A aprendizagem baseada em jogos digitais no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sílvia Paula Vasco Gonçalves da Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26471
Resumo: Os alunos são hoje utilizadores natos de um amplo leque de tecnologias digitais, que incorporam na sua vida para, entre outros, recolher e criar informação, comunicar, aprender e jogar. Também a educação tem hoje ao seu dispor um sem número de tecnologias e ferramentas digitais cuja integração pedagógica pode sustentar uma aproximação dos objetivos da escola às capacidades e aos interesses dos alunos. Os jogos digitais ocupam um lugar de destaque na utilização que os nossos alunos fazem das tecnologias digitais e parecem fazê-lo de forma motivada. A sua integração no processo de ensino e aprendizagem parece afigurar-se então compensadora. Este estudo procurou verificar se a metodologia Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais poderia contribuir para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Conhecer e compreender os efeitos da aplicação desta metodologia ativa no ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos foi, assim, o principal objetivo. Para tal, após realizar a revisão bibliográfica e avaliar comparativamente um conjunto de plataformas, a plataforma Genially foi escolhida para planear, desenvolver, aplicar e, paralelamente, avaliar esta plataforma através de um conjunto de atividades e conteúdos para a disciplina de matemática numa turma de 7.º ano de um dos Agrupamentos de Escolas do norte de Portugal. Por conseguinte, optámos por um estudo de caso, com abordagem mista, qualitativa e quantitativa. Os dados foram recolhidos, durante as atividades letivas, essencialmente através de observação participada e de dois inquéritos por questionário. Para a análise de dados, recorremos à análise quantitativa, concretizada na estatística descritiva, e à análise de conteúdo. Os resultados mostram que esta metodologia pedagógica despertou a motivação e o interesse dos alunos, uma vez que os mesmos se envolveram nos jogos educativos digitais de forma entusiástica, otimizando a construção de aprendizagens significativas.
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