hoje. Este desígnio deveria ser transversal a todo o currículo e parte constitutiva da ação didática da ação didática. Neste sentido, este estudo foca-se na realização de um percurso de intervenção educativa de integração da Educação para o Desenvolvimento. Pretendeu-se perceber como se pode operacionalizar a integração de algumas temáticas de ED com objetivos de aprendizagens do Português é o objetivo deste trabalho de investigação. Como objetivos específicos definiram-se: i) caracterizar os conhecimentos de uma turma de 3.º ano sobre o subtema Direitos, Deveres e Responsabilidades (DDR) do Referencial de Educação para o Desenvolvimento; e ii) descrever aprendizagens integradoras de conteúdos do programa de Português com a temática da Justiça Social. Face ao objetivo geral do estudo, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, de natureza interpretativa. Os instrumentos de recolha de dados foram os questionários, as videogravações e variados documentos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos apontam para a possível simultaneidade do currículo de português com o referencial de ED, tendo, deste modo, os alunos adquirido aprendizagens sobre o tema da Justiça Social.This repor tis integrated into the Master’s Degree and pre-shcolar education and the 1º Cycle of Basic Education, in the “Instituto Politécnico de Viana do Castelo” in Superior School of Education. The presented work synthesizes the pedagogical route developed during a Supervisioned Teaching Practice and focuses on the investigation study that decorated in the same period. The students’ experience in a world increasingly plural and in continuous change presupposes accepting globatization and educate for the development and global citizenship. Train Young people to combat social injustices, respect for human rights and for pacific convenience and solidarity between peoples, its na imperative of today’s shcool. This purpose should be transversal to the whole curriculum and constituent parto f the didactic action of the realization of na educative intervention course of integration of Education for Development. The intention was to understand how to operationalize the integration of some “ED” with objectives of Portuguese learnings was this investigative work’s objective. As specific objectives it was defined: i) characterizing the knowledge of 3º grade class about the Rights sub-theme, Duties and Responsabilities (RDR) of the Education for Development Referential; ii) Describing integrative learning of the Portuguese program’s contentes with the thematics of Social Justice. Given the general objective of the study, we opted for a qualitative investigative methodology of interpretive nature. The date collection instruments were the questionnaires, the vídeo recordings and the varied documents produced by the students. The obtained results point to the possible simultaneity of the Portuguese curriculum with the referential of ED having the students required by this method learning about the Social Justice theme.2018-06-01T14:18:41Z2018-03-21T00:00:00Z2018-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2027TID:201918366porOliveira, Catarina Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:09Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:29.098009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português |
title |
A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português |
spellingShingle |
A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português Oliveira, Catarina Ferreira Educação para o desenvolvimento Currículo de português Transversalidade Justiça social Direitos humanos Education of development Portuguese curriculum Transversality Social justice Human rights |
title_short |
A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português |
title_full |
A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português |
title_fullStr |
A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português |
title_full_unstemmed |
A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português |
title_sort |
A Educação para o desenvolvimento global nas aprendizagens do português |
author |
Oliveira, Catarina Ferreira |
author_facet |
Oliveira, Catarina Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Catarina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para o desenvolvimento Currículo de português Transversalidade Justiça social Direitos humanos Education of development Portuguese curriculum Transversality Social justice Human rights |
topic |
Educação para o desenvolvimento Currículo de português Transversalidade Justiça social Direitos humanos Education of development Portuguese curriculum Transversality Social justice Human rights |
description |
Este relatório integra-se no Mestrado e Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo na Escola Superior de Educação. O trabalho apresentado sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada foca-se no estudo de investigação que decorreu no mesmo período. A vivência dos alunos num mundo cada vez mais plural e em mudança contínua pressupõe aceitar a globalização e educar para o desenvolvimento e a cidadania global. Formar os jovens para combater as injustiças sociais, para o respeito pelos direitos humanos e para a convivência pacífica e solidariedade entre todos os povos, é um imperativo da escola de hoje. Este desígnio deveria ser transversal a todo o currículo e parte constitutiva da ação didática da ação didática. Neste sentido, este estudo foca-se na realização de um percurso de intervenção educativa de integração da Educação para o Desenvolvimento. Pretendeu-se perceber como se pode operacionalizar a integração de algumas temáticas de ED com objetivos de aprendizagens do Português é o objetivo deste trabalho de investigação. Como objetivos específicos definiram-se: i) caracterizar os conhecimentos de uma turma de 3.º ano sobre o subtema Direitos, Deveres e Responsabilidades (DDR) do Referencial de Educação para o Desenvolvimento; e ii) descrever aprendizagens integradoras de conteúdos do programa de Português com a temática da Justiça Social. Face ao objetivo geral do estudo, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, de natureza interpretativa. Os instrumentos de recolha de dados foram os questionários, as videogravações e variados documentos produzidos pelos alunos. Os resultados obtidos apontam para a possível simultaneidade do currículo de português com o referencial de ED, tendo, deste modo, os alunos adquirido aprendizagens sobre o tema da Justiça Social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01T14:18:41Z 2018-03-21T00:00:00Z 2018-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2027 TID:201918366 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2027 |
identifier_str_mv |
TID:201918366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131520621871104 |