Regiões Periféricas: Factores Críticos Para a Competitividade Empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Álvaro Lopes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pereira, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/6241
Resumo: A compreensão dos drivers do empreendedorismo e da competitividade das empresas sediadas em regiões periféricas e ultraperiféricas revela-se um assuntofundamentalpara o desen volvimento regional, criação depostos de trabalho,fixação depo pulação em regiões menos desenvolvidas, entre outros aspectos. São diversos osfactores que podem contribuir para desenvolver a competitividade destas empresas, podendo os mesmos serem entendidos do ponto de vista interno e externo à organização. Os externos, designadamente ofomento do empreendedorismo e da criação e desenvolvimento de negócios resultantes da intervenção do Estado, das autarquias e de outras entidades públicas ou pri vadas são aspectos que se encontram bastante documentados. Neste contexto, este artigo é desenvolvido analisando as carac terísticas daprópria empresa, procurando identificar as caracte rísticas pessoais do decisor e da própria organização quepossam contribuirpara que as PMEs destas regiões possam atingirpata mares superiores de competitividade. Ao longo de dois anosforam realizados 47 estudos de caso de PME ’s sediadas em regiões periféricas portuguesas procurando conhecer a sua génese, evolução e situação competitiva actual. Como base neste estudo e reconhecendo que as regiões em causa apresentam limitações ao desenvolvimento da actividade empre sarial, como são os casos da reduzida dimensão do mercado ou dafraca disponibilidade de mão-de-obra qualificada, procura-se determinar quais osfactores internos que podem conduzir à me lhoria da posição competitiva das PMEs. A organização das empresas, o acesso aos circuitos de distribuição e a redes de contactos, o aproveitamento dos pontosfortes ofere cidos pela região e a aposta em segmentos e nichos de mercado que reconheçam e valorizem a proposta de valor, são osfactores básicos que devem ser holisticamente conjugados em torno da orientação para o mercado, para a criação de um modelo de desenvolvimento da competitividade empresarial proposto neste artigo.
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