Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17768 |
Resumo: | O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na descrição de um projeto educativo realizado no Conservatório de Música da Jobra, e que procurou investigar a relação entre mindfulness e flow em estudantes de jazz no contexto da improvisação musical. Com este objetivo, foram utilizados dois questionários: o Five-Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ) e a Dispositional Flow Scale (DFS-2). A meditação mindfulness foi proposta como uma possível estratégia para aumentar o flow durante a improvisação musical em alunos de jazz. A segunda parte consiste no relatório do estágio realizado no ano letivo de 2015-2016, no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música da Jobra. |
id |
RCAP_9f91a4962e001c5e709539839d443149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversalJazz - Ensino da músicaImprovisação (Música)O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na descrição de um projeto educativo realizado no Conservatório de Música da Jobra, e que procurou investigar a relação entre mindfulness e flow em estudantes de jazz no contexto da improvisação musical. Com este objetivo, foram utilizados dois questionários: o Five-Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ) e a Dispositional Flow Scale (DFS-2). A meditação mindfulness foi proposta como uma possível estratégia para aumentar o flow durante a improvisação musical em alunos de jazz. A segunda parte consiste no relatório do estágio realizado no ano letivo de 2015-2016, no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música da Jobra.This teacher training report is divided into two major sections. The first section describes an educational project which took place at the Music Conservatory of Jobra, and aimed to investigate the relationship between mindfulness and flow in a sample of jazz students, in the context of musical improvisation. For this purpose, two questionnaires were used: the Five-Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ) and the Dispositional Flow Scale (DFS-2). Mindfulness meditation was proposed as a possible strategy to increase flow during improvisation in jazz students. The second section consists of a report documenting the student teacher's practicum that took place in the school year of 2015-2016 at the Music Conservatory of Jobra.Universidade de Aveiro2017-06-09T09:11:01Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17768TID:201935783porMoreira, Gonçalo Nuno Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:51Zoai:ria.ua.pt:10773/17768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:45.246528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal |
title |
Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal |
spellingShingle |
Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal Moreira, Gonçalo Nuno Baptista Jazz - Ensino da música Improvisação (Música) |
title_short |
Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal |
title_full |
Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal |
title_fullStr |
Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal |
title_full_unstemmed |
Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal |
title_sort |
Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal |
author |
Moreira, Gonçalo Nuno Baptista |
author_facet |
Moreira, Gonçalo Nuno Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Gonçalo Nuno Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jazz - Ensino da música Improvisação (Música) |
topic |
Jazz - Ensino da música Improvisação (Música) |
description |
O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na descrição de um projeto educativo realizado no Conservatório de Música da Jobra, e que procurou investigar a relação entre mindfulness e flow em estudantes de jazz no contexto da improvisação musical. Com este objetivo, foram utilizados dois questionários: o Five-Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ) e a Dispositional Flow Scale (DFS-2). A meditação mindfulness foi proposta como uma possível estratégia para aumentar o flow durante a improvisação musical em alunos de jazz. A segunda parte consiste no relatório do estágio realizado no ano letivo de 2015-2016, no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música da Jobra. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-06-09T09:11:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17768 TID:201935783 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17768 |
identifier_str_mv |
TID:201935783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137578054582272 |