O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Paulo Joaquim Simões
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93791
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_4fb7936da067e2fbc9f7aa4d35fa1681
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93791
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.The rural and the urban in Geography: Dynamic relations and imprecise limits. Pedagogical applications of the image.relações dinâmicasimagemcomplementaridadeterritóriocoesão territorialdynamic relationsimagecomplementarityterritoryterritorial cohesionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThe purpose of this repor is to expose all activities crried out durnig the academicyear 2019/2020 at the Avelar Brotero High School, as well as to analyze my surpervised teaching practice. In addiction, this report contains two more componentes, one theoretical and one practical.The first part is reserved for the characterization of the school (in general linesand with details at geographical level such as its location); the characterization of theclass where I taught Geografia A and a characterization of the academic andextracurricular activities carried out by the Geography internship group at ESAB.The second part refers to the scientific dimension of the theme chosen for its theorectical approach. In this chapter there will also be an analysis and critical reflectionon contentes and concepts that should be explored more widely with students. This themeof “relations between cities and the rural world” was the foundation for implemeting adidactic strategy.This same didactic strategy is the third part and is allusive to the pedagogical dimension of how the contentes of the theme “relations between cities and the rura lworld” were taught. Using the image as an analysis tool, it was used to expose representations of territories and creat a climate of debate and dialogue in the classroom. This stratagy was tested with a practical knowledge sheet, where the results of it will alsobe exposed to better understand the revelance and pertinence of this strategy in theclassroom. The close relationship between strict scientific precision and didactic strategy was used so that sudents could better understand this topic, which is not always adressed withthis strategy, never forgetting to articulate with other resources such as cartography, satellite images, graphics, news, among others, in order to creat a versatile dynamic in theapproach to this theme.A realização deste relatório tem como finalidade expor todas as atividades realizadas durante o ano letivo 2019/2020 na Escola Secundária Avelar Brotero, bem como fazer uma análise da minha prática docente supervisionada. Para além disso, este relatório contém mais duas componentes, a teórica e a prática. A primeira parte está reservada para a contextualização da escola (em traços gerais e com detalhes a nível geográfico e histórico); a caracterização da turma no qual lecionei Geografia A e ainda uma caracterização das atividades letivas e extracurriculares realizadas pelo núcleo de estágio de Geografia da ESAB.A segunda parte refere-se à dimensão científica do tema escolhido para a sua abordagem de forma teórica. Neste capítulo será também feita uma análise e reflexão crítica sobre conteúdos e conceitos que deveriam ser explorados de forma mais ampla com os alunos. Este tema das “relações entre as cidades e o mundo rural” foi o alicerce para implementar uma estratégia didática. Esta dinâmica entre espaços rurais e urbanos também pode ser observada e estudada em contexto de fronteira, onde as assimetrias transcendem os limites fronteiriços políticos. Para melhor entender esta realidade será elaborada uma abordagem à cooperação transfronteiriça entre cidades (eurocidades) e/ou entre paisagens rurais, no contexto da fronteira entre Portugal e Espanha, para melhor entender a realidade territorial em nos dois lados da fronteira nacional e espanhola. Essa mesma estratégia didática é a terceira parte e é alusiva à dimensão pedagógica de como foram lecionados os conteúdos do tema “relações entre as cidades e o mundo rural”. Usando a imagem como instrumento de análise, esta foi utilizada para expor representações de territórios e criar um clima de debate e diálogo na sala de aula. Esta estratégia foi testada com uma ficha prática de conhecimento, no qual irão ser também expostos os resultados da mesma para melhor compreender a relevância e pertinência desta estratégia em sala de aula. A estreita relação entre o rigor científico e a estratégia didática foram usadas para que os alunos pudessem melhor entender este tema, que nem sempre está abordado com esta estratégia, nunca esquecendo de articular com outros recursos como cartografia, imagens de satélite, gráficos, notícias, entre outros, de modo a criar uma dinâmica versátil na abordagem a este tema.2020-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93791http://hdl.handle.net/10316/93791TID:202675190porBrandão, Paulo Joaquim Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:19:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:41.274658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.
The rural and the urban in Geography: Dynamic relations and imprecise limits. Pedagogical applications of the image.
title O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.
spellingShingle O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.
Brandão, Paulo Joaquim Simões
relações dinâmicas
imagem
complementaridade
território
coesão territorial
dynamic relations
image
complementarity
territory
territorial cohesion
title_short O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.
title_full O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.
title_fullStr O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.
title_full_unstemmed O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.
title_sort O rural e o urbano em Geografia: Relações dinâmicas e limites imprecisos. Aplicações Pedagógicas da imagem.
author Brandão, Paulo Joaquim Simões
author_facet Brandão, Paulo Joaquim Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Paulo Joaquim Simões
dc.subject.por.fl_str_mv relações dinâmicas
imagem
complementaridade
território
coesão territorial
dynamic relations
image
complementarity
territory
territorial cohesion
topic relações dinâmicas
imagem
complementaridade
território
coesão territorial
dynamic relations
image
complementarity
territory
territorial cohesion
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93791
http://hdl.handle.net/10316/93791
TID:202675190
url http://hdl.handle.net/10316/93791
identifier_str_mv TID:202675190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134022378455040