Análise da satisfação de formandos num curso e-learning : curso de preparação em práticas empresariais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Raquel Coropos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38449
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_4fd8566b18901f15ffda4dbb658d329d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38449
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da satisfação de formandos num curso e-learning : curso de preparação em práticas empresariaisSatisfaçãoE-learningFormação profissionalTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Este trabalho apresenta um estudo desenvolvido no âmbito do mestrado em educação na especialidade de educação e tecnologias digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O mesmo procurou analisar o grau de satisfação dos formandos que frequentaram o Curso de Preparação de Práticas Empresariais na modalidade de e-learning. Os formandos realizam o Curso de Preparação em Práticas Empresariais no seguimento da sua inserção em empresas para a realização de Formação em Contexto Prático e como complemento para o seu desenvolvimento e evolução no meio empresarial. Este estudo foi realizado com o principal objetivo de analisar o nível de satisfação dos formandos quer a nível geral, quer especificamente em relação a cada uma das várias dimensões definidas, nomeadamente: organização do curso; desenho da formação; conteúdos dos módulos; recursos disponibilizados; metodologias de aprendizagem; avaliação; plataforma e-learning; e-tutor/formador; coordenação da formação; entre outros. A amostra utilizada no presente estudo conta com 80 participantes, correspondendo a 22% dos formandos que participaram no referido curso. Os resultados encontrados permitiram constatar que o nível global de satisfação dos formandos é de 3.8, considerado elevado numa escala de 1 a 5, e que a dimensão com um grau de satisfação mais elevado é a referente à plataforma de apoio à formação, em particular a facilidade de acesso aos seus conteúdos, a sua interatividade e aparência. Pelo contrário, as dimensões em que os formandos se encontram menos satisfeitos é na avaliação e na e-tutoria, nomeadamente no feedback em tempo útil e na qualidade do acompanhamento.This work presents a study developed within the scope of the master in education in the specialty of education and digital technologies of the Institute of Education of the University of Lisbon. It was analyzed the degree of satisfaction of the trainees who completed the Business Practical’s Preparation Course in the modality of e-learning. The trainees take the Business Practical Preparation Course following their insertion in companies to carry out Training in Practical Context and as a complement to their development and evolution in the business environment. This study was carried out with the main goal of analyzing the level of satisfaction of the trainees both in general and specifically in relation to each of the various dimensions defined, namely: course organization; training design; modules contents; available resources; learning methodologies; evaluation; e-learning platform; e-tutor / trainer; training coordination; among others. The sample used in the present study has 80 respondents, corresponding to 22% who participated in the mentioned course. The results showed that the overall level of satisfaction of the trainees is 3.8, considered high in a scale of 1 to 5, and that the dimension with a higher degree of satisfaction is the one related to the training support platform, in particular the easiness of access to its contents, interactivity and appearance. On the contrary, the dimensions to which trainees are less satisfied is in evaluation and e-tutoring, in particular on the timely feedback and in the quality of the follow-up.Piedade, JoãoRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Ana Raquel Coropos2019-05-31T12:39:13Z20192019-02-132019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38449porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:19.043450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da satisfação de formandos num curso e-learning : curso de preparação em práticas empresariais
title Análise da satisfação de formandos num curso e-learning : curso de preparação em práticas empresariais
spellingShingle Análise da satisfação de formandos num curso e-learning : curso de preparação em práticas empresariais
Carvalho, Ana Raquel Coropos
Satisfação
E-learning
Formação profissional
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Análise da satisfação de formandos num curso e-learning : curso de preparação em práticas empresariais
title_full Análise da satisfação de formandos num curso e-learning : curso de preparação em práticas empresariais
title_fullStr Análise da satisfação de formandos num curso e-learning : curso de preparação em práticas empresariais
title_full_unstemmed Análise da satisfação de formandos num curso e-learning : curso de preparação em práticas empresariais
title_sort Análise da satisfação de formandos num curso e-learning : curso de preparação em práticas empresariais
author Carvalho, Ana Raquel Coropos
author_facet Carvalho, Ana Raquel Coropos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piedade, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Raquel Coropos
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
E-learning
Formação profissional
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Satisfação
E-learning
Formação profissional
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31T12:39:13Z
2019
2019-02-13
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38449
url http://hdl.handle.net/10451/38449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134460670640128