O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro,Ricardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bivol,Feodor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173
Resumo: Resumo Através deste artigo, e partindo da complexa e prolífica discussão teórica sobre a definição de jazz, pretendemos averiguar de que forma o ensino deste género musical poderá fornecer ferramentas necessárias ao crescimento artístico dos músicos. Com base em análise bibliográfica e experiência letiva, e tendo em conta o carácter dialógico dos binómios ensino formal-ensino informal e tradição-inovação recorrentes na discussão em torno deste assunto, iremos igualmente indagar sobre alguns dos contributos que o ensino do jazz poderá dar em termos do desenvolvimento de competências extramusicais.
id RCAP_500434ca5549281d2590805e09ec80e6
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-44522020000100173
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributosjazzensinoimprovisaçãointeraçãoResumo Através deste artigo, e partindo da complexa e prolífica discussão teórica sobre a definição de jazz, pretendemos averiguar de que forma o ensino deste género musical poderá fornecer ferramentas necessárias ao crescimento artístico dos músicos. Com base em análise bibliográfica e experiência letiva, e tendo em conta o carácter dialógico dos binómios ensino formal-ensino informal e tradição-inovação recorrentes na discussão em torno deste assunto, iremos igualmente indagar sobre alguns dos contributos que o ensino do jazz poderá dar em termos do desenvolvimento de competências extramusicais.Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173Revista Internacional em Língua Portuguesa v.37 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173Pinheiro,RicardoBivol,Feodorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:33:07ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos
title O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos
spellingShingle O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos
Pinheiro,Ricardo
jazz
ensino
improvisação
interação
title_short O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos
title_full O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos
title_fullStr O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos
title_full_unstemmed O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos
title_sort O ensino do jazz: uma reflexão em torno de alguns dos seus contributos
author Pinheiro,Ricardo
author_facet Pinheiro,Ricardo
Bivol,Feodor
author_role author
author2 Bivol,Feodor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro,Ricardo
Bivol,Feodor
dc.subject.por.fl_str_mv jazz
ensino
improvisação
interação
topic jazz
ensino
improvisação
interação
description Resumo Através deste artigo, e partindo da complexa e prolífica discussão teórica sobre a definição de jazz, pretendemos averiguar de que forma o ensino deste género musical poderá fornecer ferramentas necessárias ao crescimento artístico dos músicos. Com base em análise bibliográfica e experiência letiva, e tendo em conta o carácter dialógico dos binómios ensino formal-ensino informal e tradição-inovação recorrentes na discussão em torno deste assunto, iremos igualmente indagar sobre alguns dos contributos que o ensino do jazz poderá dar em termos do desenvolvimento de competências extramusicais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-44522020000100173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)
publisher.none.fl_str_mv Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Internacional em Língua Portuguesa v.37 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304466305843200