A aprendizagem pela conversa na formação de educadores não-formais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12512 |
Resumo: | O projeto de intervenção e investigação que suporta este trabalho escrito integra-se numa dinâmica contínua – e em curso – de formação de trabalhadores-educadores não-formais no setor da juventude, no âmbito do programa europeu “Juventude em Ação”: o Training of Trainers Course (ToT). Sendo esta a sua principal vinculação institucional, nem por isso esgota as suas significativas ligações e implicações noutros setores da intervenção socioeducativa. É especialmente pela relação relevante entre o ToT, e a integração da investigação no seio do ToT, e dinâmicas mais vastas da educação não-formal, da educação de adultos, e da formação vocacional e profissional dos educadores sociais, que se congregam neste projeto diversos atores com origens, preocupações e trajetórias aparentemente distantes. Recorrendo à aprendizagem pela conversa e à intervisão como dispositivos de aprendizagem e educação não-formais mas também como modo de investigação, encetou-se um processo de investigação/formação/intervenção que resultou na reconfiguração do ToT de modo a alicerçar a formação que promove em processos de investigação participativa. Acreditamos que iniciámos um percurso de reflexão e transformação participada e qualitativa de um pequeno curso de formação avançada para educadores não-formais que pode ser o primeiro ciclo de uma espiral de reflexão-ação filiada na investigação-ação participativa que possa contribuir para um outro conhecimento acerca da ação socioeducativa e da aprendizagem e educação não-formais, um conhecimento crítico e útil para conceber e implementar caminhos de formação e desenvolvimento pessoal e profissional em prol de trabalhadores socioeducativos mais capazes de qualificar o seu trabalho e o próprio campo. |
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A aprendizagem pela conversa na formação de educadores não-formaisEducação não-formalFormação profissionalInvestigação-acçãoEstratégias de aprendizagem - ComunicaçãoEducação comunitáriaO projeto de intervenção e investigação que suporta este trabalho escrito integra-se numa dinâmica contínua – e em curso – de formação de trabalhadores-educadores não-formais no setor da juventude, no âmbito do programa europeu “Juventude em Ação”: o Training of Trainers Course (ToT). Sendo esta a sua principal vinculação institucional, nem por isso esgota as suas significativas ligações e implicações noutros setores da intervenção socioeducativa. É especialmente pela relação relevante entre o ToT, e a integração da investigação no seio do ToT, e dinâmicas mais vastas da educação não-formal, da educação de adultos, e da formação vocacional e profissional dos educadores sociais, que se congregam neste projeto diversos atores com origens, preocupações e trajetórias aparentemente distantes. Recorrendo à aprendizagem pela conversa e à intervisão como dispositivos de aprendizagem e educação não-formais mas também como modo de investigação, encetou-se um processo de investigação/formação/intervenção que resultou na reconfiguração do ToT de modo a alicerçar a formação que promove em processos de investigação participativa. Acreditamos que iniciámos um percurso de reflexão e transformação participada e qualitativa de um pequeno curso de formação avançada para educadores não-formais que pode ser o primeiro ciclo de uma espiral de reflexão-ação filiada na investigação-ação participativa que possa contribuir para um outro conhecimento acerca da ação socioeducativa e da aprendizagem e educação não-formais, um conhecimento crítico e útil para conceber e implementar caminhos de formação e desenvolvimento pessoal e profissional em prol de trabalhadores socioeducativos mais capazes de qualificar o seu trabalho e o próprio campo.The research and intervention project which supports the writing of this report is integrated within continuing – and ongoing – training of non-formal trainers and youth workers dynamics, held under the European “Youth in Action” programme: the Training of Trainers Course (ToT). This being its main institutional affiliation, by no means does this closes the whole of its significant connections and impacts in other sectors of socio-educational intervention. It is especially because the ToT, and the integration of research within the ToT, establishes relevant bridges towards wider dynamics of non-formal education, of adult education, of vocational training for social educators, that this project congregates actors which origins, concerns and trajectories are apparently distant. Resorting to conversational learning and intervision as both non-formal learning and education approaches and research settings, a research/training/intervention process has been initiated, resulting in the reconfiguration of ToT as a training offer that rests upon participatory research dynamics. We believe we have taken the first steps in a path of reflection and qualitative and participated transformation of a small advanced training of trainers’ course which may be the first cycle of reflection-action spiral in the tradition of participatory action-research approaches, capable of contributing to a diverse knowledge on socio-educational action and on non-formal education and learning, a critical and useful knowledge to design and implement personal and professional training and development trajectories so that socio-educational workers can qualify their own work and the field itself.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:46Z2013-07-02T00:00:00Z2013-07-022015-07-02T17:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12512TID:201582627porLopes, Liliana Isabel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:50Zoai:ria.ua.pt:10773/12512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:40.983219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O projeto de intervenção e investigação que suporta este trabalho escrito integra-se numa dinâmica contínua – e em curso – de formação de trabalhadores-educadores não-formais no setor da juventude, no âmbito do programa europeu “Juventude em Ação”: o Training of Trainers Course (ToT). Sendo esta a sua principal vinculação institucional, nem por isso esgota as suas significativas ligações e implicações noutros setores da intervenção socioeducativa. É especialmente pela relação relevante entre o ToT, e a integração da investigação no seio do ToT, e dinâmicas mais vastas da educação não-formal, da educação de adultos, e da formação vocacional e profissional dos educadores sociais, que se congregam neste projeto diversos atores com origens, preocupações e trajetórias aparentemente distantes. Recorrendo à aprendizagem pela conversa e à intervisão como dispositivos de aprendizagem e educação não-formais mas também como modo de investigação, encetou-se um processo de investigação/formação/intervenção que resultou na reconfiguração do ToT de modo a alicerçar a formação que promove em processos de investigação participativa. Acreditamos que iniciámos um percurso de reflexão e transformação participada e qualitativa de um pequeno curso de formação avançada para educadores não-formais que pode ser o primeiro ciclo de uma espiral de reflexão-ação filiada na investigação-ação participativa que possa contribuir para um outro conhecimento acerca da ação socioeducativa e da aprendizagem e educação não-formais, um conhecimento crítico e útil para conceber e implementar caminhos de formação e desenvolvimento pessoal e profissional em prol de trabalhadores socioeducativos mais capazes de qualificar o seu trabalho e o próprio campo. |
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