Da leitura à escrita: as estratégias de compreensão leitora na melhoria da escrita de textos narrativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipa Cruz da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5255
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_685d37fbd8cd2edaddfe8d57b0bf4c72
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5255
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da leitura à escrita: as estratégias de compreensão leitora na melhoria da escrita de textos narrativosDidática da línguaEscritaEstratégias de compreensãoLeituraTexto narrativoLanguage's didacticWritingComprehension strategiesReadingNarrative textRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do plano de estudos do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se que este seja um documento reflexivo e fundamentado sobre a prática desenvolvida com uma turma do 2.º ano de escolaridade de uma Instituição Privada de Solidariedade Social da freguesia de São Domingos de Benfica. O mesmo debruça-se ainda sobre uma investigação realizada focada no papel da leitura no processo de ensino e de aprendizagem da escrita de textos narrativos. O objetivo deste estudo é compreender o impacto da utilização de estratégias de compreensão leitora na melhoria das produções de textos narrativos. O trabalho realizado iniciou-se num período de observação, durante o qual se procedeu à caracterização do contexto socioeducativo. Esta caracterização permitiu identificar as potencialidades e fragilidades da turma que conduziram à definição da problemática, dos objetivos gerais e de um plano de intervenção. Este deu sentido à prática, pelo que será alvo de análise no presente relatório. A intervenção enquadrou-se numa metodologia com características da investigação-ação, num paradigma qualitativo. Os resultados revelaram que os objetivos gerais definidos foram concretizados e que o recurso a estratégias de compreensão leitora contribuiu para o progresso dos alunos na escrita de textos narrativos.ABSTRACT The present report was developed as part of the course Prática de Ensino Supervisionada II of the study plan of the Master in Education in the 1st and 2nd cycle. This document is intended to be reflexive and reasoned on the practice developed with a class of the 2nd year of a Private Institution of Social Solidarity in the São Domingos de Benfica's parish. Furthermore, this report is based on a research focused in the purpose of the reading in the teaching process and on learning of narrative texts. The aim of this study is to understand the impact of using reading comprehension strategies in the improvement of the narrative texts production. This work started in an observation period, where the characterization of the social-educational context was performed. This characterization allowed identifying the potential and weakness of the class that led to the definition of the problem, the general objectives and the intervention plan. This plan are going to be analyzed in the current report, because it gave meaning to the practice. The intervention is based on a methodology with investigation-action characteristics, in a qualitative paradigm. The results showed that the defined general objectives were achieved and that the use of reading comprehension strategies contributed to the students’ progress in the writing of narrative texts.Gonçalves, CarolinaRCIPLSilva, Filipa Cruz da2015-10-09T08:58:15Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5255TID:201368552porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:33.289338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da leitura à escrita: as estratégias de compreensão leitora na melhoria da escrita de textos narrativos
title Da leitura à escrita: as estratégias de compreensão leitora na melhoria da escrita de textos narrativos
spellingShingle Da leitura à escrita: as estratégias de compreensão leitora na melhoria da escrita de textos narrativos
Silva, Filipa Cruz da
Didática da língua
Escrita
Estratégias de compreensão
Leitura
Texto narrativo
Language's didactic
Writing
Comprehension strategies
Reading
Narrative text
title_short Da leitura à escrita: as estratégias de compreensão leitora na melhoria da escrita de textos narrativos
title_full Da leitura à escrita: as estratégias de compreensão leitora na melhoria da escrita de textos narrativos
title_fullStr Da leitura à escrita: as estratégias de compreensão leitora na melhoria da escrita de textos narrativos
title_full_unstemmed Da leitura à escrita: as estratégias de compreensão leitora na melhoria da escrita de textos narrativos
title_sort Da leitura à escrita: as estratégias de compreensão leitora na melhoria da escrita de textos narrativos
author Silva, Filipa Cruz da
author_facet Silva, Filipa Cruz da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Filipa Cruz da
dc.subject.por.fl_str_mv Didática da língua
Escrita
Estratégias de compreensão
Leitura
Texto narrativo
Language's didactic
Writing
Comprehension strategies
Reading
Narrative text
topic Didática da língua
Escrita
Estratégias de compreensão
Leitura
Texto narrativo
Language's didactic
Writing
Comprehension strategies
Reading
Narrative text
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-09T08:58:15Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5255
TID:201368552
url http://hdl.handle.net/10400.21/5255
identifier_str_mv TID:201368552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403341127680