Feedback pedagógico do professor estagiário nas aulas de educação física : análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas : relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12º A no ano letivo 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Jason Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30116
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_50150fdab4ed69eb96434921de1e7872
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Feedback pedagógico do professor estagiário nas aulas de educação física : análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas : relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12º A no ano letivo 2014-2015Formação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio, do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento pretende que o professor estagiário demonstre competências de análise crítica e reflexão aprofundada a partir da sua experiência de Estágio Pedagógico. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa de formação curricular, na qual o professor estagiário, devidamente orientado e supervisionado, exerce e cumpre todas as tarefas inerentes à função de docente e permite desenvolver um conjunto de competências científicas, pedagógicas e didático-metodológicas, essenciais ao desempenho dessa função. Assim, o Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra, no ano letivo de 2014/2015, consistiu na transposição para o contexto real dos conhecimentos adquiridos na formação inicial, através da lecionação da disciplina de Educação Física junto da turma A do 12º ano de escolaridade. O presente documento pretende englobar a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas e as aprendizagens realizadas ao longo do Estágio Pedagógico. Este contempla três partes fundamentais. A primeira parte é basicamente descritiva e relacionada com a contextualização da prática desenvolvida. A segunda parte incide na análise reflexiva sobre a prática pedagógica ao nível do planeamento, realização e avaliação. Por fim, a terceira parte ostenta o aprofundamento do tema/problema, uma investigação realizada sobre: “Feedback Pedagógico do Professor Estagiário nas aulas de Educação Física – Análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas”. The Internship Final Report is part of the Training Report Curricular Unit, of the second year of the Master in Physical Education Teaching of Elementary and Secondary Education, in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. This document is intended to demonstrate the teacher’s critical analysis skills and deep reflection upon his Teacher Training experience. The Teacher Training Internship is the culmination of a curricular training stage, in which the trainee teacher, properly guided and supervised, carries out and accomplishes all the tasks related to the teaching function and allows the development of a set of scientific, pedagogical, didactic and methodological skills, essential to the performance of that function. Thus, the Teacher Training held in Basic and Secondary School of Quinta das Flores, in Coimbra, in the school year 2014/2015, was the transfer to real context of the knowledge acquired in initial training, through the teaching of Physical Education to the 12th grade A class. This document is intended to cover the description and reflection on the activities and learning carried out during the Teacher Training Internship. It covers three key parts. The first part is basically descriptive and related to the contextualization of the developed practice. The second part focuses on the reflexive analysis of the pedagogical practice, at the planning, implementation and assessment levels. Finally, the third part shows the deepening of the theme / problem, a research on: "Pedagogical Feedback of the Trainee Teacher in Physical Education classes - Analysis of its dimension in classes with different didactic functions".2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30116http://hdl.handle.net/10316/30116TID:201342367porReis, J. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12ºA no ano letivo 2014/2015. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Reis, Jason Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:16.604505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Feedback pedagógico do professor estagiário nas aulas de educação física : análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas : relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12º A no ano letivo 2014-2015
title Feedback pedagógico do professor estagiário nas aulas de educação física : análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas : relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12º A no ano letivo 2014-2015
spellingShingle Feedback pedagógico do professor estagiário nas aulas de educação física : análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas : relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12º A no ano letivo 2014-2015
Reis, Jason Gomes
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Feedback pedagógico do professor estagiário nas aulas de educação física : análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas : relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12º A no ano letivo 2014-2015
title_full Feedback pedagógico do professor estagiário nas aulas de educação física : análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas : relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12º A no ano letivo 2014-2015
title_fullStr Feedback pedagógico do professor estagiário nas aulas de educação física : análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas : relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12º A no ano letivo 2014-2015
title_full_unstemmed Feedback pedagógico do professor estagiário nas aulas de educação física : análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas : relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12º A no ano letivo 2014-2015
title_sort Feedback pedagógico do professor estagiário nas aulas de educação física : análise das suas dimensões em aulas com diferentes funções didáticas : relatório de estágio desenvolvido na escola básica e secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12º A no ano letivo 2014-2015
author Reis, Jason Gomes
author_facet Reis, Jason Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Jason Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Prática pedagógica
topic Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30116
http://hdl.handle.net/10316/30116
TID:201342367
url http://hdl.handle.net/10316/30116
identifier_str_mv TID:201342367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, J. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores junto da turma do 12ºA no ano letivo 2014/2015. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133664039141376