A aprendizagem pela conversa na formação de educadores não-formais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Liliana Isabel Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12512
Resumo: O projeto de intervenção e investigação que suporta este trabalho escrito integra-se numa dinâmica contínua – e em curso – de formação de trabalhadores-educadores não-formais no setor da juventude, no âmbito do programa europeu “Juventude em Ação”: o Training of Trainers Course (ToT). Sendo esta a sua principal vinculação institucional, nem por isso esgota as suas significativas ligações e implicações noutros setores da intervenção socioeducativa. É especialmente pela relação relevante entre o ToT, e a integração da investigação no seio do ToT, e dinâmicas mais vastas da educação não-formal, da educação de adultos, e da formação vocacional e profissional dos educadores sociais, que se congregam neste projeto diversos atores com origens, preocupações e trajetórias aparentemente distantes. Recorrendo à aprendizagem pela conversa e à intervisão como dispositivos de aprendizagem e educação não-formais mas também como modo de investigação, encetou-se um processo de investigação/formação/intervenção que resultou na reconfiguração do ToT de modo a alicerçar a formação que promove em processos de investigação participativa. Acreditamos que iniciámos um percurso de reflexão e transformação participada e qualitativa de um pequeno curso de formação avançada para educadores não-formais que pode ser o primeiro ciclo de uma espiral de reflexão-ação filiada na investigação-ação participativa que possa contribuir para um outro conhecimento acerca da ação socioeducativa e da aprendizagem e educação não-formais, um conhecimento crítico e útil para conceber e implementar caminhos de formação e desenvolvimento pessoal e profissional em prol de trabalhadores socioeducativos mais capazes de qualificar o seu trabalho e o próprio campo.
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