Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Gonçalo Nuno Baptista
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17768
Resumo: O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na descrição de um projeto educativo realizado no Conservatório de Música da Jobra, e que procurou investigar a relação entre mindfulness e flow em estudantes de jazz no contexto da improvisação musical. Com este objetivo, foram utilizados dois questionários: o Five-Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ) e a Dispositional Flow Scale (DFS-2). A meditação mindfulness foi proposta como uma possível estratégia para aumentar o flow durante a improvisação musical em alunos de jazz. A segunda parte consiste no relatório do estágio realizado no ano letivo de 2015-2016, no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música da Jobra.
id RCAP_9f91a4962e001c5e709539839d443149
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversalJazz - Ensino da músicaImprovisação (Música)O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na descrição de um projeto educativo realizado no Conservatório de Música da Jobra, e que procurou investigar a relação entre mindfulness e flow em estudantes de jazz no contexto da improvisação musical. Com este objetivo, foram utilizados dois questionários: o Five-Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ) e a Dispositional Flow Scale (DFS-2). A meditação mindfulness foi proposta como uma possível estratégia para aumentar o flow durante a improvisação musical em alunos de jazz. A segunda parte consiste no relatório do estágio realizado no ano letivo de 2015-2016, no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música da Jobra.This teacher training report is divided into two major sections. The first section describes an educational project which took place at the Music Conservatory of Jobra, and aimed to investigate the relationship between mindfulness and flow in a sample of jazz students, in the context of musical improvisation. For this purpose, two questionnaires were used: the Five-Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ) and the Dispositional Flow Scale (DFS-2). Mindfulness meditation was proposed as a possible strategy to increase flow during improvisation in jazz students. The second section consists of a report documenting the student teacher's practicum that took place in the school year of 2015-2016 at the Music Conservatory of Jobra.Universidade de Aveiro2017-06-09T09:11:01Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17768TID:201935783porMoreira, Gonçalo Nuno Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:51Zoai:ria.ua.pt:10773/17768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:45.246528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal
title Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal
spellingShingle Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal
Moreira, Gonçalo Nuno Baptista
Jazz - Ensino da música
Improvisação (Música)
title_short Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal
title_full Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal
title_fullStr Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal
title_full_unstemmed Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal
title_sort Mindfulness e flow em estudantes de jazz: um estudo transversal
author Moreira, Gonçalo Nuno Baptista
author_facet Moreira, Gonçalo Nuno Baptista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Gonçalo Nuno Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Jazz - Ensino da música
Improvisação (Música)
topic Jazz - Ensino da música
Improvisação (Música)
description O Relatório Final da componente de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música encontra-se dividido em duas partes. A primeira consiste na descrição de um projeto educativo realizado no Conservatório de Música da Jobra, e que procurou investigar a relação entre mindfulness e flow em estudantes de jazz no contexto da improvisação musical. Com este objetivo, foram utilizados dois questionários: o Five-Facet Mindfulness Questionnaire (FFMQ) e a Dispositional Flow Scale (DFS-2). A meditação mindfulness foi proposta como uma possível estratégia para aumentar o flow durante a improvisação musical em alunos de jazz. A segunda parte consiste no relatório do estágio realizado no ano letivo de 2015-2016, no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz do Conservatório de Música da Jobra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-09T09:11:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17768
TID:201935783
url http://hdl.handle.net/10773/17768
identifier_str_mv TID:201935783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578054582272