Números reais: história e didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9383 |
Resumo: | Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013 |
id |
RCAP_5035dff91768c981b5bf0bd2f76ebe84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/9383 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Números reais: história e didáticaIrracionalidadeHistóriaEnsinoPiAproximaçãoTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013Nesta dissertação procurou-se apresentar uma abordagem histórica dos números reais, dando relevo a determinados períodos da história e a alguns matemáticos particularmente interessantes para o ensino elementar da matéria. Esse objetivo inicial conduziu ao estudo da definição dos números irracionais e da continuidade na formulação de Richard Dedekind. Segue-se uma exploração histórica do número π , porque este número é, naturalmente, o irracional cuja utilização mais problemas levanta no ensino. Com base nos exemplos históricos tentou-se, sempre que possível, encontrar aplicações ao ensino da disciplina de matemática no Ensino Básico. Nesse sentido, são dados alguns exemplos, sugestões e também reflexões didáticas de conteúdos históricos que poderão ser aplicados no ensino. A reflexão originada pela interação entre história e ensino da matemática levou ainda à elaboração de um projeto, que foi concretizado através da realização de uma experiência com duas turmas do 5º ano do Ensino Básico. Seguem-se as reflexões decorrentes do desenvolvimento e dos resultados obtidos com essa experiência.In this dissertation we aim to provide a historical approach to the teaching of real numbers in elementary school, emphasizing certain periods of history and specific mathematicians that are particularly interesting for teaching in this setting. With this goal in mind we study the definition of irrational numbers and continuity in the formulation of Richard Dedekind. This is followed by a historical exploration of the number π , since this number is, naturally, the irrational which use raises more problems in elementary school. Based on historical examples we tried, whenever possible, to provide applications to the teaching of elementary mathematics. Therefore we give some examples and suggestions as well as reflections of historical content that can be applied in the teaching of mathematics. These examples and reflections led to the elaboration of a project, together with an experiment with two groups of 5th year (9-11 years old) students. Then we present some reflections arising from the results of this experience.Serra, Isabel, 1946-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Luísa Isabel Lourenço2013-10-17T13:53:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:36.996626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Números reais: história e didática |
title |
Números reais: história e didática |
spellingShingle |
Números reais: história e didática Sousa, Luísa Isabel Lourenço Irracionalidade História Ensino Pi Aproximação Teses de mestrado - 2013 |
title_short |
Números reais: história e didática |
title_full |
Números reais: história e didática |
title_fullStr |
Números reais: história e didática |
title_full_unstemmed |
Números reais: história e didática |
title_sort |
Números reais: história e didática |
author |
Sousa, Luísa Isabel Lourenço |
author_facet |
Sousa, Luísa Isabel Lourenço |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serra, Isabel, 1946- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Luísa Isabel Lourenço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Irracionalidade História Ensino Pi Aproximação Teses de mestrado - 2013 |
topic |
Irracionalidade História Ensino Pi Aproximação Teses de mestrado - 2013 |
description |
Tese de mestrado em Matemática para Professores, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-17T13:53:24Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/9383 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/9383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134230110797824 |