A relação entre o funcionamento familiar e a ego-resiliência infantil numa amostra de crianças entre os 10 e os 15 anos de idade e os seus respetivos cuidadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/7777 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica |
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A relação entre o funcionamento familiar e a ego-resiliência infantil numa amostra de crianças entre os 10 e os 15 anos de idade e os seus respetivos cuidadoresResiliência familiarEgo-resiliência infantilAnálise fatorial confirmatóriaFuncionamento familiarAjustamento psicológico infantilFamily resilienceego-resiliencyConfirmatory factor analysisFamily functioningchildren´s psychological adjustmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia ClínicaIntrodução: A resiliência familiar consiste na capacidade das famílias para enfrentarem e ultrapassarem crises, surgindo com mais recursos após as mesmas (Walsh, 2016). A egoresiliência é uma característica de personalidade que permite a adaptação a stressores externos e internos (Block & Block, 1980). Estes construtos são interdependentes (Masten & Monn, 2015). Contudo, ainda não existem estudos suficientes que promovam uma integração entre ambos. Método: O presente estudo tem como objetivo validar e adaptar a Escala de Resiliência Familiar da Walsh e a Escala de Ego-resiliência Infantil para uma amostra de crianças e jovens entre os 10 e 15 anos de idade e os seus cuidadores, assim como explorar a relação entre o funcionamento familiar e a ego-resiliência infantil. A amostra foi constituída por 367 participantes, 230 cuidadores e 137 crianças e jovens que responderam a questões sociodemográficas e preencheram a versão portuguesa das escalas. Foram realizadas análises fatoriais confirmatórias para avaliar a validade fatorial. Averiguaram-se também a fiabilidade das escalas, a validade convergente e a validade discriminante. Foram realizadas regressões lineares para explorar o impacto do funcionamento familiar na ego-resiliência infantil. Resultados: As análises fatoriais confirmatórias não suportaram os modelos originais. O modelo final da Escala de Ego-resiliência Infantil apresentou índices de ajustamento aceitáveis e qualidades psicométricas sofríveis. O modelo final da Escala de Resiliência Familiar da Walsh apresentou índices de ajustamento sofríveis e boas qualidades psicométricas. O funcionamento familiar apresentou um impacto significativo na ego-resiliência infantil. Conclusão: Estes instrumentos consistem em ferramentas úteis que podem ser utilizadas em intervenções que promovam a resiliência.Introduction: The concept of family resilience refers to the capacity of a family as a functional system, impacted by highly stressful events, to positive adaptation and strengthening the family unit (Walsh, 2016). Ego-resiliency enables individuals to adapt to environmental demands (Block & Block, 1980). Resilience in individuals interplay with family resilience, yet there remains considerable work to do on the processes that link child both concepts (Masten & Monn, 2015). Method: The present study aims to translate and evaluate the psychometric properties of a portuguese version of the Walsh Family Resilience Questionnaire and the Ego-resiliency Qsort, and evaluate the impact of the familiar functioning on children’s psychological adjustment in a portuguese sample with children and adolescences between 10 and 15 years old and their caregivers. A sample of 230 caregivers and 137 children and adolescences provided sociodemographic information and completed a portuguese version of the questionnaires. Confirmatory Factor Analyses were performed to evaluate the questionnaires structures, as well as the internal consistency, composite reliability, convergent-related and discriminant-related validity. Linear regressions were performed to explore the impact of the familiar functioning on children’s psychological adjustment. Results: Factorial Analysis didn´t supported originals solutions for the questionnaires. The new solution for the Ego-resiliency Q-sort revealed acceptable goodness of fit and poor psychometric properties. The new solution for Walsh Questionnaire revealed a poor goodness of fit and good psychometric properties. Family functioning revealed significant impact on children’s psychological adjustment. Conclusion: The questionnaires represent a good tool that can be used in interventions for enhancing psychological well-being.Leal, Isabel PereiraRepositório do ISPAMorais, Inês da Silva Pedro Lopes2020-10-13T14:57:00Z2020-07-29T00:00:00Z2020-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7777202510867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:31Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:37.628874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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