Aprendizagem interactiva da escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5105 |
Resumo: | Tese de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010 |
id |
RCAP_4fcbc50a5b68e9f60c0b1a27f02fe51d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/5105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem interactiva da escritaEscritaEnsinoAprendizagemCaligrafiaCriançasGestosTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010O ensino e a aprendizagem da escrita gráfica são processos complementares longos e evolutivos que, tradicionalmente, envolvem profundamente tanto professores quanto crianças. Da parte do professor, requer-se que este transmita e exemplifique as formas correctas de executar os movimentos cinestésicos da caligrafia. Dos alunos espera-se a execução continuada dos exercícios, para aperfeiçoamento das suas capacidades de coordenação motora. É frequente, durante este processo de ensino/aprendizagem, o professor dirigir fisicamente o aluno, exemplificando a sequência de movimentos correcta. Por outro lado, o aluno necessita que o professor lhe indique se o seu aproveitamento nessas tarefas é positivo, ou negativo. Neste último caso, o professor terá de efectuar um acompanhamento mais próximo para auxiliar a criança a ultrapassar as limitações demonstradas. Havendo uma tão grande dependência entre estes dois intervenientes, procurou-se desenvolver uma solução capaz de fornecer a autonomização necessária a ambos, que se reflecte na redução significativa dos tempos das tarefas de acompanhamento prolongado individual de cada aluno, libertando o professor para que este possa desenvolver um trabalho mais especializado junto dos que revelem maiores dificuldades na aprendizagem da escrita caligráfica. Neste sentido, desenvolveu-se uma plataforma, baseada em dispositivos tácteis – tablet PC, que suportou a construção de duas ferramentas protótipo: uma direccionada para assistir os professores nas tarefas de definição de exercícios e visualização das suas execuções pelos alunos, e outra para fornecer o suporte necessário às crianças para execução dos exercícios com capacidades de retorno visual para ajuda e orientação em tempo real, e com um mecanismo de classificação do gesto efectuado. Estas ferramentas de trabalho visam autonomizar professor e alunos e optimizar a produtividade de ambos. As duas ferramentas foram submetidas a uma avaliação inicial, cujos resultados parecem confirmar as premissas que fundamentaram este trabalho.Teaching and learning how to write are two complimentary, time consuming and evolving processes, that traditionally require deep commitment from both teacher and pupils. A teacher is required to show how to correctly execute calligraphic movements. Pupils are expected to perform the required movement repetitions, necessary to perfect their motor coordination skills. During this process, it is common for the teacher to physically orient the pupil, demonstrating how to perform the correct movements’ sequence. The pupil, on the other hand, will require feedback from the teacher, in order to perceive if he is doing his tasks correctly or not. If the pupil exhibits difficulties, the teacher is required to provide closer assistance in order to help him overcome those problems. Taking into account this strong reliance on each other that both involved parties on the learning how to write process exhibit, this work strives to achieve a solution that can endow them with some required autonomy. Such solution would result in less average time required to accompany each individual pupil, allowing the teacher to concentrate on those pupils that show greatest difficulties. To this end, a tablet PC based platform was designed, supporting the development of two prototype tools. One tool helps teachers define calligraphy exercises and provides means for the visualization of the resolutions submitted by the pupils. The other tool offers pupils the features required to perform the exercises. This tool incorporates real time guidance and feedback mechanisms, as well as a grading algorithm. Both tools were subjected to an initial assessment. Results so far support the hypotheses that such tools can contribute to an increased autonomy and productivity of teachers and pupils.Carriço, Luís, 1963-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Joana Leonor Lourenço2012-02-01T10:47:35Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:36.286995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem interactiva da escrita |
title |
Aprendizagem interactiva da escrita |
spellingShingle |
Aprendizagem interactiva da escrita Pereira, Joana Leonor Lourenço Escrita Ensino Aprendizagem Caligrafia Crianças Gestos Teses de mestrado - 2010 |
title_short |
Aprendizagem interactiva da escrita |
title_full |
Aprendizagem interactiva da escrita |
title_fullStr |
Aprendizagem interactiva da escrita |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem interactiva da escrita |
title_sort |
Aprendizagem interactiva da escrita |
author |
Pereira, Joana Leonor Lourenço |
author_facet |
Pereira, Joana Leonor Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carriço, Luís, 1963- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Joana Leonor Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Ensino Aprendizagem Caligrafia Crianças Gestos Teses de mestrado - 2010 |
topic |
Escrita Ensino Aprendizagem Caligrafia Crianças Gestos Teses de mestrado - 2010 |
description |
Tese de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2012-02-01T10:47:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/5105 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/5105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134193789173760 |