A possibilidade de implementação de sistemas inteligentes e o respetivo impacto da inteligência artificial na segmentação de clientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fachada, Bruno Miguel da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23305
Resumo: É inegável a presença que a Inteligência Artificial tem nos nossos dias, sendo uma realidade atual e não apenas do futuro. Nos dias que correm, é possível observar várias empresas, de diversos sectores de atividade, a utilizar a Inteligência Artificial no seu dia a dia e o Marketing, um sector que procura constantemente a inovação, é um deles. Posto isto, é essencial que as organizações percebam todas as dinâmicas subjacentes à Inteligência Artificial e compreendam como poderão tirar proveito destas tecnologias para as suas tarefas. Este estudo pretende perceber como funciona a Inteligência Artificial, as suas características, impactos e limitações, compreendendo assim a sua aplicabilidade na segmentação de clientes. Após analisar todas estas variáveis, durante a realização da revisão de literatura, as mesmas foram aprofundadas através de duas metodologias. Inicialmente através de um questionário online e através da realização de entrevistas. Após a análise dos outputs do questionário online, concluiu-se que a Inteligência Artificial tem características e impactos que influenciam positivamente a sua implementação na segmentação de clientes, ainda que este tipo de tecnologia tenha limitações, que poderão ser uma barreira na sua implementação. Relativamente às entrevistas, estas revelam que a Inteligência Artificial ainda é vista como uma tecnologia de apoio na tomada de decisão e, por isso mesmo, ainda precisa de suporte humano. No entanto, apesar desta conclusão, muitos dos colaboradores ainda olham para estas tecnologias como uma ameaça ao seu posto de trabalho, podendo originar resistência na sua implementação e incorrer em custos desnecessários para as organizações.
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