A aprendizagem de resumos de textos narrativos e expositivos e a compreensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Letras, Joana Rita Viriato
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8210
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_4fff7c222288d2ecdf3d158eeb9b6b61
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem de resumos de textos narrativos e expositivos e a compreensãoCompreensão leitoraEscritaResumoEstratégiasIntegraçãoReading comprehensionWritingSummarisationCognitive strategiesIntegrationRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoA leitura e a escrita são duas competências básicas e transversais ao currículo. Compreender o que se lê é uma competência que se torna cada vez mais importante à medida que se avança na escolaridade. Em todas as áreas do currículo é fundamental que, quando leem, os estudantes sejam capazes de extrair informação relevante, menorizando o que é acessório. Neste estudo, foca-se o ensino explícito do resumo, como estratégia de compreensão e de expressão do essencial. Foi realizado em duas turmas do 6.º ano de escolaridade, com um total de 40 alunos, e teve como objetivos 1) desenvolver competências de compreensão leitora e 2) avaliar o impacto do ensino explícito de estratégias cognitivas no desenvolvimento de competências de compreensão leitora e escrita de resumos dos alunos. Trata-se de uma investigação ação, com um estudo em três passos: pré-teste, intervenção, pós-teste. O pré e o pós-teste consistiam no resumo de um texto narrativo e de um texto expositivo. Para além dos resultados do pós-teste, avaliou-se o processo. Para isso, auscultaram-se os alunos, em dois focus grupo, e a professora cooperante, numa entrevista. A triangulação dos resultados permitiu constatar que os alunos valorizaram a intervenção e as aprendizagens. A professora cooperante corroborou esta ideia. A comparação entre o pré e o pós-teste indicou melhorias nos resumos dos alunos e mudanças nos seus comportamentos nos momentos leitura de um texto e de escrita de um resumo.ABSTRACT Reading and writing are two basic and transversal competences to the curriculum. As students progress trough school, they need to master more complex texts and new comprehension tasks. Summarisation is a critical skill in the comprehension process, it encompasses the ability to prioritise core ideas over more peripheral information. This study focuses the explicit teaching of summarisation, as an ability to draw out key themes. It was carried out in two classes of the sixth grade, encompassing a total of fourty students, and had as objectives 1) To develop comprehension reading skills and 2) To evaluate the impact of explicit teaching of cognitive strategies, on the development of summarisations skills. It´s an action research, with a three-step study: pre-test, intervention, post-test. The pre and post tests consisted in a summary of a narrative as well as an expository text. Beyond the results obtained from the post-test, the process has been evaluated. Thus, the students were listened in two focus groups and the trainer teacher in an interview. The obtained results has led to the conclusion that students have appreciated both the intervention as well as the learning. The trainer teacher has underlined the learning process. The comparison between the pre and the post-test pointed out improvements in the students sumarisation, as well as changes in their behavior on summarization.Sousa, Otília deRCIPLLetras, Joana Rita Viriato2018-03-08T10:48:30Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8210TID:201853426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:00.719022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem de resumos de textos narrativos e expositivos e a compreensão
title A aprendizagem de resumos de textos narrativos e expositivos e a compreensão
spellingShingle A aprendizagem de resumos de textos narrativos e expositivos e a compreensão
Letras, Joana Rita Viriato
Compreensão leitora
Escrita
Resumo
Estratégias
Integração
Reading comprehension
Writing
Summarisation
Cognitive strategies
Integration
title_short A aprendizagem de resumos de textos narrativos e expositivos e a compreensão
title_full A aprendizagem de resumos de textos narrativos e expositivos e a compreensão
title_fullStr A aprendizagem de resumos de textos narrativos e expositivos e a compreensão
title_full_unstemmed A aprendizagem de resumos de textos narrativos e expositivos e a compreensão
title_sort A aprendizagem de resumos de textos narrativos e expositivos e a compreensão
author Letras, Joana Rita Viriato
author_facet Letras, Joana Rita Viriato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Otília de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Letras, Joana Rita Viriato
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
Escrita
Resumo
Estratégias
Integração
Reading comprehension
Writing
Summarisation
Cognitive strategies
Integration
topic Compreensão leitora
Escrita
Resumo
Estratégias
Integração
Reading comprehension
Writing
Summarisation
Cognitive strategies
Integration
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13
2017-07-13T00:00:00Z
2018-03-08T10:48:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8210
TID:201853426
url http://hdl.handle.net/10400.21/8210
identifier_str_mv TID:201853426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133431601299456