Aprendizagem interactiva da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Joana Leonor Lourenço
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5105
Resumo: Tese de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010
id RCAP_4fcbc50a5b68e9f60c0b1a27f02fe51d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem interactiva da escritaEscritaEnsinoAprendizagemCaligrafiaCriançasGestosTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010O ensino e a aprendizagem da escrita gráfica são processos complementares longos e evolutivos que, tradicionalmente, envolvem profundamente tanto professores quanto crianças. Da parte do professor, requer-se que este transmita e exemplifique as formas correctas de executar os movimentos cinestésicos da caligrafia. Dos alunos espera-se a execução continuada dos exercícios, para aperfeiçoamento das suas capacidades de coordenação motora. É frequente, durante este processo de ensino/aprendizagem, o professor dirigir fisicamente o aluno, exemplificando a sequência de movimentos correcta. Por outro lado, o aluno necessita que o professor lhe indique se o seu aproveitamento nessas tarefas é positivo, ou negativo. Neste último caso, o professor terá de efectuar um acompanhamento mais próximo para auxiliar a criança a ultrapassar as limitações demonstradas. Havendo uma tão grande dependência entre estes dois intervenientes, procurou-se desenvolver uma solução capaz de fornecer a autonomização necessária a ambos, que se reflecte na redução significativa dos tempos das tarefas de acompanhamento prolongado individual de cada aluno, libertando o professor para que este possa desenvolver um trabalho mais especializado junto dos que revelem maiores dificuldades na aprendizagem da escrita caligráfica. Neste sentido, desenvolveu-se uma plataforma, baseada em dispositivos tácteis – tablet PC, que suportou a construção de duas ferramentas protótipo: uma direccionada para assistir os professores nas tarefas de definição de exercícios e visualização das suas execuções pelos alunos, e outra para fornecer o suporte necessário às crianças para execução dos exercícios com capacidades de retorno visual para ajuda e orientação em tempo real, e com um mecanismo de classificação do gesto efectuado. Estas ferramentas de trabalho visam autonomizar professor e alunos e optimizar a produtividade de ambos. As duas ferramentas foram submetidas a uma avaliação inicial, cujos resultados parecem confirmar as premissas que fundamentaram este trabalho.Teaching and learning how to write are two complimentary, time consuming and evolving processes, that traditionally require deep commitment from both teacher and pupils. A teacher is required to show how to correctly execute calligraphic movements. Pupils are expected to perform the required movement repetitions, necessary to perfect their motor coordination skills. During this process, it is common for the teacher to physically orient the pupil, demonstrating how to perform the correct movements’ sequence. The pupil, on the other hand, will require feedback from the teacher, in order to perceive if he is doing his tasks correctly or not. If the pupil exhibits difficulties, the teacher is required to provide closer assistance in order to help him overcome those problems. Taking into account this strong reliance on each other that both involved parties on the learning how to write process exhibit, this work strives to achieve a solution that can endow them with some required autonomy. Such solution would result in less average time required to accompany each individual pupil, allowing the teacher to concentrate on those pupils that show greatest difficulties. To this end, a tablet PC based platform was designed, supporting the development of two prototype tools. One tool helps teachers define calligraphy exercises and provides means for the visualization of the resolutions submitted by the pupils. The other tool offers pupils the features required to perform the exercises. This tool incorporates real time guidance and feedback mechanisms, as well as a grading algorithm. Both tools were subjected to an initial assessment. Results so far support the hypotheses that such tools can contribute to an increased autonomy and productivity of teachers and pupils.Carriço, Luís, 1963-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Joana Leonor Lourenço2012-02-01T10:47:35Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5105porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:36.286995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem interactiva da escrita
title Aprendizagem interactiva da escrita
spellingShingle Aprendizagem interactiva da escrita
Pereira, Joana Leonor Lourenço
Escrita
Ensino
Aprendizagem
Caligrafia
Crianças
Gestos
Teses de mestrado - 2010
title_short Aprendizagem interactiva da escrita
title_full Aprendizagem interactiva da escrita
title_fullStr Aprendizagem interactiva da escrita
title_full_unstemmed Aprendizagem interactiva da escrita
title_sort Aprendizagem interactiva da escrita
author Pereira, Joana Leonor Lourenço
author_facet Pereira, Joana Leonor Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carriço, Luís, 1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Joana Leonor Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Ensino
Aprendizagem
Caligrafia
Crianças
Gestos
Teses de mestrado - 2010
topic Escrita
Ensino
Aprendizagem
Caligrafia
Crianças
Gestos
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Informática, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2012-02-01T10:47:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5105
url http://hdl.handle.net/10451/5105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193789173760