A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Débora Veríssimo Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carolina Ruoso, Denis Pereira Tavares, João Marcos Veiga, Luiz Henrique Assis Garcia, Maria Tereza Dantas Moura, Rita Lages Rodrigues, Tito Flávio Rodrigues Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/62513
https://orcid.org/0000-0001-7530-6002
https://orcid.org/0000-0002-3340-4357
https://orcid.org/0000-0003-1104-8299
https://orcid.org/0000-0003-4696-4668
Resumo: Reconhecendo autenticidade como conceito chave para concepção e configuração histórica da política de Patrimônio, nacional e internacional, propomos aqui uma reflexão crítica, alicerçados em revisão de literatura seguida de estudo de caso. Partindo de leituras de autores como Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein e Brumann, discutimos os sentidos da autenticidade no âmbito de Cartas patrimoniais, recomendações e outros documentos. Na primeira parte analisamos o emprego de autenticidade enquanto conceito integrado à política da UNESCO para atribuição do título de Patrimônio Mundial, partindo de uma perspectiva crítico-histórica. Na segunda, discutimos o caso do Conjunto Moderno da Pampulha, partindo da leitura crítica dos dois dossiês de candidatura desse bem cultural à inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como Paisagem Cultural (2014 e 2017), enfatizando o critério de autenticidade. Por fim, questionamos por que a categoria de autenticidade permanece como critério de patrimonialização mesmo diante das contradições que desperta.
id UFMG_03e824a7c2fb97f31ce6dc3e2aabde40
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/62513
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2024-01-09T18:07:14Z2024-01-09T18:07:14Z20201121982-9531http://hdl.handle.net/1843/62513https://orcid.org/0000-0001-7530-6002https://orcid.org/0000-0002-3340-4357https://orcid.org/0000-0003-1104-8299https://orcid.org/0000-0003-4696-4668Reconhecendo autenticidade como conceito chave para concepção e configuração histórica da política de Patrimônio, nacional e internacional, propomos aqui uma reflexão crítica, alicerçados em revisão de literatura seguida de estudo de caso. Partindo de leituras de autores como Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein e Brumann, discutimos os sentidos da autenticidade no âmbito de Cartas patrimoniais, recomendações e outros documentos. Na primeira parte analisamos o emprego de autenticidade enquanto conceito integrado à política da UNESCO para atribuição do título de Patrimônio Mundial, partindo de uma perspectiva crítico-histórica. Na segunda, discutimos o caso do Conjunto Moderno da Pampulha, partindo da leitura crítica dos dois dossiês de candidatura desse bem cultural à inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como Paisagem Cultural (2014 e 2017), enfatizando o critério de autenticidade. Por fim, questionamos por que a categoria de autenticidade permanece como critério de patrimonialização mesmo diante das contradições que desperta.Authenticity could be a key concept to the historical notion and configuration of Heritagepolicy, nationally and abroad. We intend here to present a critical debate, founded in a literature review followed by a case study. Starting from theoretical readings such as Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein, Brumann, we discuss the meanings of authenticity on the scope of Charters, recommendations and other documents on Heritage. From this discussion, we analyze authenticity, in a historical-critical perspective, as a basic concept to inscription at the World Heritage List. Then we studytwo dossiers (2014-2017) submitted to UNESCO to inscript the Pampulha Modern Ensemble on that List. Finally, we question: even facing contradictions, why authenticity remains a criteria to UNESCO’s World Heritage policy?porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASFórum patrimônioArtePatrimonio culturalPolitica culturalUnescoAutenticidadePatrimônio culturalPatrimônio mundialUnescoA autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCOAuthenticity as a key concept: a reflection based on the inscription of the Pampulha Modern Complex on the UNESCO's world heritage listinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/34105Débora Veríssimo CostaCarolina RuosoDenis Pereira TavaresJoão Marcos VeigaLuiz Henrique Assis GarciaMaria Tereza Dantas MouraRita Lages RodriguesTito Flávio Rodrigues Aguiarapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62513/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA autenticidade como conceito chave_ uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO.pdfA autenticidade como conceito chave_ uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO.pdfapplication/pdf580676https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62513/2/A%20autenticidade%20como%20conceito%20chave_%20uma%20reflex%c3%a3o%20a%20partir%20da%20inscri%c3%a7%c3%a3o%20do%20Conjunto%20Moderno%20da%20Pampulha%20na%20lista%20do%20patrim%c3%b4nio%20mundial%20da%20UNESCO.pdfde99d30f1e833c2b3537b2b60031567fMD521843/625132024-01-09 15:07:14.864oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-01-09T18:07:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Authenticity as a key concept: a reflection based on the inscription of the Pampulha Modern Complex on the UNESCO's world heritage list
title A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO
spellingShingle A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO
Débora Veríssimo Costa
Autenticidade
Patrimônio cultural
Patrimônio mundial
Unesco
Arte
Patrimonio cultural
Politica cultural
Unesco
title_short A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO
title_full A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO
title_fullStr A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO
title_full_unstemmed A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO
title_sort A autenticidade como conceito chave: uma reflexão a partir da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na lista do patrimônio mundial da UNESCO
author Débora Veríssimo Costa
author_facet Débora Veríssimo Costa
Carolina Ruoso
Denis Pereira Tavares
João Marcos Veiga
Luiz Henrique Assis Garcia
Maria Tereza Dantas Moura
Rita Lages Rodrigues
Tito Flávio Rodrigues Aguiar
author_role author
author2 Carolina Ruoso
Denis Pereira Tavares
João Marcos Veiga
Luiz Henrique Assis Garcia
Maria Tereza Dantas Moura
Rita Lages Rodrigues
Tito Flávio Rodrigues Aguiar
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Débora Veríssimo Costa
Carolina Ruoso
Denis Pereira Tavares
João Marcos Veiga
Luiz Henrique Assis Garcia
Maria Tereza Dantas Moura
Rita Lages Rodrigues
Tito Flávio Rodrigues Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Autenticidade
Patrimônio cultural
Patrimônio mundial
Unesco
topic Autenticidade
Patrimônio cultural
Patrimônio mundial
Unesco
Arte
Patrimonio cultural
Politica cultural
Unesco
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte
Patrimonio cultural
Politica cultural
Unesco
description Reconhecendo autenticidade como conceito chave para concepção e configuração histórica da política de Patrimônio, nacional e internacional, propomos aqui uma reflexão crítica, alicerçados em revisão de literatura seguida de estudo de caso. Partindo de leituras de autores como Muñoz Viñas, Lowenthal, García Canclini, Hafstein e Brumann, discutimos os sentidos da autenticidade no âmbito de Cartas patrimoniais, recomendações e outros documentos. Na primeira parte analisamos o emprego de autenticidade enquanto conceito integrado à política da UNESCO para atribuição do título de Patrimônio Mundial, partindo de uma perspectiva crítico-histórica. Na segunda, discutimos o caso do Conjunto Moderno da Pampulha, partindo da leitura crítica dos dois dossiês de candidatura desse bem cultural à inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como Paisagem Cultural (2014 e 2017), enfatizando o critério de autenticidade. Por fim, questionamos por que a categoria de autenticidade permanece como critério de patrimonialização mesmo diante das contradições que desperta.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-09T18:07:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-09T18:07:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/62513
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-9531
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7530-6002
https://orcid.org/0000-0002-3340-4357
https://orcid.org/0000-0003-1104-8299
https://orcid.org/0000-0003-4696-4668
identifier_str_mv 1982-9531
url http://hdl.handle.net/1843/62513
https://orcid.org/0000-0001-7530-6002
https://orcid.org/0000-0002-3340-4357
https://orcid.org/0000-0003-1104-8299
https://orcid.org/0000-0003-4696-4668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Fórum patrimônio
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62513/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62513/2/A%20autenticidade%20como%20conceito%20chave_%20uma%20reflex%c3%a3o%20a%20partir%20da%20inscri%c3%a7%c3%a3o%20do%20Conjunto%20Moderno%20da%20Pampulha%20na%20lista%20do%20patrim%c3%b4nio%20mundial%20da%20UNESCO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
de99d30f1e833c2b3537b2b60031567f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589205947842560