A representação da palavra escrita em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Margarida Alves
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5227
Resumo: Bernard Schneuwly falando da teoria de Vigotsky (B. Schneuwly 1987) diz: «a linguagem escrita, como a linguagem interior, é uma função particular da linguagem que se desenvolve por diferenciação a partir da linguagem falada. A um certo nível, torna-se uma função independente, autónoma, com uma estrutura e funcionamento próprios, caracterizados nomeadamente pelos seus aspectos abstractos, voluntários e explícitos. Mas algumas questões importantes continuam em aberto: qual é a forma linguística desta linguagem; quais as etapas da sua aquisição; quais os mecanismos e meios que permitem a sua construção e o seu funcionamento? » É no quadro destas interrogações que este trabalho se situa. O nosso objectivo contribuir para a compreensão da forma como as crianças constroem e interiorizam a linguagem escrita.
id RCAP_4fc984bda3e54012e3ebbca659046ce4
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5227
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A representação da palavra escrita em crianças de idade pré-escolarInexistenteBernard Schneuwly falando da teoria de Vigotsky (B. Schneuwly 1987) diz: «a linguagem escrita, como a linguagem interior, é uma função particular da linguagem que se desenvolve por diferenciação a partir da linguagem falada. A um certo nível, torna-se uma função independente, autónoma, com uma estrutura e funcionamento próprios, caracterizados nomeadamente pelos seus aspectos abstractos, voluntários e explícitos. Mas algumas questões importantes continuam em aberto: qual é a forma linguística desta linguagem; quais as etapas da sua aquisição; quais os mecanismos e meios que permitem a sua construção e o seu funcionamento? » É no quadro destas interrogações que este trabalho se situa. O nosso objectivo contribuir para a compreensão da forma como as crianças constroem e interiorizam a linguagem escrita.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMartins, Margarida Alves2017-01-28T12:17:08Z1989-01-01T00:00:00Z1989-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5227porAnálise Psicológica, 7, 415-422.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:57Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:02.621209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A representação da palavra escrita em crianças de idade pré-escolar
title A representação da palavra escrita em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle A representação da palavra escrita em crianças de idade pré-escolar
Martins, Margarida Alves
Inexistente
title_short A representação da palavra escrita em crianças de idade pré-escolar
title_full A representação da palavra escrita em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr A representação da palavra escrita em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed A representação da palavra escrita em crianças de idade pré-escolar
title_sort A representação da palavra escrita em crianças de idade pré-escolar
author Martins, Margarida Alves
author_facet Martins, Margarida Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Inexistente
topic Inexistente
description Bernard Schneuwly falando da teoria de Vigotsky (B. Schneuwly 1987) diz: «a linguagem escrita, como a linguagem interior, é uma função particular da linguagem que se desenvolve por diferenciação a partir da linguagem falada. A um certo nível, torna-se uma função independente, autónoma, com uma estrutura e funcionamento próprios, caracterizados nomeadamente pelos seus aspectos abstractos, voluntários e explícitos. Mas algumas questões importantes continuam em aberto: qual é a forma linguística desta linguagem; quais as etapas da sua aquisição; quais os mecanismos e meios que permitem a sua construção e o seu funcionamento? » É no quadro destas interrogações que este trabalho se situa. O nosso objectivo contribuir para a compreensão da forma como as crianças constroem e interiorizam a linguagem escrita.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-01-01T00:00:00Z
1989-01-01T00:00:00Z
2017-01-28T12:17:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5227
url http://hdl.handle.net/10400.12/5227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 7, 415-422.
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130091455774720