O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173 |
Resumo: | Resumo Através deste artigo, e partindo da complexa e prolífica discussão teórica sobre a definição de jazz, pretendemos averiguar de que forma o ensino deste género musical poderá fornecer ferramentas necessárias ao crescimento artístico dos músicos. Com base em análise bibliográfica e experiência letiva, e tendo em conta o carácter dialógico dos binómios ensino formal-ensino informal e tradição-inovação recorrentes na discussão em torno deste assunto, iremos igualmente indagar sobre alguns dos contributos que o ensino do jazz poderá dar em termos do desenvolvimento de competências extramusicais. |
id |
RCAP_500434ca5549281d2590805e09ec80e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-44522020000100173 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributosjazzensinoimprovisaçãointeraçãoResumo Através deste artigo, e partindo da complexa e prolífica discussão teórica sobre a definição de jazz, pretendemos averiguar de que forma o ensino deste género musical poderá fornecer ferramentas necessárias ao crescimento artístico dos músicos. Com base em análise bibliográfica e experiência letiva, e tendo em conta o carácter dialógico dos binómios ensino formal-ensino informal e tradição-inovação recorrentes na discussão em torno deste assunto, iremos igualmente indagar sobre alguns dos contributos que o ensino do jazz poderá dar em termos do desenvolvimento de competências extramusicais.Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173Revista Internacional em Língua Portuguesa v.37 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173Pinheiro,RicardoBivol,Feodorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:33:07ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos |
title |
O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos |
spellingShingle |
O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos Pinheiro,Ricardo jazz ensino improvisação interação |
title_short |
O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos |
title_full |
O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos |
title_fullStr |
O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos |
title_full_unstemmed |
O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos |
title_sort |
O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos |
author |
Pinheiro,Ricardo |
author_facet |
Pinheiro,Ricardo Bivol,Feodor |
author_role |
author |
author2 |
Bivol,Feodor |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro,Ricardo Bivol,Feodor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jazz ensino improvisação interação |
topic |
jazz ensino improvisação interação |
description |
Resumo Através deste artigo, e partindo da complexa e prolífica discussão teórica sobre a definição de jazz, pretendemos averiguar de que forma o ensino deste género musical poderá fornecer ferramentas necessárias ao crescimento artístico dos músicos. Com base em análise bibliográfica e experiência letiva, e tendo em conta o carácter dialógico dos binómios ensino formal-ensino informal e tradição-inovação recorrentes na discussão em torno deste assunto, iremos igualmente indagar sobre alguns dos contributos que o ensino do jazz poderá dar em termos do desenvolvimento de competências extramusicais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Internacional em Língua Portuguesa v.37 2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777304466305843200 |