Aprendizagem Interactiva da Escrita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/14060 |
Resumo: | O ensino e a aprendizagem da escrita gráfica são processos complementares longos e evolutivos que, tradicionalmente, envolvem profundamente tanto professores quanto crianças. Da parte do professor, requer-se que este transmita e exemplifique as formas correctas de executar os movimentos cinestésicos da caligrafia. Dos alunos espera-se a execução continuada dos exercícios, para aperfeiçoamento das suas capacidades de coordenação motora. É frequente, durante este processo de ensino/aprendizagem, o professor dirigir fisicamente o aluno, exemplificando a sequência de movimentos correcta. Por outro lado, o aluno necessita que o professor lhe indique se o seu aproveitamento nessas tarefas é positivo, ou negativo. Neste último caso, o professor terá de efectuar um acompanhamento mais próximo para auxiliar a criança a ultrapassar as limitações demonstradas. Havendo uma tão grande dependência entre estes dois intervenientes, procurou-se desenvolver uma solução capaz de fornecer a autonomização necessária a ambos, que se reflecte na redução significativa dos tempos das tarefas de acompanhamento prolongado individual de cada aluno, libertando o professor para que este possa desenvolver um trabalho mais especializado junto dos que revelem maiores dificuldades na aprendizagem da escrita caligráfica. Neste sentido, desenvolveu-se uma plataforma, baseada em dispositivos tácteis - tablet PC, que suportou a construção de duas ferramentas protótipo: uma direccionada para assistir os professores nas tarefas de definição de exercícios e visualização das suas execuções pelos alunos, e outra para fornecer o suporte necessário às crianças para execução dos exercícios com capacidades de retorno visual para ajuda e orientação em tempo real, e com um mecanismo de classificação do gesto efectuado. Estas ferramentas de trabalho visam autonomizar professor e alunos e optimizar a produtividade de ambos. As duas ferramentas foram submetidas a uma avaliação inicial, cujos resultados parecem confirmar as premissas que fundamentaram este trabalho. |
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