Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de Telheiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alegria, João Tiago Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13661
Resumo: Serve o presente documento, realizado na Escola Básica de Telheiras no ano letivo 2021/2022, expressar as opções didáticas, análise e reflexões realizadas no processo de estágio pedagógico. Este Relatório de Estágio está dividido em 4 grandes áreas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na Lecionação, o foco do projeto estava associado com as estratégias pedagógicas em alunos relutantes. O projeto pretendeu dar resposta às necessidades educativas dos alunos, envolvendo a turma nesse processo, com o intuito de aumentar a participação dos alunos nas aulas de EF. Na Direção de Turma, a temática abordada disse respeito às orientações vocacionais dos alunos. O objetivo do projeto pretendeu que os alunos fossem capazes de identificar áreas curriculares de interesse. A opção de incluir o trabalho colaborativo entre alunos e pais configurou-se como um grande marco de participação e presença dos Encarregados de Educação na escola. No Desporto Escolar abordou-se as Leis de Jogo na modalidade de Futsal, com o objetivo de formar alunas na função de juízes-árbitros, criando condições inclusivas de mais alunas poderem participar de forma ativa no Grupo-Equipa. Outro objetivo advindo do primeiro, diz respeito ao conhecimento das Leis de Jogo como fator de melhoria da participação das alunas no jogo. Em relação ao Seminário, em afinidade com a Lecionação, desenvolveu-se o estudo das estratégias pedagógicas em alunos relutantes. O objetivo do Seminário pretendeu identificar as características de um aluno relutante, estabelecer estratégias pedagógicas adequadas às situações mais frequentes de relutância dos alunos na disciplina de EF no AEVF e elaborar um documento de síntese sobre esta temática, deixando assim o meu contributo à escola. Palavras-Chave: Aluno Relutante, Orientações Vocacionais, Leis de Jogo, Estratégias Pedagógicas.
id RCAP_503e1a5e0fea84431aa19de1dccb5568
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13661
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de TelheirasMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAORIENTAÇÃO VOCACIONALESTRATÉGIAS PEDAGÓGICASESTÁGIOSDIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGVOCATIONAL GUIDANCEPEDAGOGICAL STRATEGIESTRAINEESHIPSFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSServe o presente documento, realizado na Escola Básica de Telheiras no ano letivo 2021/2022, expressar as opções didáticas, análise e reflexões realizadas no processo de estágio pedagógico. Este Relatório de Estágio está dividido em 4 grandes áreas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na Lecionação, o foco do projeto estava associado com as estratégias pedagógicas em alunos relutantes. O projeto pretendeu dar resposta às necessidades educativas dos alunos, envolvendo a turma nesse processo, com o intuito de aumentar a participação dos alunos nas aulas de EF. Na Direção de Turma, a temática abordada disse respeito às orientações vocacionais dos alunos. O objetivo do projeto pretendeu que os alunos fossem capazes de identificar áreas curriculares de interesse. A opção de incluir o trabalho colaborativo entre alunos e pais configurou-se como um grande marco de participação e presença dos Encarregados de Educação na escola. No Desporto Escolar abordou-se as Leis de Jogo na modalidade de Futsal, com o objetivo de formar alunas na função de juízes-árbitros, criando condições inclusivas de mais alunas poderem participar de forma ativa no Grupo-Equipa. Outro objetivo advindo do primeiro, diz respeito ao conhecimento das Leis de Jogo como fator de melhoria da participação das alunas no jogo. Em relação ao Seminário, em afinidade com a Lecionação, desenvolveu-se o estudo das estratégias pedagógicas em alunos relutantes. O objetivo do Seminário pretendeu identificar as características de um aluno relutante, estabelecer estratégias pedagógicas adequadas às situações mais frequentes de relutância dos alunos na disciplina de EF no AEVF e elaborar um documento de síntese sobre esta temática, deixando assim o meu contributo à escola. Palavras-Chave: Aluno Relutante, Orientações Vocacionais, Leis de Jogo, Estratégias Pedagógicas.The purpose of this document, carried out at Escola Básica de Telheiras in the school year 2021/2022, is to express the didactic options, analysis and reflections carried out in the process of pedagogical internship. This Internship Report is divided into 4 major areas: Teaching, Classroom Management, School Sports, and Seminar. In Teaching, the project focus is associated with pedagogical strategies in reluctant students. The project aims to respond to the educational needs of students, involving the class in this process, in order to increase student participation in PE lessons. In Class Management, the topic addressed concerned vocational guidance. The aim of the project was for students to be able to identify curricular areas of interest. The option to include collaborative work between students and parents was a great milestone of participation and presence of guardians at school. In School Sports, the Laws of the Game in Futsal were addressed, with the purpose of training students as referees, creating inclusive conditions for more pupils to actively participate in the Team-Group. Another objective derived from the first one, concerns the knowledge of the Laws of the Game as a factor of improvement of the students' participation in the game. Regarding the Seminar, in affinity with Teaching, the study of pedagogical strategies in reluctant students was developed. The objective of the seminar was to identify the characteristics of a reluctant student, establish appropriate pedagogical strategies for the most frequent situations of reluctance of students in the subject of PE in the AEVF and to elaborate a synthesis document on this matter, thus leaving my contribution to the school. Keywords: Reluctant Student, Vocational Guidance, Laws of the Game, Pedagogical Strategies.2023-03-15T20:22:02Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13661TID:203246322porAlegria, João Tiago Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:18Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:42.754955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de Telheiras
title Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de Telheiras
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de Telheiras
Alegria, João Tiago Marques
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
ESTÁGIOS
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
VOCATIONAL GUIDANCE
PEDAGOGICAL STRATEGIES
TRAINEESHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
title_short Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de Telheiras
title_full Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de Telheiras
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de Telheiras
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de Telheiras
title_sort Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica de Telheiras
author Alegria, João Tiago Marques
author_facet Alegria, João Tiago Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alegria, João Tiago Marques
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
ESTÁGIOS
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
VOCATIONAL GUIDANCE
PEDAGOGICAL STRATEGIES
TRAINEESHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
ESTÁGIOS
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
VOCATIONAL GUIDANCE
PEDAGOGICAL STRATEGIES
TRAINEESHIPS
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
description Serve o presente documento, realizado na Escola Básica de Telheiras no ano letivo 2021/2022, expressar as opções didáticas, análise e reflexões realizadas no processo de estágio pedagógico. Este Relatório de Estágio está dividido em 4 grandes áreas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na Lecionação, o foco do projeto estava associado com as estratégias pedagógicas em alunos relutantes. O projeto pretendeu dar resposta às necessidades educativas dos alunos, envolvendo a turma nesse processo, com o intuito de aumentar a participação dos alunos nas aulas de EF. Na Direção de Turma, a temática abordada disse respeito às orientações vocacionais dos alunos. O objetivo do projeto pretendeu que os alunos fossem capazes de identificar áreas curriculares de interesse. A opção de incluir o trabalho colaborativo entre alunos e pais configurou-se como um grande marco de participação e presença dos Encarregados de Educação na escola. No Desporto Escolar abordou-se as Leis de Jogo na modalidade de Futsal, com o objetivo de formar alunas na função de juízes-árbitros, criando condições inclusivas de mais alunas poderem participar de forma ativa no Grupo-Equipa. Outro objetivo advindo do primeiro, diz respeito ao conhecimento das Leis de Jogo como fator de melhoria da participação das alunas no jogo. Em relação ao Seminário, em afinidade com a Lecionação, desenvolveu-se o estudo das estratégias pedagógicas em alunos relutantes. O objetivo do Seminário pretendeu identificar as características de um aluno relutante, estabelecer estratégias pedagógicas adequadas às situações mais frequentes de relutância dos alunos na disciplina de EF no AEVF e elaborar um documento de síntese sobre esta temática, deixando assim o meu contributo à escola. Palavras-Chave: Aluno Relutante, Orientações Vocacionais, Leis de Jogo, Estratégias Pedagógicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15T20:22:02Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13661
TID:203246322
url http://hdl.handle.net/10437/13661
identifier_str_mv TID:203246322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131513847021568