Análise da implementação de um modelo de desenho instrucional num determinado contexto corporativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ana Margarida de Matos Paes de, 1985-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20557
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_4fb4422aebf345b383b47248de6346f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/20557
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da implementação de um modelo de desenho instrucional num determinado contexto corporativoE-learningContexto organizacionalTecnologias digitaisTeses de mestrado - 2015Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015Esta investigação incidiu na Análise da Implementação de um Modelo de Desenho Instrucional designado por EPTEALAS (Envolvimento, Preparação, Transmissão, Exemplificação, Aplicação, Ligação, Avaliação e Simulação) no contexto corporativo. Reconhecendo a importância do elearning no contexto organizacional, procurou-se compreender o processo de Desenho Instrucional na construção de um conteúdo de elearning, tendo como referência as estratégias utilizadas e alguns aspetos nucleares desta modalidade de formação, nomeadamente a motivação do aluno e a elevada percentagem de desistências (muitas vezes associada a esta metodologia). O processo de Desenho Instrucional foi analisado tendo por base uma experiência no contexto organizacional, numa Ordem Profissional. Os resultados obtidos demonstram que este modelo permite normalizar a criação de conteúdos em elearning, assegurando a eficiência no processo e garantindo a qualidade no produto final. No caso em análise foi possível verificar a eficácia do modelo considerando a taxa de conclusão e níveis de satisfação com a metodologia utilizada.The present working paper, refers to the analysis of an Instructional Design Model implementation, known as IPTEACES (Involvement, Preparation, Transmission, Exemplification, Application, Connection, Evaluation and Simulation). Recognizing the importance of elearning within the organizational context, allows us to understand the Instructional Design process, in the development of an elearning content, having the strategies used as a reference, including some core aspects related to this training method, such as student motivation and the high percentage of dropouts (often associated to this methodology). The Instructional Design process, was analysed in an organizational/professional environment, within a professional association. The results obtained allow us to infer that this model is able to normalize the development of elearning contents, ensuring process efficiency and quality. In this case study it was possible to verify the model efficiency, considering the conclusion rate and satisfaction levels obtained (with this methodology).Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaFaria, Ana Margarida de Matos Paes de, 1985-2015-11-20T16:49:25Z20152014-10-152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20557TID:201281007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:32.453461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da implementação de um modelo de desenho instrucional num determinado contexto corporativo
title Análise da implementação de um modelo de desenho instrucional num determinado contexto corporativo
spellingShingle Análise da implementação de um modelo de desenho instrucional num determinado contexto corporativo
Faria, Ana Margarida de Matos Paes de, 1985-
E-learning
Contexto organizacional
Tecnologias digitais
Teses de mestrado - 2015
title_short Análise da implementação de um modelo de desenho instrucional num determinado contexto corporativo
title_full Análise da implementação de um modelo de desenho instrucional num determinado contexto corporativo
title_fullStr Análise da implementação de um modelo de desenho instrucional num determinado contexto corporativo
title_full_unstemmed Análise da implementação de um modelo de desenho instrucional num determinado contexto corporativo
title_sort Análise da implementação de um modelo de desenho instrucional num determinado contexto corporativo
author Faria, Ana Margarida de Matos Paes de, 1985-
author_facet Faria, Ana Margarida de Matos Paes de, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ana Margarida de Matos Paes de, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv E-learning
Contexto organizacional
Tecnologias digitais
Teses de mestrado - 2015
topic E-learning
Contexto organizacional
Tecnologias digitais
Teses de mestrado - 2015
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-15
2015-11-20T16:49:25Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/20557
TID:201281007
url http://hdl.handle.net/10451/20557
identifier_str_mv TID:201281007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134284754190336