PROJETO "ANTES E DEPOIS"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neiva, Manuel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pestana, Assunção
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156
Resumo: No âmbito do curso de licenciatura em educação musical, na escola superior de educação Jean Piaget (Vila Nova de Gaia - Portugal), os docentes e estudantes da unidade curricular - atelier de expressões integradas da expressão corporal e artística - conceberam, desenvolveram e apresentaram uma performance de forma participativa e articulada, de modo a (re)construírem e avaliarem processos criativos e artísticos a partir das didáticas específicas da expressão plástica, corporal e dramática, com o recurso e a integração de tecnologias de informação e comunicação. O projeto desenvolveu-se sob uma metodologia de criação coletiva (devised theatre) e permitiu o desenvolvimento de competências de utilização de diferentes linguagens estético-expressivas e o (re)conhecimento da importância e metodologias das expressões integradas em contexto pedagógico.
id RCAP_504f23226677e360da7942d65cd8a752
oai_identifier_str oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PROJETO "ANTES E DEPOIS""Before and After" ProjectFormação inicialprojetocriação coletivaintegração das expressõesgraduate educationprojectcollective creationintegrated expressionsNo âmbito do curso de licenciatura em educação musical, na escola superior de educação Jean Piaget (Vila Nova de Gaia - Portugal), os docentes e estudantes da unidade curricular - atelier de expressões integradas da expressão corporal e artística - conceberam, desenvolveram e apresentaram uma performance de forma participativa e articulada, de modo a (re)construírem e avaliarem processos criativos e artísticos a partir das didáticas específicas da expressão plástica, corporal e dramática, com o recurso e a integração de tecnologias de informação e comunicação. O projeto desenvolveu-se sob uma metodologia de criação coletiva (devised theatre) e permitiu o desenvolvimento de competências de utilização de diferentes linguagens estético-expressivas e o (re)conhecimento da importância e metodologias das expressões integradas em contexto pedagógico.In music education graduate program course, of the education Jean Piaget College (Vila Nova de Gaia - Portugal), teachers and students worked together in visual arts and movement expression. They designed, developed and presented a performance in a participatory and coordinated order to (re) construct and evaluate artistic and creative processes from the specific teaching of visual, movement and drama expression, with the integration of information and communication technologies. The project was developed under a collective creation methodology (devised theater), and allowed the development skills for using different expressive languages and aesthetics and the importance of knowledge development and methodologies of the integrated expressions in a pedagogical context.MUNDIS2012-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/156ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 3 N.º 4 (2012): 11.ª Edição | ERAS; 58-721647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156/138Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeiva, ManuelPestana, Assunção2022-09-05T13:57:46Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:50.474586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO "ANTES E DEPOIS"
"Before and After" Project
title PROJETO "ANTES E DEPOIS"
spellingShingle PROJETO "ANTES E DEPOIS"
Neiva, Manuel
Formação inicial
projeto
criação coletiva
integração das expressões
graduate education
project
collective creation
integrated expressions
title_short PROJETO "ANTES E DEPOIS"
title_full PROJETO "ANTES E DEPOIS"
title_fullStr PROJETO "ANTES E DEPOIS"
title_full_unstemmed PROJETO "ANTES E DEPOIS"
title_sort PROJETO "ANTES E DEPOIS"
author Neiva, Manuel
author_facet Neiva, Manuel
Pestana, Assunção
author_role author
author2 Pestana, Assunção
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neiva, Manuel
Pestana, Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
projeto
criação coletiva
integração das expressões
graduate education
project
collective creation
integrated expressions
topic Formação inicial
projeto
criação coletiva
integração das expressões
graduate education
project
collective creation
integrated expressions
description No âmbito do curso de licenciatura em educação musical, na escola superior de educação Jean Piaget (Vila Nova de Gaia - Portugal), os docentes e estudantes da unidade curricular - atelier de expressões integradas da expressão corporal e artística - conceberam, desenvolveram e apresentaram uma performance de forma participativa e articulada, de modo a (re)construírem e avaliarem processos criativos e artísticos a partir das didáticas específicas da expressão plástica, corporal e dramática, com o recurso e a integração de tecnologias de informação e comunicação. O projeto desenvolveu-se sob uma metodologia de criação coletiva (devised theatre) e permitiu o desenvolvimento de competências de utilização de diferentes linguagens estético-expressivas e o (re)conhecimento da importância e metodologias das expressões integradas em contexto pedagógico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/156
url https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156
identifier_str_mv oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/156/138
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 3 N.º 4 (2012): 11.ª Edição | ERAS; 58-72
1647-3558
2184-2116
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129978624802816