Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio Teixeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.29347 |
Resumo: | Este artigo analisa três propostas elaboradas por Anísio Teixeira que são consideradas por ele como iniciativas imprescindíveis para a implantação de uma política educacional que propicie a oferta do ensino universal, gratuito e de qualidade a todos os brasileiros: as ações conjuntas e integradas dos entes federativos para a garantia do direito ao acesso e à permanência na escola pública, as avaliações sistêmicas para a análise e o estímulo da qualidade do ensino e a qualidade do livro didático na educação pública. Trata-se de um trabalho que tem como metodologia a análise interpretativa da obra deste intelectual, buscando-se compreender como tais iniciativas podem contribuir eficazmente para a constituição de uma política educacional bem-sucedida no objetivo de proporcionar o acesso e a permanência na escola para o desenvolvimento integral, a formação de valores éticos, morais e sociais para o exercício consciente da cidadania na democracia e a qualificação para o trabalho. O contexto histórico brasileiro que se delineava, a partir da década de 1930, levou Anísio Teixeira a pensar novas bases para o sistema de ensino, orientando-se pela necessidade de atender ao aumento da busca pelo acesso à escola resultante das ondas migratórias do campo para a cidade, pela exigência de capacitação da população diante das novas demandas do mercado de trabalho e da economia nacional e pela fé inabalável na educação como instrumento capaz de difundir uma cultura política cidadã e democrática na sociedade nacional. |
id |
RCAP_50146b9b9eec73b84bdd04a4217df2ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29347 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio TeixeiraNúmero 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas MetodológicasEste artigo analisa três propostas elaboradas por Anísio Teixeira que são consideradas por ele como iniciativas imprescindíveis para a implantação de uma política educacional que propicie a oferta do ensino universal, gratuito e de qualidade a todos os brasileiros: as ações conjuntas e integradas dos entes federativos para a garantia do direito ao acesso e à permanência na escola pública, as avaliações sistêmicas para a análise e o estímulo da qualidade do ensino e a qualidade do livro didático na educação pública. Trata-se de um trabalho que tem como metodologia a análise interpretativa da obra deste intelectual, buscando-se compreender como tais iniciativas podem contribuir eficazmente para a constituição de uma política educacional bem-sucedida no objetivo de proporcionar o acesso e a permanência na escola para o desenvolvimento integral, a formação de valores éticos, morais e sociais para o exercício consciente da cidadania na democracia e a qualificação para o trabalho. O contexto histórico brasileiro que se delineava, a partir da década de 1930, levou Anísio Teixeira a pensar novas bases para o sistema de ensino, orientando-se pela necessidade de atender ao aumento da busca pelo acesso à escola resultante das ondas migratórias do campo para a cidade, pela exigência de capacitação da população diante das novas demandas do mercado de trabalho e da economia nacional e pela fé inabalável na educação como instrumento capaz de difundir uma cultura política cidadã e democrática na sociedade nacional.This article analyzes three proposals elaborated by Anísio Teixeira that he considers essential initiatives for the implementation of an educational policy that favors the offer of universal, free and quality education to all Brazilians: the joint and integrated actions of the federative entities to the guarantee of the right to access and permanence in public school, systemic evaluations for the analysis and stimulation of the quality of teaching and the quality of textbooks in public education. It is a work whose methodology is the interpretative analysis of the work of this intellectual, seeking to understand how such initiatives can effectively contribute to the constitution of a successful educational policy in order to provide access and permanence in school for integral development, formation of ethical, moral and social values for the conscious exercise of citizenship in democracy and qualification for work. The Brazilian historical context that was taking shape, from the 1930s onwards, led Anísio Teixeira to think of new bases for the education system, guided by the need to meet the increased demand for access to school resulting from the migratory waves from the countryside to the city, due to the need to train the population in the face of the new demands of the labor market and the national economy, and to the unshakable faith in education as an instrument capable of spreading a citizen and democratic political culture in national society.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2023-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.29347por1646-2335, Jorge Eschriqui Vieira Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-31T13:30:20Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:53.172481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio Teixeira |
title |
Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio Teixeira |
spellingShingle |
Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio Teixeira , Jorge Eschriqui Vieira Pinto Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
title_short |
Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio Teixeira |
title_full |
Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio Teixeira |
title_fullStr |
Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio Teixeira |
title_full_unstemmed |
Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio Teixeira |
title_sort |
Políticas Públicas para a Gestão do Sistema Educacional Brasileiro no Pensamento de Anísio Teixeira |
author |
, Jorge Eschriqui Vieira Pinto |
author_facet |
, Jorge Eschriqui Vieira Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
, Jorge Eschriqui Vieira Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
topic |
Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas |
description |
Este artigo analisa três propostas elaboradas por Anísio Teixeira que são consideradas por ele como iniciativas imprescindíveis para a implantação de uma política educacional que propicie a oferta do ensino universal, gratuito e de qualidade a todos os brasileiros: as ações conjuntas e integradas dos entes federativos para a garantia do direito ao acesso e à permanência na escola pública, as avaliações sistêmicas para a análise e o estímulo da qualidade do ensino e a qualidade do livro didático na educação pública. Trata-se de um trabalho que tem como metodologia a análise interpretativa da obra deste intelectual, buscando-se compreender como tais iniciativas podem contribuir eficazmente para a constituição de uma política educacional bem-sucedida no objetivo de proporcionar o acesso e a permanência na escola para o desenvolvimento integral, a formação de valores éticos, morais e sociais para o exercício consciente da cidadania na democracia e a qualificação para o trabalho. O contexto histórico brasileiro que se delineava, a partir da década de 1930, levou Anísio Teixeira a pensar novas bases para o sistema de ensino, orientando-se pela necessidade de atender ao aumento da busca pelo acesso à escola resultante das ondas migratórias do campo para a cidade, pela exigência de capacitação da população diante das novas demandas do mercado de trabalho e da economia nacional e pela fé inabalável na educação como instrumento capaz de difundir uma cultura política cidadã e democrática na sociedade nacional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.29347 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.29347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133546460217344 |