Editorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Teresa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Joel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.25097
Resumo: Sigmund Freud, no seu trabalho “O interesse da Psicanálise” (1913/1984), questionou-se, isto é, questionou-nos, a respeito da importância de um olhar psicanaliticamente informado sobre a Educação. Próprio dos pioneiros, abriu um novo lugar - um lugar Outro - no qual os educadores se haveriam de sentar e dar formas a um sentir vindo de dentro, pensando-o, perguntando de si, do Outro e de si com o Outro. João dos Santos, psicanalista e pedagogo, curiosamente nascido nesse mesmo ano, nunca desistiu de nos chamar a atenção para a importância de um olhar que não se deixasse repousar nas superfícies do fenómeno educativo (Santos, 1991), insistindo na necessidade de que o olhar de cada educador chegasse às profundidades, ao jamais dito, propondo “o psicanalista na escola ”(Santos,1988a) e que a ciência das profundidades trouxesse a escola para o interior da sua reflexão. É com João dos Santos que encontramos os primeiros diálogos da Psicanálise aplicada à Educação em Portugal, desafiando cada um de nós a tomar para si o pensamento e a questionar o que pensamos saber, como nos diz em “se não sabe porque é que pergunta?” (Santos,1988b).
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