Implementação de medidas de otimização e melhoria contínua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21407 |
Resumo: | O presente documento descreve o estágio profissional na empresa Euroma21, Lda., na Maia, efetuado desde o início de maio até ao final de agosto, e permitiu a implementação de conceitos académicos, medidas de otimização e melhoria contínua nos diferentes departamentos da empresa, bem como desenvolver atividades ligadas à mesma. Neste sentido, e, de uma forma sumária, os objetivos delineados passaram pela integração nos diferentes departamentos da organização, de modo a compreender o funcionamento da mesma e, deste modo, conseguir efetuar adequadamente as medidas pretendidas. Como metodologia para a concretização dos objetivos propostos, recorreu-se à pesquisa e análise bibliográfica para sustentar e justificar o projeto efetuado, nomeadamente sobre melhoria contínua e Kaizen, trabalho padronizado (standard work), metodologia 5S, controlo e gestão visual e também conceitos relacionados com ERP, com foco adicional no ERP utilizado – PRIMAVERA. Paralelamente, foi desenvolvido todo um trabalho que consistiu na implementação da metodologia 5S a nível físico e digital, num contexto de armazém e de servidor interno, respetivamente, bem como a padronização de pastas de propostas de orçamentação; na criação de um ficheiro em formato Excel de apoio à realização de orçamentos, que pode ser usado por todos os colaboradores da empresa; e na criação de fluxogramas de processos dos departamentos comercial e de vendas, logístico e de assistência técnica e montagem (AT&M). Todas estas melhorias efetuadas no seio da empresa foram implementadas com o intuito de efetuar uma agilização e otimização de processos, a nível interno, e proporcionar ao cliente um aumento de celeridade na receção dos orçamentos, tendo sempre na base uma perspetiva de melhoria contínua nas medidas implementadas. |
id |
RCAP_50337524e051ea89aa3560dd7457f7b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21407 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de medidas de otimização e melhoria contínuaOtimização5SMelhoria ContínuaERPOptimizationContinuous ImprovementO presente documento descreve o estágio profissional na empresa Euroma21, Lda., na Maia, efetuado desde o início de maio até ao final de agosto, e permitiu a implementação de conceitos académicos, medidas de otimização e melhoria contínua nos diferentes departamentos da empresa, bem como desenvolver atividades ligadas à mesma. Neste sentido, e, de uma forma sumária, os objetivos delineados passaram pela integração nos diferentes departamentos da organização, de modo a compreender o funcionamento da mesma e, deste modo, conseguir efetuar adequadamente as medidas pretendidas. Como metodologia para a concretização dos objetivos propostos, recorreu-se à pesquisa e análise bibliográfica para sustentar e justificar o projeto efetuado, nomeadamente sobre melhoria contínua e Kaizen, trabalho padronizado (standard work), metodologia 5S, controlo e gestão visual e também conceitos relacionados com ERP, com foco adicional no ERP utilizado – PRIMAVERA. Paralelamente, foi desenvolvido todo um trabalho que consistiu na implementação da metodologia 5S a nível físico e digital, num contexto de armazém e de servidor interno, respetivamente, bem como a padronização de pastas de propostas de orçamentação; na criação de um ficheiro em formato Excel de apoio à realização de orçamentos, que pode ser usado por todos os colaboradores da empresa; e na criação de fluxogramas de processos dos departamentos comercial e de vendas, logístico e de assistência técnica e montagem (AT&M). Todas estas melhorias efetuadas no seio da empresa foram implementadas com o intuito de efetuar uma agilização e otimização de processos, a nível interno, e proporcionar ao cliente um aumento de celeridade na receção dos orçamentos, tendo sempre na base uma perspetiva de melhoria contínua nas medidas implementadas.This document describes the professional internship at the company Euroma21, Lda., in Maia, carried out from the beginning of May to the end of August, and allowed the implementation of academic concepts, optimization measures and continuous improvement in the different departments of the company, as well as how to develop activities related to it. In this sense, and, in a summary way, the objectives outlined went through the integration in the different departments of the organization, in order to understand its functioning and, in this way, to be able to properly carry out the intended measures. As a methodology for achieving the proposed objectives, research and bibliographic analysis were used to support and justify the project conducted, namely on continuous improvement and Kaizen, standardized work (standard work), 5S methodology, visual control and management and also related concepts with ERP, with an additional focus on the ERP used – PRIMAVERA. At the same time, a whole work was carried out that consisted of the implementation of the 5S methodology at the physical and digital level, in a warehouse and internal server context, respectively, as well as the standardization of budget proposal folders; in the creation of a file in Excel format to support budgeting, which can be used by all the company's employees; and in the creation of process flowcharts for the commercial and sales, logistics and technical assistance and assembly (AT&M) departments. All these improvements made within the company were implemented with the aim of streamlining and optimizing processes, internally, and providing the customer with an increase in speed in the receipt of budgets, always based on a perspective of continuous improvement in the implemented measures.Araújo, Susana Claúdia Nicola deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMoutinho, Daniel Silva Pereira Vilaça2023-01-10T11:48:07Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21407TID:203112504porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:17:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:28.394886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de medidas de otimização e melhoria contínua |
title |
Implementação de medidas de otimização e melhoria contínua |
spellingShingle |
Implementação de medidas de otimização e melhoria contínua Moutinho, Daniel Silva Pereira Vilaça Otimização 5S Melhoria Contínua ERP Optimization Continuous Improvement |
title_short |
Implementação de medidas de otimização e melhoria contínua |
title_full |
Implementação de medidas de otimização e melhoria contínua |
title_fullStr |
Implementação de medidas de otimização e melhoria contínua |
title_full_unstemmed |
Implementação de medidas de otimização e melhoria contínua |
title_sort |
Implementação de medidas de otimização e melhoria contínua |
author |
Moutinho, Daniel Silva Pereira Vilaça |
author_facet |
Moutinho, Daniel Silva Pereira Vilaça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Susana Claúdia Nicola de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moutinho, Daniel Silva Pereira Vilaça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Otimização 5S Melhoria Contínua ERP Optimization Continuous Improvement |
topic |
Otimização 5S Melhoria Contínua ERP Optimization Continuous Improvement |
description |
O presente documento descreve o estágio profissional na empresa Euroma21, Lda., na Maia, efetuado desde o início de maio até ao final de agosto, e permitiu a implementação de conceitos académicos, medidas de otimização e melhoria contínua nos diferentes departamentos da empresa, bem como desenvolver atividades ligadas à mesma. Neste sentido, e, de uma forma sumária, os objetivos delineados passaram pela integração nos diferentes departamentos da organização, de modo a compreender o funcionamento da mesma e, deste modo, conseguir efetuar adequadamente as medidas pretendidas. Como metodologia para a concretização dos objetivos propostos, recorreu-se à pesquisa e análise bibliográfica para sustentar e justificar o projeto efetuado, nomeadamente sobre melhoria contínua e Kaizen, trabalho padronizado (standard work), metodologia 5S, controlo e gestão visual e também conceitos relacionados com ERP, com foco adicional no ERP utilizado – PRIMAVERA. Paralelamente, foi desenvolvido todo um trabalho que consistiu na implementação da metodologia 5S a nível físico e digital, num contexto de armazém e de servidor interno, respetivamente, bem como a padronização de pastas de propostas de orçamentação; na criação de um ficheiro em formato Excel de apoio à realização de orçamentos, que pode ser usado por todos os colaboradores da empresa; e na criação de fluxogramas de processos dos departamentos comercial e de vendas, logístico e de assistência técnica e montagem (AT&M). Todas estas melhorias efetuadas no seio da empresa foram implementadas com o intuito de efetuar uma agilização e otimização de processos, a nível interno, e proporcionar ao cliente um aumento de celeridade na receção dos orçamentos, tendo sempre na base uma perspetiva de melhoria contínua nas medidas implementadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-10T11:48:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/21407 TID:203112504 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/21407 |
identifier_str_mv |
TID:203112504 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131502227750912 |